Empreendedor Delfino quase faliu em um momento da expansão do restaurante Água Doce


16/07/2017 • por meuSucesso .com

A rede de restaurantes Água Doce teve problemas ao expandir e nem tudo foi como o planejado

A história da rede de restaurantes Água Doce – Sabores do Brasil é uma de sucesso. Com mais de 90 unidades espalhadas pelo Brasil, a rede conquista clientes pelo país com a degustação de maravilhas da culinária brasileira, sempre servidas em porções fartas. Mas, há 25 anos, a Água Doce nasceu modesta na pequena cidade do interior paulista Tupã, pelas mãos de Delfino Golfeto, e já enfrentou muitos problemas, incluindo uma quase falência.

Delfino, um técnico em açúcar e álcool abriu na década de 90 a Água Doce Cachaçaria, na garagem de casa. Era um pequeno balcão improvisado, onde ele e sua esposa, Silvia Maria, serviam cachaças e coquetéis – criados pelo próprio Delfino – e quitutes para a degustação dos clientes, que se encantavam. Três anos depois, o negócio cresceu e ganhou sua primeira franquia. Ao final do ano 2000, o pequeno balcão já tinha virado 60 unidades.

O sucesso e a rápida expansão do negócio muito se deveu ao “coração de pai” de Delfino, que adotava franqueados, hospedando-os em sua própria casa para treinamentos e entrevistas, e tratava sua rede como uma grande família. Mas foi uma abordagem que também trouxe problemas: sempre preferindo um contato mais pessoal, Delfino confiava muito em sua intuição, seu “feeling” para lidar com franqueados.

A família do empreendedor o alertava sobre sua conduta paternal. Ele era “bonzinho demais” para um negócio grande, padronizado como um sistema de franquias. De certa forma, eles estavam certos: o fundador da rede acabou sendo enganado por franqueados, o que causou sérios rombos nas finanças das empresas.

Com os rombos e franqueadores em potencial já questionando a força do negócio, o empreendedor precisava abrir mão de um padrão de relacionamento que estabeleceu desde sempre. Encontrou, na situação, um dilema: a abordagem paternalista era prejudicial para as finanças e gestão da empresa, mas também era algo que estava na essência de seu negócio.

A solução foi encontrar o equilíbrio. O empreendedor ficou responsável pelo relacionamento da empresa e continuou como a figura-chave que vende o valor da franquia Água Doce. Enquanto isso, um corpo de diretores ficaram responsáveis por prazos e compromissos, além de ter mais critério para escolher franqueadores. Hoje, Delfino e seu diretor de franquias se juntam numa dinâmica de “bonzinho e malvado” e analisam cuidadosamente a condição de cada candidato, para sempre manter um rigoroso padrão de qualidade.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Pré-estreia do Estudo de Caso de Delfino Golfeto, da Água Doce Cachaçaria – garanta a sua vaga.

Local: Sala Cinépolis, Shopping JK Iguatemi, São Paulo, SP

Data e horário: 07/08 · 20h30

Preço para Assinante: R$ 69,90

Preço para não-assinante: R$ 99,90 – os ingressos ainda não estão disponíveis para não-assinantes.

O que são as pré-estreias dos Estudos de Caso? O meuSucesso.com, em parceria com a rede de cinemas Cinépolis, realiza pré-estreias de produções cinematográficas com toda a qualidade das telas IMAX. Você vivencia a trajetória de grandes empreendedores nacionais com todo o conforto que o cinema pode proporcionar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s