Saber como lidar com sentimentos de perda


Saber como lidar com sentimentos de perda é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo ser humano. A verdade é que ninguém gosta de perder, seja pela morte de um ente querido, um relacionamento amoroso que chegou ao fim ou mesmo um emprego. Lidar com o fim de algo do qual não tínhamos a intenção de nos despedir pode ser desafiador, mas existem formas de transformar a dor em aprendizado e entender melhor os sentimentos e as emoções geradas por eles e encontrar um caminho para seguir em frente.

Como Você Lida Com Sentimentos de Perda?

A dor da perda é algo pelo qual todos passamos, entretanto, cada indivíduo tem a sua forma de lidar com ela. Enquanto alguns vivem o luto ao máximo, outros preferem sufocar o que estão sentindo para transparecer que estão lidando bem com a situação, o que pode trazer problemas no futuro. E você, como costuma reagir ao passar por essa situação?

A verdade é que não há como não sofrer quando perdemos alguém ou algo importante, porém uma perda não significa necessariamente o fim da sua vida. Por mais delicado que esse momento possa ser, é possível superá-lo e ressignificar a tristeza, transformando-a em lembranças positivas, experiências e aprendizados. Neste artigo irei compartilhar dicas de como é possível lidar com os sentimentos de perda de forma saudável e sem traumas.

Conselhos Para Lidar Com Sentimentos de Perda

Quando uma perda acontece na vida de uma pessoa, ela pode experimentar diversos sentimentos, como tristeza, medo, culpa, raiva, arrependimento. Saiba que é possível enfrentar essa dor sem negá-la ou tentar abafar suas emoções através de algumas atitudes. Veja quais são elas.

1 – Viva o Luto

Independente da forma que lide com a sua dor, se é uma pessoa do tipo reservada ou mais aberta, permita-se vivê-la. Evite fugir do que está sentindo ou tentar acreditar que se trata de um pesadelo que logo chegará ao fim. Pare para refletir sobre o que aconteceu, a fim de encontrar o entendimento a respeito da situação. Chore quando sentir vontade e mantenha a atenção sobre suas emoções para canalizá-las da forma certa e não se confundir ou descontar sua insatisfação em terceiros.

2 – Desabafe

Quando se está triste, um comportamento bastante comum é o de buscar se isolar do restante do mundo em uma tentativa de sofrer em paz. Entretanto, desabafar é uma parte muito importante do processo de superação da perda. Muitas vezes, a cura para as dores do ser humano é realizada através da fala, pois, ao externar o que se sente, é possível encontrar o entendimento. Procure uma pessoa em quem confie e que esteja disposta a te ouvir sem julgamentos, como um amigo ou um profissional especializado.

3 – Permita-se Ter Momentos Agradáveis

Mesmo que seja importante viver o luto, isso não significa que se deve evitar ter momentos agradáveis. Encarar os sentimentos é diferente de se martirizar com o sofrimento e alimentar a dor. Por isso, busque atividades que te deem prazer e façam com que se sinta melhor. Pode ser uma caminhada ou a prática de outro esporte que goste, um passeio com amigos, uma atividade manual, qualquer coisa que ocupe a sua mente de forma positiva.

4 – Enxergue os Acontecimentos de Forma Racional

Viver os sentimentos é importante, mas, depois de alguns dias, é necessário enxergá-los sob uma visão mais racional. O ser humano tem o costume de idealizar aquilo que perdeu, colocando as relações ou situações sob um viés de perfeição. Entretanto, o ideal é manter o foco na razão, a fim de assumir a realidade sem máscaras.

No caso de um relacionamento amoroso, por exemplo, se chegou ao fim é porque existiam problemas, mas também não é por isso que foi uma experiência completamente negativa. O mesmo vale para um negócio que não deu certo ou fim de uma amizade. Saber reconhecer todas as faces de uma perda é necessário para conviver com ela sem traumas.

5 – Aproveite Para Refletir e Se Conhecer

Os momentos de dor oferecem uma boa oportunidade para refletir a respeito dos acontecimentos e da forma como se reage a eles. Aproveite para olhar para si, para os seus valores e a visão que tem a respeito da vida, reveja as suas prioridades. As vivências que a perda pode proporcionar são capazes de promover mudanças significativas em relação à forma como se enxerga o mundo e as coisas que se valoriza.

6 – Entenda Que a Vida Continua

O ser humano costuma se apegar a tudo aquilo que ama, seja uma pessoa ou algo relacionado à vida profissional, e isso é perfeitamente natural. Contudo, esse apego traz dores quando o fim se aproxima, mas é importante assimilar esse acontecimento como algo triste, mas que não é o fim. Por mais que pareça que não terá forças para suportar, você terá. As pessoas só reconhecem a força têm quando precisam usá-la, mas a verdade é que todos a possuem.

7 – Olhe Para o Presente

Por mais que seja importante reavaliar acontecimentos e atitudes do passado como uma forma de buscar aprendizado, a vida deve estar sempre voltada para o presente. Então, use suas experiências para tomar atitudes mais positivas e evitar cometer os mesmos erros, mas olhe sempre para frente, para o que está por vir. Lembre-se sempre que o passado não pode mais ser alterado, então é importante concentrar as suas forças naquilo que pode mudar e que é o seu momento atual e futuro.

8 – Adapte-se à Nova Vida

A perda traz com ela a necessidade de se adaptar a viver sem aquilo que foi perdido. Nessa fase é importante se abrir para novas descobertas, se permitir encontrar possibilidades diferentes de ser feliz. Um comportamento que demonstra quando a pessoa está pronta para seguir em frente é quando abraça a mudança, mesmo que nos detalhes, seja através de uma alteração no estilo de se vestir ou no cabelo, na busca por um novo hobby ou fazendo uma viagem, por exemplo.

Superar a dor da perda e todos os sentimentos que ela traz é um grande desafio, mas é possível vencê-lo sim.

Para isso, ao invés de manter o foco no que foi perdido, procure enxergar o que ficou e o que ainda pode ser. Lembre-se que a vida nos oferece inúmeras possibilidades para sermos felizes, então aproveite!

Copyright:  397222672 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ekkapon%20boonyoung

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s