Confira cinco dicas para conquistar e reter os consumidores em seu negócio


Todo empreendedor quando dá o pontapé inicial no seu negócio tem como objetivo conquistar clientes, além do lucro, é claro. Afinal, são os consumidores que mantém o empreendimento vivo e em constante crescimento no mercado.

Porém, tão importante quanto conquistar novos clientes para a sua empresa, é mantê-los fiéis a sua marca, fazendo com que eles sempre voltem. Pois custa menos financeira e estrategicamente para o negócio manter o seu público, do que conquistar novos.

Sem falar que o entra e sai de clientes cria um looping, no qual os recém chegados ao invés de aumentar o faturamento estão tapando o buraco deixado pelos ex-clientes. E sair dessa situação é um grande obstáculo para muitas empresas.

Essa rotatividade de clientes, torna o processo de vendas cansativo e a longo prazo o negócio estará fadado ao fracasso. Por isso, nós, do Aussi, separamos cinco dicas para manter a lealdade e aumentar o número de consumidores.

1) Reter os clientes atuais é um grande passo. Para isso, crie condições para que ele seja estimulado a voltar a comprar, por exemplo, um cartão fidelidade que traz desconto ou premiações para ele. Assim como um bom atendimento, é sempre uma arma eficaz;

2) Convide os clientes a retornarem ao seu negócio, seja oferecendo uma promoção exclusiva para eles ou falando de um produto novo que possa interessar. Isto pode ser feito de diversas formas: e-mail marketing, telefonema ou correspondência. O que não pode é deixar de falar com seu cliente só porque ele não voltou ao seu estabelecimento;

3) Atraia novos clientes via redes sociais: use os posts patrocinados para fazer negócio chegar a mais clientes. Se seu negócio é local, procure segmentar por pessoas próximas a você. Não deixe de fazer uma excelente segmentação para se comunicar com as pessoas certas;

4) Faça parceria com outros negócios complementares ao seu: indique clientes para essa loja e combine com ela de fazer o mesmo para você, assim os dois saem ganhando. Um exemplo é uma parceria entre uma oficina mecânica e uma loja de baterias, que vendem produtos e serviços complementares;

5) Deixe bem claro sua proposta de valor para o cliente. Você vende mais barato que seus concorrentes? Tem um produto de melhor qualidade? Tem o melhor atendimento da região? Todos esses atributos podem fazer a diferença para seu cliente escolher você a seu concorrente, então comunique esse atributo de forma clara e visível.

Sobre o Aussi
Desenvolvido por quatro jovens empreendedores, o aplicativo mobile Aussi é voltado para ajudar os empresários de pequeno porte, conectando-os entre si, de forma gratuita, para que todas suas dúvidas e problemas sejam sanados e resolvidos sem custo algum ao seu negócio, poupando tempo e dinheiro, que seria, anteriormente, investido na consultoria. A plataforma foi eleita uma das 60 mais inovadoras do estado do Rio de Janeiro e é acelerada pelo Startup Rio.

Sobre Antonio Cardoso
Formado em economia pela IBMEC, Antonio Cardoso é o diretor de marketing do Aussi e sócio da Experimental Consultoria Empreendedora. Além disso, é mentor do Programa Shell Iniciativa Jovem e da Maratona de Negócios Sociais do SEBRAE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s