Yoga – a história da filosofia que pede equilíbrio entre corpo e mente


yoga-equilibrio-entre-corpo-e-mente

Tudo começou pela busca do crescimento pessoal

A prática do yoga surgiu na Índia Antiga, provavelmente há mais de 3 mil anos, como uma filosofia fora das normas comuns, praticada somente longe da sociedade. A cronologia dos textos antigos nem sequer é muito precisa – mas sabe-se que tudo começou pela busca de alguns homens pelo crescimento pessoal por meio da introspecção e do isolamento.

yoga-a-historia-da-filosofia-que-pede-equilibrio-entre-corpo-e-mente

A palavra yoga vem do sânscrito yuj, que significaria algo como “unir”, “juntar” – daí o yoga ser muito envolvido com o conceito de união. O praticante, assim, deve procurar atingir a união consigo mesmo, com os demais seres e com o absoluto.

Gurus indianos de yoga só começaram a transmitir esses conceitos de meditação para a paz interior ao Ocidente no século 19 (muito antes de ser uma atividade física, a prática era muito mais ligada ao lado mental).

Foi em 1851 que o médico e cientista N.C. Paul publicou um livro chamado “Treatise on Yoga Philosophy”, o primeiro volume a mencionar o assunto fora da Índia. Nos anos 1890, Swami Vivekananda fez o primeiro tour de palestras de um professor hindu na Europa e nos Estados Unidos para falar sobre a filosofia.

Mas entre 1910 e 1920, o yoga e seus ensinamentos ainda eram bastante rechaçados no Ocidente (em muito, pelas reações à imigração de asiáticos e os conflitos políticos). O primeiro movimento de popularização do yoga – já como uma linha de pensamento espiritual associado a posições do corpo e ligação direta com a saúde, desconectada de aspectos religiosos – aconteceu somente nos anos 1980.

Com a virada do milênio, o que já era popular se tornou um hit: em 2001, os Estados Unidos, por exemplo, contavam cerca de 4 milhões de praticantes do yoga; em 2011, esse número já era de 20 milhões de pessoas.

Existem diversas linhas de yoga – mesmo nos primórdios, já haviam várias dessas diferenciações. Entre elas estão a Raja Yoga (meditação), Bhakti Yoga (devoção), Karma Yoga (ação), Hatha Yoga (físico, controlando posturas e respiração).

Popularizada, mas sem se perder no tempo, o yoga segue atraindo adeptos para promover o relaxamento por meio do equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s