Vale do Silício: O que torna esta região tão rica e promissora?


Nos últimos 2 anos, liderei 9 missões de negócios ao Vale do Silício, desta forma, tive oportunidade de conhecer a região, os bastidores do que ocorre dentro das startups e eventos e por este motivo percebi algumas características que tornam esta parte da Califórnia tão rica e promissora. Relacionei abaixo 05 características que me chamaram a atenção:

1) Multicultural: O Vale do Silício é composto por uma região que vai do norte de San Francisco até San José, passando por cidades e condados, dentre eles Cupertino, Palo Alto, Mountain View. Nesta parte dos Estados Unidos existe uma concentração de pessoas que vieram de mais de 100 países, cada um trazendo um pouco de sua cultura, sua forma de viver e pensar. Como consequência, todos são muito abertos a conhecer novas pessoas e abertos a novos conceitos de negócios.

 

2) História do empreendedorismo: muito antes da internet, aplicativos e empresas relacionadas a tecnologia (um dos componentes utilizado nos computadores é o silício), temos que voltar quase 200 anos na história da região. Primeiramente aquela parte de terra um dia pertenceu a Espanha, posteriormente o México declarou independência trazendo consigo a Califórnia, e mais a frente os Estados Unidos tomou para eles. Neste meio tempo, descobriu-se ouro, mesmo que por um período breve, trouxe milhares de pessoas a procura de riqueza e oportunidades, e para suprir as necessidades destas pessoas que estavam se deslocando e desbravando a região a procura de ouro, várias empresas surgiram, dentre elas a famosa calça jeans – Levi´s que inicialmente utilizava o tecido (lona) das barracas dos garimpeiros. Portanto, podemos dizer que o estímulo ao empreendedorismo remonta ao período do ciclo do ouro.

3) Investimento em conhecimento: Naquela região temos 2 famosas universidades: Berkley e Stanford. Ambas fundamentais para abastecer a necessidade de mão de obra de dezenas de milhares de empresas. Alunos de Stanford fundaram por exemplo Google, IBM dentre outras empresas que você deve utilizar no seu dia a dia.

4) Fundos de investimento: segundo pesquisa da PricewaterhouseCoopers (2014 – clique aqui), 3.5 Bilhões de dólares foram destinados a investimento no Vale do  Silício. É desta região que temos a maior concentração de empresas com valor de mercado acima de USS 1 Bilhão, podemos citar algumas: Apple, Google, Facebook, Uber, Spotfy, SalesForce dentre outras.
Um dos pontos tradicionais e emblemáticos quanto a investidores é Red Rock Café em Mountain View, que ganhou fama por ter sido o espaço utilizado na criação do Paypal, empresa do Elon Musk, tido hoje como um dos mais inovadores e visionários empreendedores da atualidade, ele vendeu a empresa de pagamentos online e hoje lidera empresas como Tesla e SpaceX.

5) Ecossistema: fechando o ciclo, com grande concentração de empreendedores, universidades e fundos de investimento você tem um cenário muito propício ao desenvolvimento humano e dos negócios.

Tem interesse em participar de missões de negócios no Vale do Silício?
Conheça nosso programa de imersão na  
região mais empreendedora e inovadora do mundo, clique aqui e solicite informações.
andrebianchiAndré Bianchi

Linkedin: br.linkedin.com/in/andrebianchi10
Facebook: https://www.facebook.com/andre.bianchi.92
CEO e Diretor de Missões Internacionais ao Vale do Silício BWi Participações (desde 2013) (www.bwiparticipacoes.com.br)
Sócio e Conselheiro Grupo GV8 (Desde 2006) (www.gv8.com.br)
Sócio – Diretor de Negócios A Magia do Mundo dos Negócios (www.amagiadomundodosnegocios.com.br)
Presidente ABRADi-ISP (2013-2015),
Diretor Comitê Empreendedorismo ABRADi Nacional ( 2015-2016)
Investidor: IEV Digital, Terere House, Fraternal Shop, PPt Slides e Certificadora Digital Gigatron Bauru
Membro Banca de Investidores Acelera Startup – FIESP ( 4ª e 5ª Edição)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s