Como Consertar Pneu Furado em Bicicletas


Nada é capaz de estragar mais um passeio de bicicleta do que um pneu furado, mas consertar um furo é molezinha, basta um pouco de esforço e algumas ferramentas e produtos simples.

Passos

  1. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 1
    1

    Descubra onde está e qual o tamanho do furo. Se o pneu estourou, ou tem um furo grande, ele precisará ser trocado. Se você passou sobre vários espinhos, pode haver dúzias dos furos, mas se for um único furinho, por exemplo, feito por um prego, normalmente é possível consertar.
  2. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 2
    2

    Vire a bicicleta, de forma que ela fique apoiada sobre o selim e o guidão. Não apoie sobre os freios ou sobre o passador de marchas. Pode ser necessário usar um bloco de madeira para que a bicicleta não fique apoiada sobre essas partes.
  3. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 3
    3

    Gire o pneu lentamente. Procure por qualquer coisa espetada no pneu, como um prego, um pedaço de arame, um parafuso ou qualquer outro objeto.
  4. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 4
    4

    Deixe o restante do ar sair da câmara. Pode ser bom ter uma chave de válvula, mas um palito de fósforo, ou caneta podem ser usados para pressionar a haste da válvula tipo schrader. A haste da válvula é pequena peça redonda de metal debaixo da tampa de plástico, por onde o ar é colocado no pneu.
  5. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 5
    5

    Retire o pneu do aro fazendo uma alavanca. Use espátulas de pneu para tirar o pneu do aro. Introduza uma entre o aro e o pneu, empurre a alavanca para baixo para levantar o pneu do aro, introduza a segunda espátula, e passe-a ao redor do aro para revomer o pneu. Se você não tiver espátulas de pneu, você pode usar uma chave de fenda da seguinte forma: coloque uma chave de fenda comum entre o pneu e o aro, e erga a borda do pneu para fora do aro. Você vai precisar frouxar o pneu todo ao redor do aro, deixando uma distância de 2,5 cm a 5 cm, até que o pneu fique solto o bastante ser retirado em um dos lados.
  6. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 6
    6

    Retire a câmara de dentro do pneu. Tenha cuidado para não arrancar a haste da válvula. A câmara vai estar pendurada entre o aro e o quadro, portanto, se for o penu traseiro, não deixe que ele se enrosque com as marchas ou a corrente.
  7. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 7
    7

    Encha a câmara o suficiente descobrir o vazamento. A câmara fica o dobro ou triplo do seu tamanho original e, quanto mais ar, mais o furo vai expandir, fazendo com que fique mais fácil encontrá-lo.
  8. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 8
    8

    Procure por um furo pequeno ao redor da câmara. Sinta e ouça o ar escapando. Um jeito ainda mais fácil é colocar parte da câmara debaixo d’água, em um balde, por exemplo, e ver as bolhas saindo do furo.
  9. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 9
    9

    Marque o lugar do furo quando encontrá-lo. Use uma caneta esferográfica ou giz para desenhar um grande “+” sobre o furo. Se não fizer isso, você pode ter dificuldade em aplicar o remendo. Retire o ar da câmara, mais uma vez.
  10. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 10
    10

    Faça o polimento da área onde você colocara o remendo. A maioria dos kits de remendo vem com uma pequena lima de metal, ou uma quadradinho de lixa para esse fim.
  11. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 11
    11

    Espalhe uma camada fina de cola ao redor do furo. Deixe secar até que o brilho do líquido desapareça. Deixe sair todo o ar da câmara.
  12. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 12
    12

    Retire o plástico traseiro do remendo. Tenha cuidado para não tocar na parte adesiva, e coloque essa parte na câmara, pressionando firmemente. Você precisará usar uma mão para segurar a parte de trás da câmara, para pressionar com força o suficiente para fechar o furo.
  13. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 13
    13

    Deslize a câmara de volta para dentro do pneu. A válvula deve estar alinhada com o buraco do aro onde ela deve entrar.
  14. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 14
    14

    Empurre o pneu volta com as palmas das suas mãos. Importante: Evitar usar espátulas, se possível, e nunca use uma chave de fenda para executar essa etapa. A ideia é encaixar o pneu no aro, sem “beliscar” a câmara, o que poderia causar outro furo.
  15. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 15
    15

    Coloque a roda de volta na bicicleta. Reconecte o freio se você o soltou para tirar a roda. Se foi a roda traseira, coloque a corrente em volta do pinhão. Cheque se o aro está exatamente entre os freios. Em seguida, aperte firmemente as porcas ou a blocagem.
  16. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 16
    16

    Encha o pneu. Leia a pressão impressa na parte lateral do pneu e use um medidor de pressão para evitar enchê-lo demais. Guarde as ferramentas e termine seu passeio.
  17. Imagem intitulada Mend a Puncture in a Bike Tire Step 17
    17

    siga esses passos—-

Dicas

  • Existem produtos incríveis no mercado para selar e inflar pneus sem desmontar o pneu ou a roda. Note, no entanto, que quando usá-los, você ainda deve ter uma bomba para inflar o pneu. “Fix-a-flat” é uma lata de aerossol com borracha de latex e um propelente comprimido que infla instantaneamente os pneus, mas é uma mistura de alta pressão e inflamável, então é mais apropriado para pneus maiores. Produtos para reparação de pneus de base química também deixam as rodas mai pesadas.
  • Conheça os componentes da sua bicicleta. Remover da roda pode ser difícil com diferentes tipos de marchas, correntes, freios e outros componentes. É bom praticar como retirar e trocar pneus em casa, antes que seu pneu fure mesmo. Há algumas imagens nos links externos.
  • Se você não tiver remendos, ou cola para remento, super cola comum pode ser usada mesmo sem o remendo. Se usar super cola é melhor deixar secar durante a noite.

Avisos

  • A chave de fenda é uma ferramenta boa se não há outra opção, mas ela pode perfurar a câmara, arranhar o aro, (criando rebarbas que podem furar a câmara novamente) e causar danos em geral. Se tiver, use espátulas de pneu. Elas também podem danificar a câmara, mas é bem menos provável.
  • Nunca tente fazer remendos em áreas com muito trânsito ou em outras situações perigosas, como no meio de uma ciclovia. Empurre sua bicicleta até um lugar seguro antes de fazer quaisquer reparos. Você vai estar concentrado demais no conserto para prestar atenção em carros se aproximando, ciclistas e patinadores.
  • Encher o pneu demais ou de menos pode criar uma situação perigosa e com mais chances de furar de novo. Siga sempre as recomendações do fabricante ao encher um pneu da bicicleta. Essa informação fica na lateral do pneu, acima do aro.

Materiais Necessários

  • Os itens de um kit de remendo podem variar dependendo de como e onde você anda. Esses são os requisitos básicos: Os itens desse kit devem caber facilmente em um saco pequeno ou bolsa de selim e pesar menos 2,2kg. O kit de emergência deve incluir:
  • Espátulas de pneu
  • Câmara extra, para o caso de o furo na outra não poder ser consertado
  • Bomba de bicicleta
  • Kit com remendos, ferramenta metálica de polimento e cola
  • Caneta esferográfica ou giz, para marcar o local do vazamento.
  • Canivete de ferramentas, ou, no mínimo, a chave do tamanho adequado para tirar a roda.
  • Medidor de pressão para bicicletas (lê pressões mais elevadas do que o calibre de pneu de carro)
  • Chave de válvula (opcional, mas útil, barata e pequena)

Referências

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s