Como Fazer um Minhocário Caseiro


Este artigo é direcionado àqueles que pensam seriamente em usar o quintal ou o porão de suas casas para criar iscas de peixe para uso próprio, ou para vender, e pela graça de fazer projetos por conta própria. Nos estados em que o inverno não é tão frio, ou se a temperatura fica entre 10ºC e 25ºC, cultivar minhocas pode ser uma maneira fácil e agradável de se livrar de restos de comida para alimentar suas minhocas.

Ingredientes

  • Comida para minhocas. Nada complicado. Qualquer matéria orgânica pode ser usada como comida. Apenas tome cuidado com produtos ácidos, ou produtos que azedem facilmente, que formem ácidos. Busque compostos orgânicos e use-os como fonte de alimento. Cuidado com alimentos mofados, a não ser pães e coisas assim, que podem ser usados sem problemas.

Passos

  1. Imagem intitulada Make Backyard and Basement Worm Farms Step 1
    1

    Lembre-se de que minhocas SÃO seres vivos, portanto ingerem, digerem, secretam e excretam, as quatro rotinas básicas de um ser vivo, funções elementais da vida em si. De maneira sucinta, você pode começar com um punhado de minhocas e expandir o quanto você precisar. Você pode começar na potência máxima também, seguindo as diretrizes deste artigo e de outros para fazer dinheiro.
  2. Imagem intitulada Make Backyard and Basement Worm Farms Step 2
    2

    Decida o material que você quer usar para fazer as caixas do minhocário, busque saber se vão durar, dependendo do lugar que você vive e do clima.Quase tudo pode ser usado para fazer um bom minhocário. Caixas de madeira ou vasos de argila, com buracos no fundo e nos lados, vão apodrecer, mas funcionam muito bem para essa função. Vasos de argila também absorvem água, então lembre-se de colocar mais água se você for usá-los. Louça de barro deve ser evitada, pois algumas podem conter chumbo. Caixas de plástico, como aquelas que se encontra em canteiros de obra, ou se você vive perto de um apartamento em reforma, ou se você vive em um grande edifício, ou até mesmo no térreo, um balde plástico de 20 litros ou de 10 litros é uma boa pedida. Lembre-se de fazer buracos no fundo para a água escoar, e alguns buracos aqui e ali nas laterais, para ventilar. De qualquer forma, certifique-se de que o material escolhido não tenha químicos, inseticidas ou tintas que possam ser perigosos. Tíner, solventes, terebintina, gesso e a maioria dos químicos de limpeza são cáusticos, e matam minhocas. *Também não é boa ideia usar vidro, pois ele pode quebrar fácil,
  3. Imagem intitulada Make Backyard and Basement Worm Farms Step 3
    3

    Prepare bem o forro; qualquer coisa orgânica serve. Se você tiver um triturador de papel, já é meio caminho andado. Jornais, revistas sem brilho, ou até mesmo sacos de papel são muito bons para colocar no fundo do minhocário quando triturados. Revistas com muito brilho podem conter tintas tóxicas. Se você não tiver outra opção, triture as páginas e mergulhe-as em água QUENTE por um tempo, escorra a água e repita o processo com água morna, até que as manchas de tinta não sejam mais visíveis na água. Cerca de 4 ou 5 vezes devem ser suficientes. Mergulhe-as em água FRIA por pelo menos 5 ou 6 horas antes de usá-las como forro. Alguns papéis vão até se despedaçar com a água quente. Se isso acontecer, use-os SOMENTE em uma pilha de compostagem. Lá tudo bem, mas não é uma boa ideia no caso de uma caixa. Se o seu papel lustroso ficar inteiro, você pode colocar na caixa.
  4. Imagem intitulada Make Backyard and Basement Worm Farms Step 4
    4

    Coloque uma mistura de papel molhado triturado com argila, lama e areia, e um pouco de serragem sem tratamento ou musgo de turfa ou lascas de casca, e se você quiser também, coloque uma baciada de grama, feno ou palha de centeio molhados e curados na sua caixa de madeira ou de plástico, ou no balde de 20 litros, fazendo antes a limpeza e sanitização do contentor que for. Você pode querer colocar um pouco de composto orgânico, mas NÃO coloque nada que tenha alimentos vegetais misturados na terra! Isso com certeza vai matar as minhocas, pois contém muitos produtos ácidos. Se você usar grama, certifique-se de que ela foi curada no sol, caso você misture-a com o forro. Pedaços de grama verde em cima também ajudam a dar a elas um tipo de verdura orgânica. Depois eles podem ser misturados com o forro, se você quiser.
  5. Imagem intitulada Make Backyard and Basement Worm Farms Step 5
    5

