Você está demitido! Confira 05 tecnologias que poderão tirar seu emprego em breve!



Uma das atividades que lidero envolve imersões de negócios no Vale do Silício, nos últimos 24 meses foram 09 viagens visitando empresas, fazendo networking, participando de eventos naquela região e percebi que muitas vezes olhamos para uma inovação, uma nova tecnologia e ficamos admirado, mas poucos refletem o que e o quanto ela pode influenciar toda uma cadeia de negócios, uma destas pode ser a sua área.

Observando algumas áreas e refletindo um pouco sobre estas mudanças, percebi que assim como no passado tivemos a revolução industrial, neste momento estamos vivendo algo que é muito maior do que uma mudança na forma como as empresas fazem negócio e sim mudanças de comportamento das pessoas que consomem produtos e serviços, porem dentro desta demanda temos alguns pontos que merecem total atenção por influenciar e muito na questão de geração de empregos, e que vale a pena observar com mais atenção.

Desta forma, listei abaixo 05 tecnologias que já estão em testes e que poderão fazer você ou alguém próximo de ti a perder o emprego:

1 – Veículos elétricos: Segundo matéria na revista Exame os carros elétricos, uma séria ameaça para companhias petroleiras, em 15 a 20 anos, o número de veículos elétricos deverá representar 30% dos carros circulando nas ruas. Isso impactará diretamente nos empregos das áreas: metalúrgica e indústria naval ( para produção de petróleo), auto-peças (veículos elétricos desgasta menos o veículo), concessionárias, postos de gasolina (os pontos de abastecimento serão espalhados e autônomos, nos EUA já funciona desta forma faz um tempo);

2 – Delivery: até nossas pizzas deverão em breve chegar de drones,  uma das maiores redes de pizzarias americana a  Domino´s já tem realizado alguns testes ou em outros casos como da gigante do comércio eletrônico, a Amazon, que está desenvolvendo tecnologia já em testes da qual permitirá a você fazer compras na internet e poderá receber rapidamente seu produto vindo por meio de um drone! Já parou para pensar quantas pessoas deixarão de ter emprego nestes setores?

3- Veículos autônomos: neste caso, relacionado a serviços afetaram diretamente indústrias de logísticas e transportes, afinal nos EUA já está em testes caminhões sem motoristas, imagine quantos caminhões, vans, carros, transportam diariamente produtos para serem consumidas em todas as cidades do nosso país!
Também serão afetados empresas de estacionamentos, pois serão menos veículos particulares rodando por utilizarem meios de transporte como Uber, o que por consequência afeta também a indústria automativa, afinal, menos veículos, menos produção, menos funcionários nas industrias de produção de carros, auto-peças, garagens, funcionários…

4 – Compre sem parar para pagar: A Amazon esta desenvolvendo um app já em testes que ao baixar e instalar, caso você necessite entrar em um supermercado para comprar algo, basta acionar o app ao chegar no estabelecimento, pegar o produto na gôndola e sair do local. O App faz todo o serviço de reconhecimento do produto e pagamento online.

5- Setor de Turismo: Aqui também temos situações que a tecnologia vai influenciar todo um segmento, de agentes de turismo, guias e outras funções. Com o aperfeiçoamento da tecnologia de realidade virtual, a experiência em viajar para outros países poderá ser feito dentro da sua própria casa. Grandes empresas de companhia aérea estão investindo nesta tecnologia por entenderem que muito em breve, venderão menos assentos em seus aviões, pois muitas pessoas deixarão de viajar presencialmente e sim virtualmente. Lembro que aqui já temos o caso do Airbnb, aquela plataforma que permite você viajar e em vez de ficar em um hotel, poderá ficar em uma casa, apartamento de um desconhecido, em algumas cidades, pequenas pousadas, pequenos hotéis já tem sentido a concorrência.

Gostaria somente de frisar que não trouxe esta minha reflexão acima e meu ponto de vista a respeito deste assunto de forma negativa e sim provocar as pessoas a começar a olhar sob um novo prisma do que está por vir.

Afinal não podemos mudar o passado, mas o futuro, será escrito em cima das decisões que você tomar hoje!
Para saber mais informações sobre nossos programas no Vale do Silícioclique aqui!

 


Andre Bianchi – Liderou 07 atividades no Vale do Silício – USA.

Youtube: https://www.youtube.com/AndreBianchiEmpresario
Linkedin: br.linkedin.com/in/andrebianchi10
Facebook: https://www.facebook.com/AndreBianchiEmpresario/
CEO e Diretor de Missões Internacionais ao Vale do Silício BWi Participações (desde 2013) (www.bwiparticipacoes.com.br)
Sócio e Conselheiro Grupo GV8 (Desde 2006) (www.gv8.com.br)
Sócio – Diretor de Negócios A Magia do Mundo dos Negócios (www.amagiadomundodosnegocios.com.br)
Presidente ABRADi-ISP (2013-2015),
Diretor Comitê Empreendedorismo ABRADi Nacional ( 2015-2016)
Membro Banca de Investidores Acelera Startup – FIESP ( 4ª e 5ª Edição)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s