5 maneiras para ser mais resiliente


Resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.
É fácil dizer que basta ser forte, levantar a cabeça, pensar positivamente, mas quando nos deparamos com alguns problemas não é bem isso que acontece, como sempre, é muito mais fácil dizer, do que fazer. Então, o que podemos fazer?
1. Aumente sua tolerância às adversidades.
Se você realmente quer ser uma pessoa mais relisiente, você precisa aumentar sua tolerãncia às adversidades e para isso você precisa aceitar mais como as coisas realmente são e se livrar das expectativas de como as coisas poderiam ser, ou seja, não crie expectativas.
As expectativas tendem a nos causar frustrações, principalmente quando nos vemos frente à problemas. No entanto, quando aprendemos a aceitar as adversidades e confronta-las, nós tomamos as rédeas da situação e nos colocamos em posição de superação, concentrando em uma solução em vez de se amargar em frustração.

2. Você é o lider da equipe, mas precisa de apoio.
Você precisa sempre estar focado em superar os desafios que a vida lhe apresenta, esse é o papel do líder e você é o lider, mas todo lider precisa de apoio e isso não é diferente quando estamos administrando nossa vida. Precisamos de alguém que nos dê suporte, é necessário colocar o ego de lado e adminitir que precisamos de ajuda, não há vergonha nisso, inverta o papel e veja como seria prazeiroso ajudar um amigo em situação igual. Deixe por perto pessoas em quem você pode confiar, o amor e apoio são ótimos remédios frente as dificuldades.

3.  Você é responsável pelos seus sentimentos
Sem desculpas, os seus sentimentos são de sua responsabilidade. Não é o outro que lhe irrita, é você que se irrita com o outro, não confunda culpa com responsabilidade. Por exemplo, se o marido trai a mulher, ele é culpado pelo sofrimento causado, mas a mulher é responsável em como irá enfrentar seus sentimentos, é por isso que, em uma mesma situação, vemos pessoas descontroladas e outras que conseguem enfrentar a situação. Pode parecer injusto, mas é assim que funciona. Assuma o controle.

4. A solidão não é sua inimiga
Algumas pessoas odeiam ficar sozinhas e é por isso, eu acho, que existe a TV. Quantas pessoas conhecemos que deixam a tv ligada mesmo sem estar assistindo? Aproveite os momentos de solidão para pensar, sem distrações, meditar é a palavra!
5 minutos de meditação lhe ajudará a obter um controle mais efetivos dos seus sentimentos, alias, de toda a sua vida. Reserve um tempo apenas para você, tire uma hora uma ou duas vezes por semana só para você e seus pensamentos. Se você ainda não experimentou meditação, procure no youtube, existe muito material bom a respeito.

5. Deixe ir!
Não vale a pena se desgastar com pessoas que lhe magoaram, apenas deixe ir! O rancor, a raiva, a vingança ou qualquer sentimento negativo que você alimente contra alguém não irá resolver nenhum problema, tão pouco irá afetar a outra pessoa, apenas irá lhe deixar mais negativo, mais deprimido. Aqui entra o bom e velho “Foda-se”, deixa apenas ir, assim você estará no controle de seus sentimentos e pensamentos. Depois de superar qualquer sentimento negativo, a ação da outra pessoa não mais o controlará.

Resumindo, não criar expectativas, ter uma perspectiva correta sobre as adversidades, ter uma pessoa com quem possa confiar e assumir as responsabilidade pelos seus sentimentos são bases sólidas para construir sua resiliência. Mesmo guando você falhar, e todos nós falhamos, você será capaz de se recuperar, porque você quer fazer isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s