    Use uma espátula de pedreiro para mexer e colocar todas as partes do forro que você quiser usar. Ela funciona melhor que uma colher de pau ou uma espátula de borracha, ou qualquer outro utensílio, mas não o use para cavar atrás de minhocas. Use suas mãos e uma luva. Com a espátula, coloque várias medidas de pó de calcário na sua mistura de forro, ou ao menos duas xícaras cheias. Mexa bastante, girando a caixa pela borda, e mexendo com a espátula, ou, caso você tenha alguma outra caixa de plástico ou de madeira, mexa o melhor que puder, e depois coloque tudo na outra caixa e mexa do fundo novamente. Certifique-se de que a mistura esteja bem úmida, mas não encharcada. Minhocas PODEM se afogar. Coloque mais pó de calcário à mistura, se quiser. Não tenha medo de colocar o pó de calcário. Caixas de madeira também vão absorver um pouco da água, por causa da porosidade natural da madeira.
  6. Imagem intitulada Make Backyard and Basement Worm Farms Step 6
    6

    Coloque as minhocas. Essa escolha é sua, pois há vários tipos de minhocas que crescem fácil, e que podem procriar constantemente. A Eisenia hortensis parece ser uma favorita. A Lumbricus terrestris precisa ser mantida em uma temperatura entre 4ºC e 10ºC. Esses pequenos e delicados rastejantes são bastante sensíveis ao calor. A Eisenia foetida dá uma boa isca para peixe, e procria rapidamente. São melhores para compostagem, mas podem ser usadas em minhocários. São vendidas por quilo, e podem ser mantidas facilmente. No entanto, certifique-se de que são realmente Eisenia foetidas, pois alguns vendedores podem te dar outra minhoca no lugar. Se parecerem muito pequenas para um anzol, então não são boas para pesca.

    • Eudrilus eugeniae é uma boa escolha, mas elas procriam um pouco mais devagar que as outras. Podem aguentar temperaturas um pouco mais altas, mas são sensíveis ao frio. Funcionam melhor se o seu minhocário é no porão ou em algum lugar fechado, de forma que ela não pegue muito frio. Parecem ficar inativas, e não procriar mesmo em temperaturas abaixo de 5ºC. Independente da espécie que você escolher, elas não aguentam a luz do sol ou altas temperaturas por muito tempo. Mantenha-as em um lugar escuro e relativamente fresco.
  7. Imagem intitulada Make Backyard and Basement Worm Farms Step 7
    7

    Alimente-as, alimente-as constantemente, e acompanhe o crescimento delas!Você pode comprar misturas comerciais, ou você pode fazer a sua própria, com uma mistura de adubos, pó de café, saquinhos de chá, aveia velha, farinha de trigo pura, sobras que ficam na mesma (exceto carne), ou ossos, e fubá, apenas certifique-se de lavar ele com um filtro de café, caso seja temperado (com sal e bicarbonato de sódio). A água que você colocar vai dissolver o bicarbonato de sódio e o sal, e tirá-los do caminho. O que sobrar, você pode neutralizar com um pouco mais de pó de calcário. Não tema o pó de calcário, pois ele é carbonato de cálcio, que ajuda a amenizar um solo ácido, sabendo que minhocas não gostam de ácidos, e que elas precisam de bastante cálcio para procriar. Quando for colocar água, se possível, use água da chuva.

    • A água com cloro da torneira precisa ficar de repouso por um dia ou mais para se livrar do cloro. Apesar de não ser bom para as minhocas, em uma emergência, se a sua caixa estiver muito seca, você pode usar um pouco de água de torneira, mas quanto menos, melhor.
    • Outra opção que você tem é tentar conseguir um pouco de comida de gado ou de cavalo que não seja enriquecida, e sem sal. Rações com nata podem ser boas, mas normalmente você precisa comprar em sacos de 20kg! Isso é muito SE você não for alimentá-las durante o inverno todo! Você pode umedecer um punhado dessas rações e dar pra elas uma mistura por semana, colocando outros ingredientes mencionados acima, de maneira periódica. Coloque a comida em cima da terra. Não misture com a terra que estiver usando. Apenas lembre-se de ALIMENTÁ-LAS CONSTANTEMENTE se você não usar compostagem.
  8. Imagem intitulada Make Backyard and Basement Worm Farms Step 8
    8

    Certifique-se de que sua caixa está bem ventilada. Se estiver usando caixas plásticas, faça furos no fundo para que o excesso de umidade saia, e evitar que a caixa acidifique. Caixas com muita água podem matar as minhocas. A água deve ser coletada em uma bandeja, e usada como fertilizante, mas lembre-se de que isso é um fertilizante líquido orgânico, e tem alto teor de nitrogênio. Às vezes isso vai atrair outros insetos.
  9. Imagem intitulada Make Backyard and Basement Worm Farms Step 9
    9

    Tome cuidado com as pragas. Existem algumas pragas que você NÃO quer em seu minhocário, e algumas são perigosas até para os humanos.

