Do fracasso ao Sucesso!


O fracasso, para a maioria das pessoas, é algo que não faz parte do aprendizado, é algo que mostra como elas são vulneráveis e não estão aptas a fazer determinadas coisas. Em resumo, a pior coisa do mundo. Quando esse tipo de mentalidade se forma, é realmente muito difícil enxergar as lições que estão incluidas no pacote “fracasso”.
Quando ocorrer a falha, o fracasso, você precisa perceber que isso não é só problema e frustração. Todo mundo falha em alguma coisa. A coisa mais importante que você pode fazer, no entanto, é aprender que falhar pode fazer valer a pena.
O fracasso não é o fim, é apenas o começo da próxima tentativa. O fracasso não deixa você sem opção, isso deixa você com uma nova opção. Você tenta de novo, você faz tudo do começo ao fim. Seja qual for o problema ao longo do caminho, você encontrará a solução na próxima vez ou no período seguinte.

Aceitando que isso acontecerá, você precisa ser analítico sobre o fracasso. Descobrir a razão pela qual é muito mais importante para o seu desenvolvimento como pessoa, profissional e ser humano do que simplesmente aceitar que foi má sorte ou uma reviravolta do destino. O insucesso ocorre porque não sabemos o que estamos fazendo e, mais importante, não sabemos como aprender com os erros que cometemos, que nos levaram a falhar em primeiro lugar. É vital aprender com os erros. Falhar de uma maneira que permita que você se torne uma pessoa melhor, mais bem-sucedida e mais experiente, é muito melhor para o “eu” do que apenas ter sucesso e nunca realmente melhorar genuinamente em qualquer coisa que você faça.

Para chegar a esta fase da vida, porém, você precisa estar preparado para aproveitar o fracasso. Fazer isso exige trabalho e determinação de sua parte e normalmente exige que você pense sobre: O que fez você falhar? Falta de preparo? Falta de conhecimento? Não houve tempo suficiente? Descubra o denominador comum em seu fracasso, descubra o motivo pelo qual isso ocorreu e/ou continua ocorrendo.

Quando você relaciona as causas que contribuiram para a falha, você consegue identificar os déficits e começar realmente a encontrar as soluções de que precisa. Isso é ser capaz de realmente aceitar o fracasso e usá-lo como um trampolim para o sucesso e a melhoria genuína no futuro próximo. Chegar a esta fase é a coisa mais importante que você pode fazer como um indivíduo, pois lhe dará todas as informações que você precisará sobre como realmente utilizar o fracasso para alcançar o sucesso.

Você tem uma chance muito maior de sucesso na vida se for capaz de realmente usar suas falhas como trampolins ao longo de sua jornada ao sucesso. Acostume-se com o fracasso, aprenda com ele e transforme-o no seu sucesso!

Para finalizar, transcrevo um pequeno texto sobre Thomás Edson e o invento da lâmpada:

Sobre a invenção da lâmpada filamentos incandescentes, Thomás Edison fez nada menos de 700 experimentos infrutíferos durante longos anos.  Um dia, um dos seus auxiliares, desanimado com tantos fracassos, sugeriu a Edison que desistisse de futuras tentativas, porque, depois de 700 tentativas, não havia avançado um só passo. Ao que ele respondeu:

“O quê? Não avançamos um só passo? Avançamos 700 passos rumo ao êxito final! Sabemos de 700 coisas que não deram certo! Estamos para além de 700 ilusões que mantínhamos anos atrás e que hoje não nos iludem mais. E a isso você chama perda de tempo?”.

Esse homem estava habituado a pensar positivamente. Este é segredo dos seus estupendos triunfos. Por isso, finalmente, em 1879, aos 32 anos, Edison concluiu a invenção da lâmpada elétrica, depois de realizar 1.200 tentativas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s