Conheça a história de Rogério Salume e veja como nasceu a Wine, maior e-commerce de vinhos


2/01/2018 • por meuSucesso .com

Separamos os melhores momentos da trajetória do empreendedor Rogério Salume, que fundou e consolidou a Wine.com.br como o maior e-commerce de vinhos da América Latina

Antes de fundar a Wine.com.br, maior e-commerce de vinhos do Brasil, Rogério Salume precisou trilhar um caminho longo, árduo, em busca de investimento, conhecimento sobre vendas e muita expertise em tecnologia. Hoje, a empresa está entre os gigantes do comércio eletrônico, com mais de 2 mil rótulos em seu catálogo e ganhou como sócio, recentemente, ninguém menos que Abílio Diniz, que investiu na companhia através da Península Participações.

O Estudo de Caso da Wine será lançado em nossa plataforma no dia 15/01 e o primeiro episódio irá abordar toda a origem do empreendedor e o quanto isso influenciou a trajetória dele. Até lá, para você que já está ansioso para o lançamento, preparamos uma matéria especial que traz os momentos dessa trajetória de sucesso. Confira!

Um garoto apaixonado por natação

Rogério Salume nasceu em 1973, em Itabuna, na Bahia, e sempre foi apaixonado por natação. Já adolescente, em 1989, se mudou para Vitória, no Espírito Santo, quando decidiu se mudar para a cidade a fim de competir e se envolver mais com uma das suas paixões: a natação. Posteriormente se formou em Jornalismo e fez um MBA em Administração na Fundação Getúlio Vargas. “Eu vim para Vitória e estou aqui até hoje, ou seja, mais da metade da minha vida estou aqui nesta cidade e tenho muito orgulho do lugar que me recebeu bem. Foi aqui que eu construí a minha família e o meu sucesso. Conheci pessoas maravilhosas que me ajudaram e fizeram parte dessa jornada, porque sozinho a gente de fato não faz nada, não vai a lugar nenhum”.

Experimente por 7 dias grátis

A expertise em vendas

Rogério começou desde cedo a atuar na área de vendas. Com 20 anos, rodava toda a região de Vitória de bicicleta vendendo balas e doces para padarias e estabelecimentos. Um dia conheceu um representante da Martins, maior atacado da América Latina, e surgiu o sonho e interesse de trabalhar na empresa. “Eu falei para mim mesmo: ‘eu vou trabalhar nesta empresa, para ter um computador e para poder ter um carro’. Este era o meu objetivo naquela época. Comecei a estudar muito sobre a empresa, a ler as revistas sobre a história do Alair Martins, da família dele e de como aquela empresa foi fundada”, comenta.

A realização de um sonho

Rogério foi representante de vendas do Grupo Martins em Vitória. Foi responsável por uma das maiores vendas e cases da empresa, comercializou centenas de computadores e impressoras para a Unimed da região, consolidando seu sucesso na empresa. Foi convidado a se mudar e trabalhar na filial de Uberlândia para ajudar a implementar um novo projeto na região.

Decisão difícil: o pedido de demissão

Aos 26 anos, Rogério teve que tomar uma decisão importante e escolher entre permanecer ao lado de sua família ou ficar distante deles. Nascia a filha Vitória, que recebeu o mesmo nome da cidade que Rogério tanto ama, e ele decidiu se demitir para voltar à região e ficar ao lado da família.

“Eu nunca tive medo de começar de novo. É assim que vou construir a minha vida, você tem que estar preparado para as oportunidades. Na minha cabeça, o bloco de priorização não estava alocado de forma correta. A minha filha era a minha prioridade. A decisão foi fácil porque a minha filha era mais importante que o Martins. Mas como sustentar essa realidade largando o emprego?”, explica Rogério.

Os erros da trajetória empreendedora

Após retornar a Vitória, Rogério começou a procurar novas formas de ganhar dinheiro e abriu uma distribuidora de produtos de food service – são alimentos focados nos atacadistas e grandes estabelecimentos, como indústrias e restaurantes. Mas, logo no começo ele percebeu que havia cometido um erro.

“Construímos uma empresa, literalmente. Montamos o depósito e aí foi o problema porque gastamos todo o dinheiro com a obra. Começamos quebrados. Primeira grande lição foi que eu não precisava construir, podia alugar um espaço”, revela o empreendedor.

O início de uma parceria

Rogério precisava de um sócio para ajudar a consolidar o negócio de distribuição. Em 2002, em uma viagem a São Paulo, reencontrou um antigo amigo, o Anselmo, que se tornaria sócio e companheiro de Rogério na trajetória do negócio próprio. Naquela época, a empresa ganhava forma e começava a se tornar representante de uma importadora de vinhos na região e a ideia era trazer a expertise de Anselmo na área de tecnologia para desenvolver um novo site para o negócio e atrair mais clientes.

A busca por investimento

O site de vinhos começou a crescer e iniciou-se um fenômeno que Rogério e Anselmo não esperavam, muitos pedidos de outros estados e cidades começaram a chegar. Mas, eles não sabiam como poderiam atender essa demanda e foi aí que começaram a procurar investimento para conseguir alavancar o negócio. Em 2004, nascia a Estação do Vinho, que logo de início recebeu aporte de um grande empresário do Espírito Santo e que já era cliente e amigo de Rogério.

O nascimento da Wine.com.br

Depois de quatro anos, Rogério e Anselmo começaram a discordar das visões de seus investidores e achavam que poderiam seguir outro caminho. Eles saíram da Estação do Vinho e fundaram a Wine.com.br em 2008. Em um ano o negócio já atendia 14 mil clientes e 250 mil garrafas entregues e, em 2010, era lançado o ClubeW, com o intuito de oferecer uma experiência diferenciada aos clientes.

Construção de um legado

Em 2014, Anselmo resolveu sair da empresa o que marcou muito Rogério e o negócio, afinal cada um se complementava em gestão e conhecimento. A saída de Anselmo significou a construção e o deixado de um legado focado na busca pela inovação.

“Estamos surfando até hoje no legado que o Anselmo deixou. Logicamente aperfeiçoando e modernizando. Mas, começou com ele e a gente não abre mão de continuar nessa tendência, focando em inovação e tecnologia”, comenta Rogério.

Crescimento e expansão do negócio

Com 10 anos de vida, a Wine.com.br se tornou o maior e-commerce de vinhos da América Latina, diversificou sua atuação criando diversos serviços voltados a nichos, como a Wine2b especializada em atender restaurantes, hotéis e grandes companhias, e entrou para a lista das 50 empresas mais inovadoras do Brasil, ficando em 7º lugar, de acordo com o levantamento realizado pela consultoria DOM Strategy Partners. Em 2016, Abílio Diniz, um dos maiores empreendedores do Brasil, tronou-se sócio do negócio de Rogério, que atualmente possui mais de 2 mil rótulos em seu catálogo.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s