Por que falar sobre Etarismo?


O termo “ageism” foi cunhado pelo gerontologista Robert Butler (1969) para definir uma forma de intolerância relacionada com a idade, com conotações semelhantes ao “racismo” e “sexismo”, direcionada à pessoas idosas. Palmore (1999) , ampliou o uso do termo para preconceito ou discriminação contra ou a favor de um grupo etário.

Nos Estados Unidos o termo vem sendo discutido desde a década de 60 em diversos contextos. Para dar uma idéia, em 1967, o congresso norte americano promulgou o Age Discrimination in Employment Act, para proteger os trabalhadores com idade acima dos 40, passo importante no combate ao etarismo institucional, praticado por instituições ou organizações através de suas políticas e práticas.

A União Europeia introduziu recentemente novas leis contra a discriminação etária no âmbito profissional, ainda que haja certa flexibilidade para que os países membros tenham sua própria legislação relacionada ao tema. Destaca-se desta iniciativa a introdução do assunto para debate, ainda que o consenso pareça distante.

No Brasil, o tema é novo e pouco conhecido, embora as mudanças apontadas pelos recentes levantamentos estatísticos (IBGE, Censo 2010) apontem para transformações significativas em nossa pirâmide etária e, consequentemente dentro de nossas organizações: há um aumento da idade média da força de trabalho e uma diminuição no número de trabalhadores mais jovens.

As variáveis demográficas sugerem oportunidades para profissionais mais velhos no mercado de trabalho brasileiro. Será que nossas empresas estão preparadas para isso?

Leia mais: https://www.etarismo.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s