COMO DIMENSIONAR O AQUECEDOR DE ÁGUA A GÁS ADEQUADO PARA SUA RESIDÊNCIA


 

Na hora de comprar ou trocar o aquecedor de agua a gás, há uma série de questões que devem ser levadas em consideração para que se opte por um aquecedor de água que supra a necessidade de utilização, tanto no aspecto conforto quanto no fator segurança. No fator segurança, deve-se adquirir equipamentos homologados pelo INMETRO, com empresas autorizadas pelos fabricantes, indicamos ainda que se dê preferência aos aquecedores a gás do tipo exaustão forçada, pois são capazes de expulsar os gazes queimados do ambiente, não deixando resíduos de substâncias prejudicais a saúde.
Em relação ao conforto, o usuário deve calcular a quantidade de pontos de água quente que o imóvel possui, a possibilidade de utilização desses pontos de água simultaneamente e a vazão dos pontos que serão utilizados (vazão das duchas e torneiras).
A vazão de água de uma torneira com arejador é em torno de 6 litros de água por minuto, porém, essa quantidade pode ser bem superior se a torneira não possuir o arejador, ou se a pressão de água for muito alta.
As duchas possuem vazão bem variada, entre 8 litros por minuto nos modelos mais modestos, podendo passar de 40 litros nos modelos mais sofisticados, por isso, na hora de comprar a ducha, é sempre bom ficar atento no gráfico de vazão de água, normalmente encontrado na embalagem do produto.  Escolhido as duchas e definido a vazão das torneiras, o próximo passo é verificar a possibilidade de utilização simultânea, esse é um cálculo simples, mas importante para escolher o aquecedor de água a gás mais indicado, vejamos abaixo um exemplo.
Em uma residência com dois banheiros, possuindo o sistema de água quente nos dois chuveiros, nos dois lavatórios dos banheiros e na pia da cozinha, teremos cinco pontos que irão receber a água quente do aquecedor a gás. Porém, normalmente no banheiro que está utilizando o chuveiro dificilmente abrirá a torneira desse mesmo banheiro ao mesmo tempo, ou em quanto se utiliza a torneira não se utilizará a ducha de forma simultânea, calculamos assim que cada banheiro utilizará um ponto por vez. Temos então dois pontos referentes aos banheiros e um ponto referente a cozinha, mas ainda temos que considerar que a possibilidade de utilização dos dois chuveiros e da torneira na cozinha ao mesmo tempo é esporádica, e quando ocorrer não vai danificar equipamentos, simplesmente diminuirá o conforto, isso nos possibilita calcularmos considerando dois pontos simultâneos.
Se cada ducha possuir vazão entre 10 e 13 litros de água, somando a utilização das duas, precisaremos de uma aquecedor de água com vazão entre 20 e 26 litros por minuto, sendo que quanto maior a vazão de água do aquecedor, maior será o conforto que o usuário terá em seu dia a dia. Em caso de dúvidas, nos envie um e-mail ou nos contate pelos telefones acima, teremos grande satisfação em auxiliá-lo a escolher o melhor aquecedor a gás. Equipe Ideal Service Aquecedores / Loja do Aquecedor a Gás

Marcio Carvalho / diretor Comercial – WhatsApp 11 95216-2589

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s