As 10 práticas de gratidão que vão mudar sua vida para sempre!


As 10 práticas de gratidão que vão mudar sua vida para sempre!

Vamos aprender as práticas de gratidão que tem potencial para transformar totalmente sua vida.

O psicólogo Robert Emmons diz que suas 10 estratégias para prática da gratidão podem ajudar qualquer pessoa cultivar uma abordagem mais grata em suas vidas. Mas ele adverte que os exercícios não são para os “intelectualmente letárgicos.” Ou seja, a prática consciente da gratidão é para covardes.

A equipe de pesquisadores que estudaram os efeitos positivos da gratidão diária, diz que a gratidão consciente pode mudar a vida das pessoas – mas é preciso força mental e disciplina para manter essa prática constante.

No entanto, a recompensa da gratidão consciente, é significativa.

Em comparação com os que vivem sobre o estresse cotidiano, as pessoas que tiram algum tempo diariamente para anotar suas bênçãos – suas razões para dar graças e exercer mais regularmente, a gratidão e apreciação, queixam-se de menos sintomas de doença, e se sentem melhor sobre a vida em geral.

Eles também sentem mais amor, tem maior capacidade de perdão, vivem com alegria, são mais entusiasmados e otimistas sobre seu futuro, enquanto suas famílias e seus amigos relatam que eles parecem mais felizes e são pessoas mais agradáveis para estar acompanhado.

“A gratidão é, literalmente, uma das poucas coisas que podem imensuravelmente mudar a vida das pessoas”, Robert Emmons escreve em seu livro, Agradeça e Seja Feliz.

A Ciência e a Gratidão

A Ciência e a Gratidão

A Ciência e a Gratidão

Como a nova ciência da gratidão pode fazer você mais feliz? O livro descreve 10 estratégias para cultivar um sentimento de gratidão ao longo do ano e da vida.

Emmons, professor de psicologia na Universidade da Califórnia, Davis, e Michael McCullough, um professor de psicologia na Universidade de Miami, estão reunindo uma grande quantidade de novos dados científicos sobre a natureza da gratidão, as suas causas e as suas consequências potenciais para a saúde e bem-estar da humanidade.

“Os cientistas estão atrasados ao conceito de gratidão”, diz Emmons. “As religiões e filosofias há muito tempo tem abraçado a gratidão como uma manifestação indispensável da virtude, e um componente integral da saúde, integridade e bem-estar.”

A gratidão era terreno inexplorado para os psicólogos quando Emmons começou a estudá-la em 1998. Os primeiros sujeitos da pesquisa foram alunos de seu curso de psicologia da saúde no UC Davis.

O professor atribuiu a alguns alunos a tarefa de escrever cinco coisas que eles eram gratos a cada dia e outros a escrever cinco reclamações. Três semanas mais tarde, os alunos agradecidos relataram melhorias mensuráveis psicológica, física e bem-estar social em comparação com seus colegas.

Desde então, Emmons realizou variações do experimento em dezenas de outras populações de estudo, incluindo receptores de órgãos transplantados, adultos com doença neuromuscular crônica e niveladoras saudáveis.

“Nós sempre encontramos a mesma coisa”, diz o psicólogo. “As pessoas que mantêm diários gratidão melhoram sua qualidade de vida.”

Emmons diz que suas 10 estratégias podem ajudar qualquer pessoa cultivar uma abordagem mais grata e, consequentemente, melhorar suas vidas. Mas ele adverte que os exercícios não são para os “intelectualmente letárgicos.” E salienta que a gratidão é incompatível com sentimentos de vitimização ou benefício, ou com a incapacidade de reconhecer as deficiências ou admitir uma não é autossuficiência.

“Longe de ser um sentimento morno, distorcido, a gratidão é moral e intelectualmente exigente”, diz Robert A. Emmons. “Ela requer contemplação, reflexão e disciplina. Pode ser trabalho duro.”

De fato, ele tem razão. No início é complicado. Hoje eu acho até divertido. Mas quando comecei a me interessar pelo assunto e colocar em prática o que aprendi, não foi tarefa fácil.

É por isso que eu recomendo a todas as pessoas que entram em contato comigo para mais informações sobre o tema e deseja colocar o poder da gratidão para trabalhar em suas vidas, um programa de gratidão, com duração de 33 dias, que vai conduzir você passo a passo para a prática da gratidão consciente.

O programa que eu sigo e as pessoas que me segue seguem, é o programa: A Gratidão Transforma.

10 práticas de gratidão

Aqui estão algumas prescrições baseadas em evidências dos estudos de Robert. A. Emmons para ajudar você a levar uma vida mais grata:

1# Diário da gratidão.

Mantenha um diário de gratidão. Anote diariamente as coisas pelas as quais você é grato, em seguida, quando você precisar reafirmar sua boa sorte na vida, olhe para trás em suas anotações.

Talvez o melhor modo de manter uma prática de gratidão consciente diária é cultivar um diário de gratidão.

Escrever sobre suas bênçãos diárias ajudar a cristalizar ainda mais suas bênçãos do que apenas pensar sob elas.

2# Lembrar das coisas que já foram ruins.

Lembre-se das coisas ruins do passado. Se você não se lembrar de como era estar doente, desempregado, ou com o coração partido, será menos provável você apreciar a saúde, o emprego, ou o seu novo relacionamento.

