10 excelentes apps para construir novos hábitos


Compartilhar
  • TWEET
  • COMPARTILHAR95
  • COMPARTILHAR0
  • SALVAR108
  • ADICIONAR
  • EMAIL

Todois nós temos mais hábitos – coisas que fazemos com frequência, mas que na verdade não somos nem um pouco orgulhosos delas, e sempre nos sentimos mal quando as fazemos. Só que esses maus hábitos existem por uma razão: e a maioria de nós quer de desfazer deles, ou transformá-los em um bom hábito, como comer de forma saudável, ir à academia (mais de uma vez por semana!), não atacar o pote de sorvete de uma vez ou acabar com uma caixa de cerveja só porque tivemos um mau dia no trabalho.

Mas quebrar os mais hábitos e trocá-los por bons hábitos é difícil.

Só que, felizmente, hoje vivemos num mundo em que há um app ou um serviço para tudo – até para ajudar a gente nisso. E graças à uns conceitos inteligentes de psicologia montados em diferentes pacotes, é mais fácil começar a formar bons hábitos com a ajuda de uma certa “mãozinha” tecnológica. E aqui embaixo eu listo 10 dos apps e serviços mais inteligentes – na minha opinião e experiência – para ajudá-lo a construir bons hábitos!

Todoist (obviamente!)

Mesmo que essa lista não tivesse sido escrita especialmente para o blog de Todoist, este app ainda assim estaria sendo indicado como o número um da lista. Porque a verdade é que eu tenho usado o app constantemente por mais de um ano, e tenho provas – tanto em termos de registros no app quanto em termos de conquistas e projetos efetivamente colocados em prática – de que Todoist me ajudou a me tornar mais organizado e produtivo.

KArma

Uma das principais vantagens de Todoist em relação à meta de construir melhores hábitos é o recurso do Karma – não só ele apresenta gráficos mostrando como anda sua produtividade (e sempre é muito estimulante ver o gráfico da sua pontuação sempre crescendo), mas também um forte motivador é o fato de que você ganha pontos quanto cumpre suas tarefas – e da mesma forma, perde pontos quando deixa itens “acumularem” com o vencimento atrasado.

Quando você deixa muitas tarefas com vencimento atrasado, o Karma “pune” (de forma gentil, na verdade), tirando os seus pontos, e você acaba levando mais tempo para “subir de fase”, e atingir as pontuações seguintes como “Grão-Mestre” ou ainda, “Iluminado”. Claro, atingir esses status pode não significar nada no mundo real, mas funciona como um bom estímulo psicológico: a gente adora ver que “subiu de fase”, e da mesma forma, detesta ver sua pontuação caindo!

Sem falar ainda nas pontuações acumuladas: você pode definir metas diárias e semanais de tarefas cumpridas, e Todoist vai mostrar para você seu “recorde” em pontuação: que pode ser 23 dias seguidos cumprindo tarefas, 26 semanas seguidas de metas batidas… Depois que a gente começa a ver que alcançamos um “recorde” significativo, a gente tenta ao máximo mantê-lo e superá-lo – e isso é ótimo para nos ajudar a manter nossos hábitos!

Momentum (Chrome)

Esse app é fantástico e está disponível para o Chrome. Todos os dias em que você abrir uma janela no Chrome e acessar Momentum, ele vai te perguntar qual é a sua meta para o dia. Assim que você der essa informação, a cada vez que você abrir uma janela em Chrome, você será lembrado pelo sistema de qual é a sua meta para aquele dia – o que é ótimo como um lembrete constante para nos mantermos focados nas nossas metas!

momentum-browser

Isso é especialmente útil quando você para o seu trabalho para entrar no Facebook e, ~acidentalmente~, começar a conversar e perder o foco no que estava fazendo: Momentum vai lá para te lembrar que você está saindo dos trilhos em direção ao seu objetivo.

Bônus extra: ele mostra uma pequena lista de tarefas para fazer no dia – nada comparada com a de Todoist, mas as duas ferramentas funcionam bem em conjunto, e dá para você estabelecer ali as metas mais importantes – e sempre exibe uma bela imagem de fundo diferente a cada dia, que você pode salvar no seu computador!

Momentum pode adotar essa estratégia um pouco “irritante” de cutucá-lo constantemente para lembrá-lo das suas metas, mas isso é um recurso útil para certas tarefas e humores em nosso trabalho, e por isso, pode ser muito útil também!

30/30 (iOS)

Outro excelente app de produtividade, o 30/30 é como um desses apps no estilo Pomodoro, mas exclusivamente para iPhone, e permite que você customize com algumas tarefas. Por exemplo, você pode definir que vai trabalhar por 1 hora, e depois fazer um intervalo de 10 minutos para fazer café, e em seguida 15 minutos para fazer alguns telefonemas. Você define tudo isso no app, liga o timer e pronto: ele começa a funcionar e a lembrá-lo das suas tarefas na ordem que você definiu!

