Energia dos alimentos: os energéticos naturais encontrados no meio ambiente


740 Visualizações
Pólen
Foto: jonycunha

Às vezes o corpo pede ajuda para encarar a rotina. O cansaço e a fadiga são os sintomas mais comuns da falta de energia. Para quem se sente indisposto, a dica é tirar proveito dos energéticos naturais, que além de aumentarem a vitalidade, fortalecem o organismo.

Apesar de todos os alimentos serem importantes para o funcionamento do corpo, alguns são especialmente eficazes em fornecer nutrientes. O pólen de abelha e a geleia real são exemplos de uma poderosa combinação de vitaminas do complexo B que pode levantar o seu ânimo. Além de ótimos estimulantes, esses componentes têm antioxidantes e previnem o câncer.

Outro energético natural que pode fazer a diferença na sua rotina é o coco. A polpa do coco é rica em lipídios e seu óleo têm ácidos graxos de cadeia longa, que são uma rica fonte natural de vitalidade para o corpo. Mas o consumo deve ser moderado: no máximo três vezes por semana.

Aproveitar a energia dos alimentos é a melhor forma de manter-se animado o dia todo, mas não exagere na dose: tomar café em excesso, por exemplo, pode ser muito prejudicial, causando dependência, aumento dos níveis de açúcares e a destruição da glândula adrenal, que leva a maior propensão ao estresse, explica a nutricionista e doutora em medicina natural, Michelle Schoffro Cook.

Para te ajudar a tirar o melhor proveito da energia dos alimentos, separamos uma lista de iguarias que lhe darão um pique extra para realizar todas as atividades do dia:

Banana
Foto: stankuns

Banana: é rica em triptofano, proteína que é convertida em serotonina, um neurotransmissor que melhora o humor.

Ginseng siberiano: é uma espécie de erva adaptogênica que normaliza as funções do corpo, funcionando como estimulante do sistema imunológico e desintoxicante para o fígado.

Espirulina: é uma alga rica em proteínas e grande fonte de vitaminas B12, além de aumentar os níveis de energia, sua clorofila ajuda a purificar o sangue.

Lentilhas: ricas em aminoácidos, proteínas, sais minerais e vitaminas, as lentilhas também têm fibras que mantêm você saciado e ajudam a te manter animado o dia todo.

Aveia: possui uma grande quantidade de vitaminas do complexo B que são conhecidas por melhorarem os níveis de energia do corpo.

Centella Asiática: é repleta de nutrientes e fitoquímicos que diminuem a fadiga e a depressão e ainda ajudam a melhorar o sono.

Água de Coco: é cheia de vitaminas e minerais, como o potássio e o ácido láurico, que fornecem nutrientes para reabastecer o corpo e acelerar o processo metabólico. É uma das melhores fontes naturais de energia.

Folhas verdes: praticamente todas as espécies de folhas verdes possuem vitaminas C e A e minerais, que são importantes para manter os níveis de energia, além de conterem ácido fólico que ajuda no combate a depressão. Espinafre, couve, rúcula e acelga são bons exemplos.

Ho Shou Wu: um tonificante natural que aumenta a energia enquanto mantém um efeito calmante para o corpo. Também age no combate ao colesterol e no controle da pressão.

Ovos
Foto: pietroizzo

Pimenta de Caiena: além de aumentar a energia, essa pimenta melhora a circulação do sangue e ajuda a combater resfriados, sinusites, dores e inflamações.

Ovos: ricos em proteínas, aminoácidos e ômega-3, eles possuem mais de 10 nutrientes essenciais para o corpo, sendo uma das maiores fontes de energia natural.

Chocolate: o chocolate acelera o metabolismo, diminuindo o estresse, e possuem flavonoides que aumentam o fluxo sanguíneo em áreas estratégicas do cérebro, ajudando a combater a fadiga. Um pouco de chocolate amargo ou meio amargo aumenta a energia e melhora o humor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s