Viveiro de mudas: conheça os passos para criar um negócio


Deixar um comentário

Viveiros de mudas são áreas destinadas a desenvolver sementes até que estejam em condições de serem plantadas em outros espaços. É uma atividade que pode ser explorada de forma amadora, em benefício próprio, ou de forma profissional.

Deseja investir na área? Confira os passos básicos para montar um viveiro de mudas.

Tipos de viveiro de mudas

O primeiro passo para montar um viveiro de mudas é definir que tipo de plantio você deseja fazer. Há três opções principais de viveiros: permanentes, temporários e de espera.

Permanente: são destinados para vários ciclos de produção de mudas, por isso exigem estrutura grande e sofisticação.

Provisórios: destinados para atender uma demanda específica, podem ser mais simples do que os permanentes e, em geral, são localizados próximos ao local de plantio final. Após cumprir o objetivo, são desativados.

Viveiro de espera: são áreas próximas ao local de plantio final em que as mudas são aclimatadas às condições em que serão posteriormente cultivas.

veja como montar um viveiro de mudas
Localização, estrutura e ferramentas são os principais pontos a serem considerados antes de se montar um viveiro de mudas. Foto: iStock, Getty Images

Localização

O segundo passo para montar um viveiro de mudas é escolher uma localização adequada, que deve levar em conta fatores como:

– proximidade da área de comercialização ou plantio final;

– facilidade de acesso a insumos;

– proximidade e abundância de fontes de água para irrigação;

– ser uma área de condições climáticas favoráveis (arejada, sem ventos fortes e ensolarada)

– pouca inclinação (não mais que 3%);

– boa drenagem;

– ausência de plantas daninhas.

Além disso, é essencial que o empreendedor verifique a legislação municipal para saber em quais áreas e bairros um negócio do tipo pode ser instalado.

Montando um viveiro

Escolhida a localização, deve-se montar a estrutura do viveiro de mudas, que deve conter casas de vegetação para controlar as condições climáticas das mudas, um galpão semiaberto para trabalhar em dias de chuvas, um galpão de armazenamento de insumos, um reservatório de água para abastecimento do viveiro, almoxarifado para guardar ferramentas e sementeiras ou embalagens, escritório e espaço para recepção de clientes.

A montagem da área destinada ao viveiro depende do tipo de mudas (hortaliças, ornamentais, árvores, café, etc.) e tipo de embalagens, bandejas, tubetes e outros suportes que serão utilizado.

Para o controle do calor, é necessário que uma lona transparente seja colocada sobre as lonas a uma altura de cerca de 3 metros, o que permitirá a circulação de ar, evitará o contato direto com raios solares e permitirá a criação de zonas de sombreamento.

Equipamentos

Para poder cultivar o viveiro de mudas, você precisará de ferramentas (enxadas, pás, tesouras de podas, serrotes, baldes, regadores, etc.), equipamentos (bombas, equipamentos de irrigação, misturadores de substratos, balança, pulverizadores, etc.), insumos (sementes, substratos, agroquímicos, adubos orgânicos e minerais) e outros materiais (embalagens, bandejas, plásticos de estufa, sombrites).

Mão de obra

O número de funcionários de seu viveiro dependerá do tipo de tarefas que você executará. Contudo, é essencial que esta mão de obra seja qualificada e esteja permanentemente passando por treinamentos.

Vale salientar que os empregados que atuam neste segmento são regidos pela Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura, que baliza salários e as relações trabalhistas entre as partes.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus seguidores nas redes sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s