Como realizar uma meditação adequadamente e atingir paz


como-conseguir-meditar-adequadamente-e-atingir-paz

A meditação é uma atividade que pode ser muito eficaz para obter um pouco de paz, concentração e relaxamento após dias estressantes ou intensos. Neste artigo, daremos algumas dicas de como realizar a sua meditação sem obstáculos e interrupções, isso para que você consiga atingir os objetivos de paz e harmonia.

 

Fique sentado

O primeiro passo é encontrar uma posição confortável para executar a sua meditação. Normalmente, o ato de se meditar é realizado sentado, em um banquinho ou em uma almofada no chão. Sente-se, cruze suas pernas e certifique-se de ter apoio adequado sem ter que se esforçar muito. O único esforço que você deve fazer é manter a postura ereta, como se houvesse uma parede atrás de suas costas e um teto diretamente sobre sua cabeça.

Fique relaxado

Relaxe seu corpo por etapas, prestando atenção em cada parte do seu corpo por vez. Você pode começar com os dedos de seus pés, posteriormente os pés, membros inferiores, e assim sucessivamente. Essa setorização é importante, pois exige disciplina e tempo para ser realizada, o que já começa a introduzir lentamente o corpo em estado de meditação. Lembre-se também de relaxar olhos, língua, pescoço e partes menores do corpo.

Faça silêncio

Uma vez que seu corpo já está devidamente sentado e relaxado, você deve prestar atenção aos sons – ou a ausência deles – ao seu redor. Não interaja com nada ou tente interferir sobre qualquer coisa, apenas se permita ouvir.

Controle sua respiração

Sem forçar, comece a mudar o foco de suas atenções dos sons para a sua respiração. Você pode respirar preenchendo toda a capacidade de seus pulmões, e depois tentando esvaziá-los o máximo possível sem que seja necessário um esforço excessivo. Ouça seu corpo respirar e preste atenção ao nariz, à barriga, às costas, ombros e mantenha sempre a postura.

Recite um mantra

Utilize um mantra em sua meditação. Ele não precisa necessariamente ser dito em voz alta. Se houver concentração suficiente, você pode recitar o mantra silenciosamente em sua cabeça. Utilize alguma palavra para ser repetida que tenha algum significado espiritual para você, que traga bons sentimentos, ou ainda que foque a concentração de sua meditação para determinado tema. Para quem não tem muita criatividade ou não pesquisou um grande número de mantras para recitar, uma opção é repetir para si a cada respiração “respirando, respirando, respirando”.

Acalme sua mente

Ao passo que a concentração se torna mais profunda, a atividade mental, apesar de focada, se torna mais intensa. Portanto, controle sempre sua mente para permanecer relaxado. Há a possibilidade de outros pensamentos invadirem sua cabeça nesse intervalo. Assimile-os, coloque-os em segundo plano e volte aos focos de sua meditação.

Pronto!

Não há um momento certo para interromper a meditação, portanto, pare quando sentir que estiver pronto. Não levante de uma vez, mas vá recuperando vagarosamente as atividades de seu corpo para não ter qualquer tipo de choque e atingir maior harmonia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s