Taurina: O Que é, Para Que Serve e Efeitos Colaterais


O que é a taurina, afinal? A taurina, também conhecida como ácido 2-aminoeranossulfonico ou l-taurina, é um ácido orgânico encontrado na bílis, fluído produzido pelo fígado. Ela é um dos aminoácidos não-essenciais (pelo fato de ser produzida durante a fase adulta humana e porque é encontrada em diversos alimentos, como peixes, carnes e laticínios) mais abundantes do organismo, encontrado em diversos sistemas e órgãos vitais, como sistema nervoso central, coração, cérebro, intestino, ossos e músculos esqueléticos.

A taurina é sintetizada no fígado e no cérebro a partir da metionina e cisteína (aminoácidos que irão compor proteínas), juntamente com a vitamina B6, a qual ajuda no metabolismo das proteínas. Considerada um ácido sulfônico, a taurina é produzida por meios naturais e tem grande importância na absorção dos lipídios pelo intestino delgado.

A taurina possui muitas utilizações e é essencial em muitas das funções do corpo humano. Vamos conhecer, a seguir, alguns outros usos desse composto, analisando, também, a forma em que esta age no corpo se associada a outras substâncias. Em especial, daremos ênfase ao uso da taurina como suplemento para os interessados em usufruir de seus efeitos durante a dieta e exercícios físicos, recomendando, também, a suplementação desse composto devido à grande importância de seus efeitos no corpo humano. 

Para Que Serve

Uma das funções da l-taurina é agir como transmissor metabólico e fortalecer as contrações cardíacas. Porém, como uso mais popular, podemos citar o fato de que a taurina é utilizada como suplemento energético devido ao seu efeito desintoxicante. Ela age facilitando a excreção pelo fígado das substâncias que já não são mais úteis para o organismo.

Além disso, a taurina também intensifica os efeitos da insulina, tornando-se responsável por um melhor funcionamento do metabolismo da glicose e dos aminoácidos, auxiliando no anabolismo. A taurina ainda é útil como inibidora dos neurotransmissores, sendo utilizada para prevenir e sedar estados cerebrais excitáveis (como convulsões em epilépticos).

Vasodilatação

Outro efeito da taurina, não menos importante, é o papel que desempenha no sistema cardiovascular, ajudando a mover nutrientes essenciais, como potássio, magnésio e cálcio, para dentro e para fora das células do coração. Por esse fator, a taurina ajuda a melhorar a saúde e funcionamento do sistema cardíaco, podendo tratar condições como a arritmia, insuficiência cardíaca e ataques cardíacos.

A taurina atua, ainda, na dilatação do sistema vascular, ocasionada pelo aumento da secreção de óxido nítrico. A dilatação ajuda a melhorar o fluxo de oxigênio para os órgãos e músculos.

Controle do colesterol

Outro papel importante da taurina é a melhora da função da vesícula biliar, fazendo com que o colesterol seja eliminado através da bílis.

Como tomar

Disponível em cápsulas, pó ou líquido, a dose recomendável de l-taurina para reduzir o catabolismo proteico é de 500 mg, 3 vezes ao dia. Pode-se consumi-la antes ou depois de realizar um exercício físico. É aconselhável a forma líquida para os que buscam o combo de hidratação + melhora do condicionamento físico.

Como composto natural e não essencial, a taurina pode ser encontrada e consumida em diversos alimentos ricos em proteínas, como peixes, frutos do mar, aves e carne e alguns alimentos de origem vegetal, como beterraba, nozes e feijão.

Efeitos Colaterais

De acordo com estudiosos, a suplementação com taurina não causa efeitos colaterais graves, visto que ela é um composto natural. Porém, deve-se consumi-la na quantidade correta, sendo que até 1.000mg não chega a ser prejudicial à saúde.

A taurina, no entanto, não é recomendada para as pessoas que praticam exercícios leves e com pouca frequência, já que este composto pode ser suprido com uma alimentação equilibrada. É importante deixar claro que altas doses de aminoácidos pode gerar uma sobrecarga do fígado e dos rins.

Crianças, gestantes e idosos só devem consumir esse suplemento se o médico ou pediatra liberar o uso.

Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/taurina-o-que-e-para-que-serve-e-efeitos-colaterais/#dCSl1H8fchGZye6l.99

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s