    • Miriápodes e centopeias são perigosos para os humanos. Miriápodes podem soltar um ácido forte, e há histórias de algumas que estouraram quando ameaçadas, e soltaram esse ácido na pele de uma pessoa. Centopeias têm ferrões poderosos e podem morder seus dedos e mãos de maneira dolorosa. Use uma pinça para remover essas pragas, sempre tomando cuidado. Centopeias também são uma ameaça para suas minhocas, mas lembre-se, ambos são carnívoros, e vão matar cada minhoca que conseguirem, devorando-as em pouco tempo.
    • Lesmas e caramujos também podem tentar invadir, mas um simples fio de cobre amarrado na borda de suas caixas pode afastá-los. Se você encontrar alguma em seu minhocário, retire-a imediatamente.
    • Formigas, baratas, musgos e fungos também não são novidades. Use armadilhas de formigas para se livrar delas, e use armadilhas de baratas e inseticidas, mas não deixe elas entrarem em contato com o minhocário.
  10. Imagem intitulada Make Backyard and Basement Worm Farms Step 10
    10

    A cada 3 semanas, mais ou menos, esvazie a caixa com a mão, usando luvas de borracha ou de vinil, e veja como as coisas estão indo. Se você ver algumas manchas brancas, tome cuidado, pois são filhotes de minhoca. Coloque gentilmente esses bebês de minhoca numa caixa nova ou separe até preparar novamente a caixa. Verifique se há comida, se não, alimente-as. Retire SOMENTE as minhocas que você quiser usar, e troque a terra com dejetos de minhocas por terra nova. Coloque as minhocas de volta na terra e deixe a natureza seguir seu curso. Minhocas não conseguem viver em seu próprio lixo, então troque a terra quando você ver grandes quantidades de dejetos. Isso não é somente um bom hobby, mas pode dar um bom resultado ao transformar lixo em algo produtivo, e ao criar fertilizante líquido orgânico para flores ou pequenas plantas.

Dicas

  • Retire as minhocas que você quiser manter no fim do outono. Essa também é a melhor hora para soltar as minhocas que você não quiser segurar durante o inverno. Para o cultivador de minhocas de porão, lembre-se que você vai ter de alimentá-las durante todo o inverno, até que a primavera chegue com temperaturas mais altas. Você não pode esperar que elas sobrevivam sem comida. Com certeza vão morrer sem comida e sem um pouco de atenção nos meses de inverno.
  • Comida mofada deve ser retirada, e comida nova deve ser colocada em cima da terra. Se musgos e fungos estiverem crescendo, raspe tudo que você conseguir e cheque o nível do PH. O melhor PH que existe, na minha experiência, é o neutro, 7.0, se ele estiver muito alto ou muito baixo, as minhocas vão morrer. Coloque bastante pó de calcário e seque o topo da terra por um dia ou dois. Você pode expor a caixa à luz do sol para matar os musgos e fungos.
  • Não é muito complicado cultivar minhocas, e você vai ver que algumas minhocas reconhecem sua voz, isso parece loucura, mas é verdade, e elas vão até subir para comer, se forem mantidas tempo suficiente na caixa. Claro, elas não gostam de ser tocadas, e você não pode transformar uma minhoca em seu animal de estimação, mas elas parecem ficar mais espertas com o tempo.

Avisos

  • Miriápodes e centopeias vão comer suas minhocas. Um miriápode pode, e vai, machucar suas mãos ou dedos com seu ácido. Li que talvez seja ácido sulfúrico que eles soltam para se proteger.
  • Use bastante calcário, cascas de ovo esmigalhadas, e teste o PH constantemente. Se a terra estiver muito ácida, coloque uma porção generosa de pó de calcário.
  • Escolha suas minhocas com cuidado quando for pescar. Mantenha as mais saudáveis para procriação.
  • Lembre-se de alimentá-las caso for mantê-las durante o inverno. Solte todas as minhocas que você NÃO quer manter durante o inverno.
  • Tem uma minhoca que às vezes se encontra em jardins. É chamada de planária. Tem uma cabeça triangular e um corpo pequeno. É carnívora e canibal. Vai destruir um minhocário inteiro em apenas alguns dias. Gosta de minhocas pequenas, mas devora qualquer tipo, até mesmo os ovos delas. Se você encontrar uma dessas na sua caixa, tire-a imediatamente, e coloque todas as suas minhocas em uma nova caixa com terra nova. APENAS CASO ELA TENHA PROCRIADO ENQUANTO ESTAVA NO MINHOCÁRIO, e pequenas planárias estejam vivendo na terra. Mate essa minhoca do jeito que você quiser. Não deixe-a fugir para que não procrie. Elas não servem nem para pescar. Ela vai se rasgar toda apenas para escapar, e pode viver e procriar apenas com a metade do corpo inteira.
  • NÃO USE CAL HIDRATADO, POIS ESSE É UM COMPOSTO ABSORVENTE, E VAI MATAR AS MINHOCAS APENAS COM O CONTATO! Use apenas pó de calcário, com no mínimo 95% de carbonato de cálcio na mistura. Não coloque cimento no lugar de pó de calcário.
  • Mantenha o PH em 7.0 para garantir as condições ideais de procriação.
  • Mexa seu minhocário e cheque o pH a cada 3 semanas. Isso vai aumentar o oxigênio da terra, e enquanto estiver lá, cheque as condições de suas minhocas, e procure por pequenas minhoquinhas e ovinhos.
  • Fique atento com as pragas, caracóis e lesmas vão comer a comida das minhocas antes delas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s