6 boas razões para começar a meditar


Descubra por que quem pratica alguns minutos sente melhoras na qualidade de vida e pode até viver mais

08/03/2018


 

Assim como ter uma boa alimentação e fazer exercícios, praticar a meditação é um cuidado que nos ajuda a ter mais qualidade de vida. A meditação, aliás, pode nos ajudar a encarar até mesmo momentos de muito estresse sem perder a calma e o controle.

 

Com poucos minutos por dia, já dá para começar a praticar. Quer uma boa razão para isso? O site mindbodygreen (conteúdo em inglês) lista seis bons motivos para dar uma chance a essa prática contemplativa.

 

Conexão social

 

Apesar de ser uma prática solitária, a meditação aumenta nosso senso de conexão com outras pessoas, aponta um estudo publicado noJournal of Personality and Social Psychology. Ainda mais para quem participa de meditação em grupo.

 

Longevidade

 

Alguns estudos apontam que a meditação reduz o estresse celular e preserva os telômeros, ou seja, a pontinha dos nossos cromossomos. Quanto mais longos os telômeros, maior a expectativa de vida.

Alívio para dor

 

A prática da meditação nos ajuda a equilibrar os níveis de inflamação no organismo e também nos deixa mais calmos. Por isso, ela é uma boa saída para quem tem dores crônicas, aponta um estudo publicado no Journal of Neuroscience.

 

Menos ansiedade

 

Quando meditamos, ativamos e fortalecemos a parte do cérebro responsável por acalmar a ansiedade (o córtex anterior cingulado).

 

Foco e atenção

 

Outra boa notícia é que a meditar com frequência é uma atividade associada com uma maior ativação das áreas do cérebro que são responsáveis pela memória e pelo foco.

 

Sem estresse

 

Por regular a área do cérebro que controla o estresse, a meditação também ajuda a aliviar os sintomas e a sensação de estar estafado, apontam estudos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s