3030-2

É um app ótimo para ser usado para lembrá-lo de que você precisa fazer algumas pausas, especialmente se estiver trabalhando seguidamente por períodos muito longos e ainda não consegue se habituar a fazer intervalos constantes – 30/30 ajuda a a criar esta disciplina.

Forest: Stay focused, be present (iOS)

Este app já propõe exatamente o contrário do que o app anterior: é um timer para fazer você ficar focado no trabalho, e ele consegue isso de uma forma interessante (e radical).

Primeiro, você define um período de 30 minutos de trabalho, e ao ligar o timer, o app “planta” uma semente, que vai “germinar” por este período enquanto você trabalho (vale lembrar que o seu celular fica bloqueado durante esse tempo).

png;base64b6beecccb0fda4a3

Se você cancelar o timer – em outras palavras, sair do seu estado de foco no trabalho – ao desativar o timer, a árvore que você plantou… bem, ela morre. 🙁

E bem, a gente não quer ser responsável pela “morte” de várias “árvores”, né?

Então o princípio é esse: de uma forma lúdica e divertida, você quer ter uma verdadeira “floresta” de árvores, e para isso você precisa trabalhar de forma focada, sem se distrair usando o seu celular para outra coisa.

forest-app

E bem, se você conseguir ter essa “floresta”, mesmo que virtual, você também vai notar que seus projetos e seu trabalho vão “germinar” e crescer juntos. Taí uma boa psicologia que ajuda, mesmo brincando, a jogar nossa produtividade lá para cima! 🙂

21Habit (Web)

O que muitos dos apps de produtividade pecam em ajudar você a construir um hábito – ou livrar-se dele – é porque é necessário dedicação, disciplina e força de vontade do usuário para se manter constante na construção do hábito se ele quiser ver alguns resultados, e os apps meio que contam com isso. Só que, na grande maioria das vezes, o usuário mesmo também tem dificuldade de se manter motivado, e muitas vezes o plano de mudar de hábitos morre com alguns dias de prática.

Só que 21Habit faz exatamente isso – ele te coloca uma motivação para continuar o hábito por 21 dias – tempo que, segundo os estudos, é o mínimo necessário para que um hábito se consolide na sua rotina.

E qual a motivação do 21Habit? Dinheiro.

Funciona assim: o 21Habit possui um “modo de comprometimento”, em que você define um hábito que deseja estabelecer e coloca 21 dólares na mesa – ou melhor, no app – com uma espécie de garantia. Então, a cada dia, quando você cumprir a tarefa que deseja tornar um hábito (fazer exercício físico, por exemplo), você marca no app como tarefa concluída.

21habit

Se você falhar em cumprir a tarefa em um dia, 1 dólar sai da sua conta e é doado para uma instituição de caridade. Ao final dos 21 dias, você pode resgatar todos os dólares restantes referentes aos dias em que você efetivamente cumpriu a tarefa, ou reutilizá-los no app para recomeçar um novo hábito.

Screen-Shot-2014-12-29-at-12.56.05-PM

O esperado é que, ao fim dos 21 dias, você já conseguiu atingir seu objetivo ou criar um novo hábito – ou seja, fazer essa tarefa normalmente, sem nem pensar nela mais. Se você conseguir isso, será um sinal de que os 21 dólares foram muito bem investidos! 🙂

Ah, tem um modo “free” do 21habits em que você não precisa comprometer os 21 dólares, mas confesse: sem ter o dinheiro em jogo – que cumpre a função central de motivação – o propósito fica meio perdido, né?

StickK (Web)

O StickkK tem uma proposta parecida com o 21Habits, e também está disponível na web. Vá no site, defina uma meta e um valor financeiro que você escolher, e use como uma espécie de uma aposta, e comprometa-se a pagar esse valor ao site se você falhar na hora de atingir a sua meta. Para tornar a coisa mais redondinha, você ainda aponta um amigo que vai ser uma espécie de jurado, e que vai ser o responsável em avaliar se você realmente está cumprindo sua parte corretamente no acordo.

unnamed

HabitRPG (iOSAndroidChrome ext)

Essa é uma das melhores idéias que eu já vi! 🙂 Ele transforma a gamificação de apps de construção de hábitos de uma forma muito bacana. Ele permite criar uma espécie de RPG da sua vida, com todas as coisas que você deveria, gostaria e queria estar fazendo – ou, você pode adicionar, ainda, sua lista de tarefas.

