Você é do tamanho dos seus sonhos


César Souza é empresário, consultor e palestrante formado em Oxford, MIT e Michigan, e assim como a Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute Márcia Belmiro, nos ensinam o valor dos sonhos e das estratégias

Você é do tamanho dos seus sonhos é o título do livro lançado por César Souza. César é empresário, consultor e palestrante, com boa parte da sua formação feita em OxfordMIT e Michigan. O livro foi publicado pela Editora Gente e o exemplar que possuo, embora antigo, chegava à 17ª edição.

Estava arrumando a minha estante de livros quando me deparei com esse livro e, ao folheá-lo, fiquei surpreso com o que havia escrito anos atrás ao fazer um dos exercícios do livro: dos sonhos e metas que havia escrito, a grande a maioria se perdera no esquecimento. Escrevi e não dei a devida atenção. E hoje, me dei conta que não posso responsabilizar ninguém, só eu!

Por ironia do destino, ao me formar em Personal & Professional Coaching (PPC) com a Márcia Belmiro, que é Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute e trainer licenciada pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de Psicóloga e diretora da empresa Rio Coaching, tive a oportunidade de me aprofundar nas práticas de Coaching e perceber o quanto o livro possui conceitos e metodologias inspiradoras, extremamente úteis e indo ao encontro, inclusive, dos estudos de Coaching. “Ah se tivesse tido essa percepção anos atrás! Risos!” Entretanto, abaixo compartilho alguns conceitos e diretrizes práticas do Coaching e do César Souza:

  • Sonhos: primeira etapa do planejamento estratégico. O sonho está dentro de você e a medida dele também. Você lembra da célebre frase: “Eu tenho um sonho! O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele”, proferida por Martin Luther King? Todos nos sabemos o que ele fez com esse sonho: transformou a nação e os princípios dos Direitos Civis.
  • Hierarquize seus sonhos: ao relacionar os seus sonhos nas diversas áreas, você perceberá que alguns poderão alavancar os demais sonhos ou objetivos. Se você tem o sonho de ter uma casa nova, por exemplo, talvez o sonho de concluir uma faculdade possa alavancar sua carreira ao ponto de lhe permitir um maior rendimento para dar entrada em uma casa nova. Isto são sonhos alavancadores. Invista neles.
  • Não se iluda: ninguém nasce sortudo. A sorte é criada pelo comportamento de cada um. Viva seus sonhos intensamente e mantenha o foco. Transforme sonhos em projetos. Transforme projetos em ação. Ter projetos implica incluir os recursos necessários para atingir seus sonhos, que por sua vez, envolve responder: quem, como, onde, com quem, quanto, em que tempo, etc.
  • Sonhe junto com outras pessoas: Como cantava Raul Seixas: “sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”.
  • Cabeça nas nuvens, pés no chão: cabeça nas nuvens envolve criatividade, ousadia, alternativas, inovação, soluções impensadas, entretanto, para que se torne realidade, é necessário agir. Bons sonhos e metas devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis e relevantes para você. Não basta dizer que quer ser bem sucedido de forma ampla, é preciso ser mais específico, ou seja, exatamente o que você quer.
  • Os sonhos são dinâmicos: os sonhos não precisam ter obsessão e fixação a qualquer custo, aprenda com os erros e acertos, bem como com os feedbacks de modo a ir ajustando suas estratégias. Além disso, você poder ter sonhos e objetivos múltiplos em campos variados como pessoal e profissional, por exemplo. Tenha sonhos e busque o equilíbrio entre eles.
  • Passe para o papel: ao escrever, você poderá criar um compromisso com você mesmo e registrar ações concretas para atingir os sonhos e metas estipulados. A palavra escrita tem muito poder! Deixe bem visível seus sonhos e, de preferência, com uma imagem ilustrativa.
  • Celebração: celebre as pequenas vitórias. Como dizia Paulo Coelho: “a lembrança de uma vitória sempre ajuda a ganhar a próxima batalha”.
  • Responsabilidades: não coloque a culpa nos outros se ainda não está caminhando em direção aos seus sonhos, tampouco em si mesmo, dizendo que não é capaz ou algo do tipo. Só erra quem tenta! Desloque a atenção para o COMO, ao invés de procurar justificativas superficiais;
  • Os obstáculos: Albert Einstein não falava até os 4 anos de idade, os Beatles começaram suas carreiras tocando em bares, Walt Disney perdeu o emprego em um jornal pela alegação de não ter criatividade e teve seus esboços do personagem Mickey Mouse ridicularizados, os exemplos são inúmeros. Sendo assim, prepare-se para os obstáculos, mas não a ponto de se paralisar, mantenha o foco e busque as estratégias adequadas. A imagem que você criou para o seu sonho, o quanto ele é importante para você e as pessoas envolvidas sinceramente com os seus sonhos, serão uma ótima fonte de motivação.

Ressalto que não tenho a pretensão neste artigo de encerrar a discussão sobre diretrizes para a formulação e estratégias de realização dos seus sonhos e objetivos, muito pelo contrário! A ideia é incendiar o debate para que não se esqueça dos seus próprios sonhos, e acima de tudo, faça algo por eles e envolva as pessoas a sua volta!

Qual o seu sonho para daqui 1 ano? E para daqui a 5 ano? Vai fazer o quê? Eu já tenho os meus!

Compartilhe essas ideias!

Bibliografia

MATTA, da Villela; VICTORIA, Flora. Livro de atividades Personal & Professional Coaching®. São Paulo: Sbccoaching Editora, 2012.

MANDINO, Og. A universidade do sucesso. Trad: Eugênia Loureiro. 6º Ed. Rio de Janeiro: Record, 1994.

SOUZA, César. Você é do tamanho dos seus sonhos: estratégias para concretizar projetos pessoais, empresariais e comunitários. 17º Ed. São Paulo: Editora Gente, 2005.

Disponível em: <http://riocoaching.com.br> Acesso em: 5 de out. de 2015.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião doAdministradores.com.br.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s