Como fazer uma horta orgânica em casa?


804 Visualizações
Produtos orgânicos
Foto: PHOTO/arts Magazine

Criar uma horta orgânica em casa é ótimo para a saúde e o bem-estar de sua família, que além de se alimentar de forma mais saudável e livre dos temidos agrotóxicos, também irá colaborar com o meio ambiente. Outra vantagem está no bolso, fazer o plantio de uma horta te mantém em contato com a natureza e economiza nas idas às feiras e supermercados.

Esse sistema de horta possui um equilíbrio natural e por isso não é afetado com frequência por insetos ou doenças. Caso isso aconteça é possível usar alternativas orgânicas como os chamados remédios verdes, compostos por sucos e chás feitos de plantas. Para produzir hortaliças sem aditivos químicos e assim manter um sistema de equilibro, é necessário criar um adubo verde, composto orgânico que aumenta a fertilidade do solo e sua capacidade de fornecer nutrientes para as plantas.

Não é preciso ter um local espaçoso para fazer uma horta orgânica, afinal, elas podem ser adaptadas a qualquer tipo de local e necessidade. Antes de colocar a mão na massa, existem alguns cuidados que precisam ser levados em consideração.

Fique de olho no clima!

Para selecionar o que será plantado, é preciso verificar as variações na temperatura e volume de chuva de cada estação. Assim, é possível criar um planejamento do cultivo, para saber quais as melhores épocas para plantar cada tipo de espécie.

O solo, organismo vivo que pede atenção

Sendo um organismo vivo, o solo interage com a vegetação plantada em todo o seu ciclo. O tipo e os cuidados vão depender de sua textura, nutrientes e organismos vivos existentes nele.

Horta orgânica
Foto: chiotsrun

A instalação da horta e seus cuidados

O lugar para criar a sua horta deve ser de fácil acesso, além disso, é importante que esse espaço receba a luz do Sol algumas vezes ao dia e tenha uma quantidade suficiente de água em suas proximidades.

E agora, o que plantar?

Não adianta escolher uma espécie que mais lhe agrada, se não é possível oferecer os cuidados que seu plantio pede. Pesquise antes o cuidado que cada tipo de vegetal necessita, o seu tratamento e ciclo de crescimento.

Depois desses cuidados está na hora de aprender como fazer uma horta em casa. Se você possui um espaço pequeno e gostaria de inserir esse cantinho saudável em sua rotina, preparamos 5 passos para você fazer a sua horta orgânica.

1º passo

Escolha vasos com furos, que ajudam na realização de uma boa drenagem.

horta orgânica
Foto: Planeta Sustentável

2º passo

Preencha um terço do vaso com argila expandida ou britas, que também facilitam a drenagem, além de evitar que a terra escape pelos furos.

horta orgânica
Foto: Planeta Sustentável

3º passo

Em seguida adicione areia grossa de construção que evita doenças nas raízes, misture a uma parte de composto orgânico e húmus de minhoca para melhorar a fertilização do solo.

horta orgânica
Foto: Planeta Sustentável

4º passo

Insira a muda no vaso deixando a terra que vem ao redor das raízes e por fim cubra com mais composto orgânico.

horta orgânica
Foto: Planeta Sustentável

5º passo

Faça uma cobertura com folhas secas ou cascas de pedriscos – tipo de forração proveniente de rochas vulcânicas –, isso ajuda a manter a umidade e evita a compactação do solo.

horta orgânica
Foto: Planeta Sustentável
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s