Você pode colocar como metas a construção de bons hábitos, ou se desfazer de maus hábitos. Por exemplo, se você cumprir uma tarefa positiva para você ou um bom hábito, seu “personagem” é recompensado com moedas – já se você falhar na hora de cumprir suas tarefas ou fazer algo que seja considerado um mau hábito, seu personagem é visualizado “ferido” ou “machucado”.

habitrpg

E o conceito de gamificação continua, pois você pode chamar amigos para jogar com você, ou ainda definir “inimigos”. Quem é fã de RPG vai adorar – e quem não for, vai gostar também, porque é um jogo bem interessante! 🙂

HabitClock (iOS)

Quanto mais ocupado você ficar, mais importante a sua rotina matinal vai se tornando. E isso é algo que muitas pessoas devem ter reparado em dias com muitas coisas a fazer: se alguma coisa dá errado e você deixa de fazer algo que deveria fazer na sua rotina matinal, a produtividade de todo o resto do seu dia é comprometida.

HabitClock foi feito para te ajudar nesta questão. Você define todas as tarefas importantes que precisa fazer de manhã (acordar, tomar café, tomar banho, ler o jornal, passear com o cachorro, etc), e define alarmes para elas comecem. Então, por exemplo, assim que você acorda, você começa a marcar as tarefas, que vão surgindo na tela do seu iPhone na ordem que você definiu, e com uma espécie de timer (acordar, escovar os dentes, se vestir, passear com o cachorro, acordar as crianças, preparar o café, etc). É ótimo para te ajudar a definir a rotina do que precisa para começar o dia quando você tem uma janela de tempo apertada de manhã entre acordar e ir para o trabalho!

tumblr_inline_mrzemgf5Ce1qz4rgp

Com esse app você pode acompanhar como está indo a sua rotina matinal, quanto tempo em média você leva para fazer cada tarefa.

Lado negativo: é pago. Não que seja um problema, até porque o valor não é tão alto assim (US$1,99 por mês, US$3,99 por 6 meses e US$5,99 por 12 meses), mas a verdade é que você pode ter esse serviço semelhante usando outras ferramentas já mencionadas nesse post. Mas bem, é uma opção! 🙂

Coach.me (Web)

Se você estiver realmente com muitas dificuldades de começar – e estabelecer – novos habitos, o app Coach.me pode te ajudar!

É um serviço web, totalmente grátis, em que você determina uma meta que deseja atingir. A diferença deste para os outros apps de produtividade aqui listados é que o Coach.me oferece uma enorme comunidade para te ajudar com dicas, macetes e incentivos, qualquer que seja a sua meta.

Se ainda assim a comunidade não for o suficiente, você pode “contratar” um “coach” exclusivo para você por US$14,99 por semana, que vai te ajudar a se tornar melhor naquilo que você quiser. É como se você assinasse para uma aula particular online, com a vantagem de que você pode escolher a hora e dia que for mais conveniente para você. Assim, você tem a oportunidade de obter uma assessoria de dicas mais personalizada dentro daquela meta que você estabeleceu para si mesmo.

Screen-Shot-2014-12-30-at-8.36.17-PM

15 dólares por semana parece caro? Sim, em comparação aos apps aqui mostrados, mas se você comparar com uma aula particular de yoga ou uma consulta com um nutricionista, os preços são mais ou menos compatíveis.

StayFocused (Chrome ext)

Por fim, este é um app excelente para se manter focado no seu trabalho enquanto você está no computador. É uma extensão do Chrome que permite que você bloqueie alguns sites e serviços por um espaço de tempo – ou você pode ainda limitar o tempo de acesso a um determinado site (por exemplo, Facebook só pode ser acessado por 10 minutos ao dia). Você define os sites a serem bloqueados, e pode deixar disponíveis apenas aqueles que forem indispensáveis ao seu trabalho.

346923-get-organized-how-to-stay-focused

Vantagem maior: é de graça!

Claro, mas o fator principal para mudar e adquirir novos hábitos é a força de vontade – sem ela, nenhum app faz mágica! Porém, esperamos que, com essa lista, a gente tenha conseguido te dar dicas de algumas “mãozinhas” preciosas para ajudar você a por seus hábitos em prática!

Se você tiver outro app ou serviço que costuma usar para monitorar um hábito, conte aqui para a gente nos comentários! 🙂

Sobre o autor: Taylor Martin é um criador. Ele tem um canal no YouTube onde ele cobre tecnologia, projetos “faça você mesmo” e dicas gerais. Ele também produz um podcast semanal, chamado de Untethered, onde ele fala de tudo. Você pode se conectar com ele através do @caspertek.

Deseja organizar suas tarefas com o melhor app de lista de tarefas do mercado? Todoist pode ajudá-lo através de mais de 10 plataformas! Comece agora – É de graça! ou Saiba mais.



Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s