como trocar a maçaneta da porta?


Gostou? Compartilhe

Na reforma da casa, trocar as maçanetas é uma das prioridades e aprender como trocar a maçaneta da porta permitirá que você mesmo possa fazer esse trabalho e tenha flexibilidade para realizá-lo quando quiser.

Você vai precisar de:

Kit de maçaneta e fechadura; Broca; Trena; Chave Philips; Formão; Chave de Fenda; Grosa; Furadeira; Martelinho; Chave Allen; Serra Copo; Ferramenta pontiaguda ou prego grande.

Confira as medidas

Depois de separar os materiais, meça a distância da borda da porta até o miolo da fechadura (também chamado de centro do cilindro). Essa medida se chama backset (distância de broca) e é super importante, porque é ela que determina as dimensões da fechadura e, assim, de posse dessa medida, você não erra na hora de comprar um kit novo.

Desmonte a fechadura antiga

Uma ferramenta pontiaguda ou um prego grande são indicados para retirar o pino que prende a maçaneta, depois disso você começa a desmontar a maçaneta. Em seguida, com a Chave Philips, desparafuse a chapa.

Quando os parafusos estiverem soltos, retire o miolo (cilindro) e depois a fechadura (nunca o contrário). Por último, retire todos os acabamentos da maçaneta e da fechadura e guarde em uma caixa ou saco plástico. Se as fechaduras e maçanetas antigas estiverem em bom estado, doe.

Como trocar a maçaneta da porta

Na sequência das etapas anteriores, inicie a instalação do novo kit de fechadura e maçaneta da seguinte maneira: Comece fazendo exatamente o inverso da desmontagem do kit anterior, ou seja, parafuse antes de tudo os acabamentos que foram retirados por último.

Insira a fechadura na porta e, caso não fique perfeitamente encaixada, use a grosa para ajustar o vão. Terminada essa fase, encaixe o novo miolo (use a grosa para acertar o vão, se necessário) e parafuse na lateral da porta. Depois, fixe a chapa e passe a maçaneta pela fechadura. Agora, instale as demais partes do kit, apertando bem as extremidades com a chave Allen.

Por fim, substitua a contrachapa antiga do batente pela nova. Aproveite que você acabou de aprender como trocar a maçaneta da porta e mãos à troca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s