Isso eu acho muito importante. Nós tendemos a ser mais gratos quando a vida está bem. Quando está bem é fácil. Mas é importante lembrar que as coisas nem sempre tão positivas ou já foram piores.

Isso ajuda você a se sentir mais grato.

3# Três perguntas de gratidão.

Todas as noites, faça a si mesmo essas três perguntas. Preencha os espaços em branco com o nome de uma pessoa (ou pessoas) em sua vida.

O que eu recebi de ___?

O que eu dei para ___?

Que problemas e dificuldade eu causei a ___?

Essas perguntas nos possibilita um momento de auto-reflexão. E podem nos ajudar a lidar melhor com os nossos problemas de relacionamentos.

4# Aprenda orações de gratidão.

No livro Robert A. Emonns, fala que a oração é o centro da vida espiritual. Emmons sugere em seu livro uma oração do professor budista Thich Nhat Hanh, onde ele diz o seguinte:

Ao acordar esta manhã, vejo o céu azul; junto minhas mãos em agradecimento; pelos os muitos milagres da vida; por ter 24 horas novinhas em folha diante de mim.

Esta é uma oração simples e que qualquer pessoa pode praticar. Porém, o que recomendo é que você tenha a sua própria gratidão.

A Bíblia está cheia de passagens referente à gratidão. Contudo, o mais importante é que essas palavras sejam sinceras para você.

5# Respiração de gratidão.

Essa quinta prática de gratidão consiste em apreciar os seus sentidos. O que eu quero dar foco aqui é em uma abordagem prática de exercícios respiratórios.

Vamos à prática:

  1. Quando você não estiver muito ocupado, 2 ou 3 vezes por dia, desacelere um pouco o ritmo e foque a sua atenção na sua respiração;
  2. Perceba quanto esforço você faz para respirar. Você vai perceber que não precisa fazer esforço algum para respirar, continue respirando;
  3. Para cada uma das próximas 5 a 8 respirações diga vagarosamente, a palavra “gratidão”. Isso vai ajudar você a se lembrar da dádiva que é a sua capacidade de respirar.

Essa uma prática de gratidão muito simples e gostosa de fazer.

6# Lembretes de gratidão.

Use lembretes visuais para as práticas de gratidão consciente. Por exemplo, Emmons tem um ímã de geladeira em sua casa tendo esta citação de Eleanor Roosevelt: “Ontem é história, é amanhã mistério … hoje é um presente.”

Eu particularmente, não tenho um ima de geladeira. Eu uso post-it e em meu protetor de tela do meu pc.

7# Votos de gratidão.

Faça um voto de praticar gratidão. Fazer uma promessa para a prática de gratidão diária vai ajudar você se manter comprometido. “Fazer um voto para realizar um determinado comportamento, realmente faz aumentar a probabilidade da ação ser realizada”, observa o psicólogo.

8# Linguagem de gratidão.

Cuidado com a língua: Ela influencia como você pensa sobre o mundo e sobre a vida. A pesquisa mostra que as emoções podem seguir o comportamento. Aquilo que você fala pode se tornar seu comportamento.

Procure aumentar seu vocabulário com palavras de gratidão. Suas podem moldar seu comportamento. Então use mais de gratidão.

9# Simule gratidão.

Pesquisas mostram que quando as pessoas simulam determinadas emoções, tendem a se comportar de acordo com a simulação.

Creio que é daí que sai aquela frase: “Fulano mente tanto que acredita na própria mentira.”

Então, mesmo que seja difícil para você praticar gratidão no início, comece a fingir mesmo a atitude de gratidão e se comprometa com a prática.

10# Pense lateralmente.

Essa prática é um pouco inusitada e confesso que não é lá muito fácil ser seguida. De todas as práticas de gratidão essa provavelmente é a mais difícil.

No livro Agradeça e Seja Feliz, Robert A. Emmons, mostra duas situações.

A primeira, sugere sermos gratos às pessoas que de alguma forma possa ter nos prejudicados.

A segunda situação, sugere sermos gratos às pessoas a quem nós ajudamos de alguma maneira.

Essas situações não são muito comuns de se sentir gratidão. Normalmente sentimos gratidão quando recebemos algo de alguém, algum favor ou somos beneficiados.

Creio que quando chegamos nesse estágio de gratidão nosso nível espiritual já está bastante elevado.

Leia também: O Poder da Gratidão.

Conclusão

Seja criativo. Procure novas situações e oportunidades para praticar a gratidão consciente em sua vida, especialmente quando as coisas não estão indo tão bem quanto você gostaria.

Embora pratique estas técnicas, Emmons reconhece que a manutenção de uma atitude de gratidão é um trabalho árduo, até mesmo para ele.

“A maioria dos psicólogos estuda algo em que eles são ruins”, diz ele.

No entanto, seu longo estudo sobre o assunto foi o que o convenceu de que Cícero tinha razão. O filósofo romano classificou a gratidão como a principal virtude, pai de todas as outras.

Essas práticas de gratidão podem realmente transformar sua vida. Você pode seguir todas elas, o que é bem difícil, ou somente as que mais se adequarem a você.

Para mais exercícios de gratidão, acesse: A Gratidão Transforma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s