DICAS E TRUQUES – Reparos Caseiros – gaveta emperrada, etc


 

Azulejos:

Limpar os azulejos, no mínimo, uma vez por semana é o ideal para quem pretende mantê-los sempre brilhantes.

Detergente com cloro: tira a gordura dos azulejos encardidos dando brilho e limpa os rejuntes com mofo.

Limpa limo: existem várias opções nos supermercados.
Escolha a sua marca favorita e aplique nos rejuntes para eliminar o mofo.
Deixe agir durante o tempo que consta na embalagem e depois enxague.

Vapor: o ideal é aproveitar o vapor do banho quente para limpar os azulejos.
O calor faz com que a sugidade seja mais facilmente retirada.

Cloro: ideal para limpar os cantos.
Utilize um esfregão para áreas grandes e uma escova de dentes para os cantos.

Impermeabilizante ou selantes: evita a formação de mofo nos rejuntes.
Aplique de acordo com a indicação da embalagem.

Para recuperar a cor: aplique nos azulejos uma mistura de óleo de linhaça com aguarrás. Para evitar a formação de limo e o acumular de sujidade nos rejuntes, utilize impermeabilizantes.

Buchas: Para retirar buchas antigas da parede, utilize a ponta de um saca-rolhas.

Eletricidade: Se uma tomada apresentar problemas, substitua-a em vez de fazer consertos improvisados. Para evitar a sobrecarga do sistema elétrico, sobreaquecimento e um possível incêndio, não ligue diversos aparelhos numa só tomada.

Entupimento de canos: Para limpar os canos e evitar entupimentos, use ½ chávena de bicarbonato de sódio e em seguida uma chávena de vinagre. Quando a espuma diminuir, enxague o cano com água quente.

Entupimento de ralos: Para desentupir ralos, deite-lhes 1 chávena de sal e 1 chávena de bicarbonato de sódio. Em seguida, deixe correr bastante água quente. Para evitar entupimentos no ralo da pia, despeje periodicamente ½  xícara de bicarbonato de sódio seguido de água quente.

Fechadura: Para abrir uma fechadura perra, aqueça a chave com um fósforo ou um isqueiro e vire-a devagar, sem a forçar.

Limpeza de mármores: o ideal é limpar assim que se suje, especialmente se for uma mancha. Use somente água e detergente neutro. Evite o uso de detergentes corrosivos, sapólios e similares que podem danificar o polimento, remover o rejuntamento e provocar abertura de poros e pequenos buracos nas superfícies. Mas antes de tudo, lembre-se que o mármore deve ser impermeabilizado para evitar manchas.

Lubrificação: 

Janelas: Para lubrificar janelas que não correm e portas de móveis que se abrem com dificuldade, utilize um pouco de parafina. As janelas emperram quando o caixilho e a corrediça ficam muito unidos ou como consequência da dilatação da madeira provocada pelo calor. Espere por um dia seco e aplique parafina com uma escova de dentes, de modo a introduzi-la entre o caixilho e a corrediça. Para as portas não rangerem unte as dobradiças com sabão.

Portas: Se as portas de correr estiverem emperradas, esfregue um pouco de cera ou parafina nos trilhos. Se uma porta chia ou gira com dificuldade, o ideal é untar as dobradiças com algumas gotas de azeite ou passar pó de grafite nelas.

Gavetas: Se as gavetas são difíceis de puxar, esfregue uma vela onde corre a gaveta. Para lubrificar as gavetas, aplique nos trilhos uma boa quantidade de cera de chão incolor (em pasta) ou parafina, retire o excesso e recoloque a gaveta no lugar.

Parafusos: Para que buracos de parafuso em madeira que estiverem gastos voltem a ficar firmes, passe cola com um palito de fósforo. Deixe a cola secar e depois aperte bem o parafuso.

Para liberar a volta de um parafuso, aqueça a ponta de uma chave de fenda até que ela fique vermelha e pressione por 2 minutos na cabeça do parafuso, que irá girar livremente.

Parede – Limpeza: Passe periodicamente o pano seco para tirar o pó. Em tintas laváveis, passe uma esponja molhada em água morna com uma ou duas colheres de bicarbonato em cada litro de água e esfregue levemente.

Furos: Resolveu trocar o quadro de lugar e ficou um buraco na parede? Misture quantidades iguais de sal e amido, com água suficiente para fazer uma pasta. Aplique a pasta no buraco.

Pichações: Para livrar as paredes e muros de pichações, utilize uma lixa grossa.

Papel de parede: Para tirar riscos de caneta esferográfica do papel de parede, passe suavemente um pouco de acetona.

Vazamentos: Se a canalização está furada ou rachada, enquanto o técnico não chega, feche o registro geral. Faça uma pasta espessa de sabão + sapólio em pó. Cubra a fenda ou furo com a pasta e reforce com um pedaço de tecido preso por uma fita isolante.

Vazamento em torneiras: As torneiras de gotejamento lento desperdiçam 400 litros de água por mês, enquanto que as de gotejamento rápido gastam em média 1.000 litros. As torneiras abertas, que ficam com um filete constante de água, desperdiçam cerca de 6.500 litros por mês. Portanto, se sua conta de água encarecer de repente, fique de olho nos vazamentos. As torneiras e descargas podem ser as principais causas dessa mudança.

Vazamento em vasos sanitários: Para descobrir se há vazamento no vaso sanitário, deite cinzas de cigarro ou borra de café no vaso sanitário, não havendo vazamento, as cinzas ou borra de café ficarão depositadas no fundo do vaso. Caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Nas bacias cuja saída da descarga for para trás (direção da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a água. Se a bacia voltar a acumular água, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Vidros: Limpe com uma mistura de álcool e detergente, ou usando flanela limpa e macia.

Em vidros com impressão não use produtos com solvente ou com amoníaco. Evitar batidas que possam alterar a estrutura molecular do vidro.

Para remover manchas de tinta de vidros, utilize vinagre quente.

Para remover adesivos antigos use maionese.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s