A repetição de mantras pode acalmar a mente


·  dezembro 17, 2018

Alguma vez você já quis silenciar seus pensamentos, quando eles estavam lhe causando distração ou frustração? Alguma vez você já ouviu falar do poder que a repetição de mantras tem para acalmar a sua mente? Você já experimentou alguma vez as sensações que surgem depois de reproduzir esses sons, palavras ou frases? Acredite ou não, todo mantra recitado ou cantado com confiança e respeito é capaz de acalmar a mente.

Mantra é uma palavra em sânscrito que significa “ferramenta ou instrumento da mente”. São palavras, frases ou sons curtos que se repetem e que podem ser usados como uma forma de relaxamento ou meditação. Podem ser sons tão simples como o popular OM, ou refrões e frases mais longas.

Os mantras funcionam como uma fórmula espiritual. Ao serem repetidos de forma contínua, eles têm a capacidade de transformar a consciência e ativar os centros de energia, o que ajuda a pessoa a alcançar estados profundos de concentração.

Como é possível que a repetição de mantras acalme a mente?

Diferentes pesquisas já investigaram os benefícios dos mantras. Por exemplo, um novo estudo publicado na revista Brain and Behaviorencontrou resultados que indicam que repetir silenciosamente uma palavra para si mesmo acalma o sistema responsável pela mente ficar dispersa, pensando em diferentes coisas em uma velocidade acelerada.

Mulher meditando

Ainda que se saiba que meditar durante bastante tempo pode causar mudanças no nosso cérebro, os cientistas ainda estão decifrando o que implica repetir uma simples palavra, frase ou som. Essa pesquisa utilizou imagens de ressonância magnética funcional para observar os padrões de fluxo sanguíneo cerebral quando as pessoas que eram novas na prática da meditação tentaram repetir em silêncio uma só palavra.

As imagens mostraram que há uma redução generalizada da atividade (ou desativação) no cérebro durante a repetição silenciosa,principalmente na rede neuronal chamada de default mode network (DMN), o sistema responsável pela autorreflexão e o autocontrole. Em outras palavras, a repetição simples de sons parece acalmar os pensamentos internos.

Essa rede neuronal responsável por esse estado em “stand by” do cérebro também é responsável pelos pensamentos que surgem quando ficamos sozinhos e ninguém está nos incomodando. Nesses momentos a mente está ocupada, ainda que estejamos sentados sem fazer nada. A rede neuronal faz com que a mente perambule, pensando no passado, perguntando-se sobre o futuro e imaginando o que os outros estão pensando ou pensam de nós, por exemplo.

Desse modo, à medida que a repetição de mantras simples desativa essa rede, isso pode ajudar a explicar o efeito calmante dos mesmos.

Faça o teste com o mantra Om

A sílaba OM é considerada a mãe de todas as sílabas, sendo a semente de todos os mantras. Acredita-se que esse tipo de mantra contenha um poder criativo e uma energia primordial, como uma semente que contém dentro de si uma futura árvore.

Pratique o Om no começo e no final de uma sequência de posturas de ioga ou de uma sessão de respiração, relaxamento ou meditação para se acomodar e acalmar sua mente. Você pode tentar agora mesmo e ver o que acontece.

O mantra Om pode ajudar a afastar da sua mente os pensamentos que causam distração. Deixe que sua mente se concentre unicamente na vibração sonora e ressonante do seu corpo.
  • Sente-se em uma postura cômoda para você. Por exemplo, qualquer posição de meditação, incluindo a posição de meditação sentado em uma cadeira.
  • Inspire profundamente através das suas fossas nasais.
  • Feche seus olhos.
  • Comece a pronunciar a sílaba Om.

Om contém os seguintes sons: A + O + M

  • A: abra a boca. O som começa na parte posterior da boca e dirige a corrente de ar até um ponto entre as suas sobrancelhas. Continue emitindo o som conforme expira. Não tenha medo de fazer ruídos, você deve sentir as vibrações na sua boca e na sua garganta.
  • O: o som e a respiração devem seguir ressoando e se estendendo através do seu peito e de todo seu corpo.
    M: coloque a ponta da sua língua no céu da boca quando você chegar ao final da sua expiração. Ao terminar, deve haver um leve som nasal final.
A importância dos mantras

Como falamos anteriormente, os mantras podem nos ajudar a recuperar o controle sobre a nossa mente ao afastar os pensamentos de preocupação e inquietude, diminuindo nossos julgamentos e nossas ruminações.

A repetição de mantras, seja em silêncio, mentalmente, ou em voz alta, irá ajudá-lo a encontrar a calma dentro da sua mente, equilibrar suas emoções e unificar sua respiração. Recupere o controle da sua mente e escolha em que focar seus pensamentos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s