Escócia deixa de usar 650 milhões de sacos plásticos em apenas um ano


195 Visualizações
iStockphoto.com / -slav- País passou a cobrar pela sacolinha e a fazer doações a instituições.

No ano passado, a Escócia passou a adotar medidas efetivas contra os resíduos de plástico e iniciou a cobrança de 5 pence por saco plástico em lojas. O movimento foi criado para incentivar os consumidores a levarem sacolas reutilizáveis ​​de casa.

Em apenas um ano, os resultados desta medida foram impressionantes: a estimativa é que 650 milhões de sacos deixaram de ser utilizados em todo o país em comparação com os anos anteriores. Além do mais, todo o dinheiro cobrado dos consumidores foi doado para instituições de caridade, levantando mais de US$ 10 milhões.

Mudança de costumes

Em todo o país, as lojas relataram quedas bruscas no uso de sacolinhas. A maioria dos supermercados teve queda de 80%. A rede Asda relatou 90% de queda. Já a rede Sainsbury foi adiante e eliminou até mesmo a oferta de sacolas pagas. Lá a queda foi de 100% e quando o cliente não traz sua sacola de casa uma bolsa reutilizável da própria loja é oferecida em empréstimo ou em venda.

Essa proibição força uma mudança de hábito rápida que logo é percebida pelos consumidores como benéfica para a natureza e também confortável para eles. A medida reduziu 4.000 toneladas de resíduos de plástico, ou 2.500 toneladas de CO2 líquido de carbono.

Em todo o Reino Unido medidas como essas já vêm sendo tomadas há algum tempo. A Inglaterra proibiu as sacolas plásticas gratuitas em outubro deste ano, a Irlanda já os proíbe desde 2013 e o País de Gales, desde 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s