Aprenda como agir nos casos de envenenamento animal


Muitas são as receitas caseiras que ensinam como cortar os efeitos dos venenos ingeridos pelos animais, mas será que existe alguma verdade nessas receitas caseiras?

Hoje vamos falar sobre como identificar o envenenamento e socorrer seu peludinho, fique ligado no post!

Se você é daquelas pessoas que deixam seus peludinhos andarem livres por aí, cuidado, eles podem comer o que não podem ou devem, e se intoxicar!

Os riscos de um animal criado com acesso a rua são muitos:

  • Podem ser perder;
  • Risco de atropelamento;
  • Podem adquirir doenças (por disputas territoriais, alimentos, acasalamento ou até mesmo por fungos de algumas plantas);
  • Ainda tem o quesito ser humano! Algumas pessoas não gostam dos animais e para a cereja de seus bolos se divertem maltratando, jogando água fervente ou simplesmente dando alimento com veneno!

Muito cuidado com seus bichinhos que saem para passear sozinhos!

Envenenamento

Por definição, podemos dizer que: “envenenamento são todos os efeitos danosos às células do organismo por substâncias nocivas que entraram no corpo de alguma forma e que podem causar sérios danos ao indivíduo ou até levar à morte.

Os venenos podem ser ingeridos, aspirados do ar, injetados na veia ou absorvidos na pele, seja acidentalmente ou de forma voluntária. Alguns venenos são potencialmente ou inevitavelmente mortais; outros podem causar danos variáveis e deixar sequelas graves sem, contudo, levarem à morte. Os efeitos dos venenos sobre o organismo dependem, por um lado, da dose deles e, por outro, do tempo decorrido desde que foram ingeridos.”

Com os animais é muito comum que sofram envenenamento por ingestão. Algumas pessoas colocam veneno em alimentos e oferecem propositalmente aos animais ( Veja aqui alimentos que você jamais deve oferecer ao seu cachorro). Outro caso muito comum, são pessoas que colocam veneno para matar ratos e os animais, normalmente gatos, acabam ingerindo por acidente.

Nesses casos de envenenamento, sempre temos um vizinho ou amigo com alguma receita caseira ensinando como cortar o efeito do veneno no animal.

Receitas caseiras para cortar o efeito do veneno

envenenamento

A Médica Veterinária,  Drª Leticia Maria Cianci de Medeiros CRMVSP 18900, conversou gentilmente com a gente sobre essas “receitas milagrosas”.

Eu fiz uma pesquisa na internet e achei várias dicas de como cortar o efeito do veneno no animal, são elas:

  • Dar ovo batido cru ao animal;
  • Dar gema de ovo crua;
  • Dar clara de ovo crua batida;
  • Leite gelado;
  • Oferecer quiabo cozido somente em água;
  • Cozinhar o quiabo e dar somente a baba do quiabo;
  • E dizem que quando o animal está babando ou tendo febre, pode-se dar Dipirona.

Segundo a Drª Leticia, nenhuma dessas coisas citadas acima tem a capacidade de cortar o efeito dos venenos. Pelo menos, nada comprovado cientificamente.

Como proceder em casos de envenenamento

A Drª Leticia Maria nos disse que o ideal é induzir o vômito e correr pro veterinário o mais rápido possível. Essa indução ao vômito se faz necessária tanto nos casos de envenenamento por plantas como por veneno para matar ratos.

Nos disse ainda que é sempre bom ter em casa sachês ou pastilhas de carvão ativado. Muitas vezes ele mesmo induz ao vômito. O carvão ativado existe na apresentação de uso humano e uso veterinário. Opte pelo uso veterinário, que é até mais fácil de se encontrar em lojas especializadas. A Drª Leticia faz questão de enfatizar que o carvão ativado não é milagroso, ou seja, não age em todos os tipos de envenenamento. Com as plantas por exemplo (Veja aqui plantas perigosas para os peludos), existem medicações específicas, antídotos específicos. É que na maioria das  vezes o animal chega intoxicado e nem o dono sabe o que foi. Por isso é bom sempre induzir o vômito. A quantidade ingerida também é outro problema, quanto mais veneno tiver, mais problemático será para salvar.

Sobre a Dipirona que falamos acima, a Drª explica que ela tem outra função e não de cortar o efeito do veneno. A Drª Leticia nos disse que a Dipirona é um analgésico e antipirético, portanto em casos de febre pode ser dado sim, já em relação a salivar ou babar, a Dipirona não faz o animal parar de salivar, muito pelo contrário, os gatos salivam muito mais com ela. O correto é levar ao veterinário o quanto antes, para as chances de salvamento serem maior.

Tratamento

dog

A Drª Leticia nos explica que nesses casos de envenenamento são necessários medicações injetáveis específicas e algumas vezes internação! A porcentagem de sobrevivência é grande. É óbvio que se o animal ingeriu algum veneno e o socorro foi muito demorado, ele vem a óbito. Mas em relação aos que são socorridos a taxa de sobrevida é bem grande (em torno de 90%, pelo menos na minha rotina), nos relata a Drª.

Um dado muito importante que a médica nos dá é que os envenenamentos mais comuns são com chumbinho (veneno muito comum usado para matar ratos).

O melhor é manter seu peludinho sempre ao alcance dos olhos. A rua não foi feita para eles, os riscos são maiores que os possíveis benefícios da liberdade perigosa ao qual estão expostos.

Se tiver com alguma infestação de ratos em casa, não use esse tipo de veneno. Alias, alguém me corrija, mas acho que já foi proibida a sua venda. Pelo menos aqui onde moro não se acha mais.

Há cerca de 1 ano, recebemos a visita de uns roedores aqui em casa, e chamamos uma empresa de dedetização e para minha surpresa, foi algo mais barato do que imaginava e o procedimento deles é algo muito simples. O melhor é que não afeta nem os moradores humanos, nem os moradores animais. Usam produtos que se um gato ou cachorro ingerirem por acidente, não faz mal. Gente, vale muito a pena! Segurança é fundamental.

Gostaria de agradecer a boa vontade da Drª Leticia Maria Cianci de Medeiros, médica veterinária, que gentilmente respondeu a inúmeros e-mails repletos de dúvidas para que esse post fosse feito com o mais puro carinho e informação para vocês.

E aí, gostaram da matéria de hoje? Já passou por alguma situação assim?

Deixe suas dúvidas e histórias nos comentários, vamos adorar ler!

Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados para vocês, até lá! 🐾🐾

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s