4 dicas para aumentar sua produtividade


Você também chega no final do dia e sente aquela sensação de que não cumpriu todas as atividades que deveria?
Correu o dia todo para resolver inúmeras coisas, mas ainda existe aquela frustração por não ser tão produtivo como gostaria?

Acompanhe aqui algumas dicas para que seu tempo não seja desperdiçado e consiga aumentar sua produtividade:

– Valorize seu tempo e dos outros também!
Chegar no horário marcado ainda está longe de ser a marca registrada dos brasileiros, mas além de educado, significa que você está valorizando o seu tempo e do outro também.
Programe-se para sair mais cedo, pois principalmente em grandes centros o trânsito é intenso e passível de atrasos.
Respeite horários de reuniões (hora de início e de finalização), informe ao cliente os horários disponíveis, aos colaboradores, aos amigos e familiares, assim todos poderão aproveitar melhor o tempo, sem prolongamentos desnecessários.

– Aprenda a dizer não!
Acompanho muitas pessoas que reclamam da falta de tempo, mas percebo que acabam sempre assumindo responsabilidades que não são delas, ou aceitam parcerias que não agregam, pois não analisam os por menores, e muitas vezes isso ocorre por receio de dizer um sonoro “não” e a pessoa ficar magoada, ou qualquer outro tipo de reação negativa.
Nem tudo para o que falamos “sim” de fato agrega ou é produtivo a nós. Analise antes de aceitar propostas e oportunidades que em um primeiro momento parecem ótimas, mas apenas irão tumultuar ainda mais sua agenda.

– Reconheça os seus ladrões de tempo!
Interrupções e notificações de redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram, Emails) têm sido os vilões da atualidade.
Alguns estudos da Neurociência mostram que quando você está concentrado e é interrompido por uma simples pergunta de segundos, o nosso cérebro leva de 7 a 14 minutos para se concentrar novamente. Imagine no seu dia de trabalho quantas interrupções você tem e quanto tempo é perdido para se concentrar novamente. Irá se surpreender!
As notificações (sons, luzes, mensagens) também fazem com que nosso tempo seja perdido, pois é automático desviarmos a atenção do que estamos fazendo para visualizar mensagens, que muitas vezes não agregam e não são urgentes, pois nosso imediatismo e curiosidade falam mais alto.
Silenciar os grupos de whatsapp por alguns momentos ou simplesmente colocar o celular com a tela para baixo, por exemplo, pode te ajudar a manter a concentração. Faça o teste!


– Utilize os recursos a seu favor!
Não faltam recursos para nos auxiliar a gerenciar o tempo e deixa-lo mais produtivo, tanto para aqueles que são do online, como para aquelas pessoas que preferem o bom e velho papel.
Agendas online (ex: Google Calendar), aplicativos e softwares para os mais variados objetivos como as listas do que fazer, listas de compras, alarmes para compromissos, lembretes de clientes a visitar, visualização de vôos agendados, e tantos outros que facilitarão sua rotina.
Para a turma do papel, existem atualmente agendas mais atrativas, facilitando a vida de quem é mais visual, as canetas e post its coloridos também ajudam nessa tarefa, assim como os planners semanais e mensais.
O que não vale é esquecer compromissos, deixar de fazer tarefas e não se programar com antecedência!

 

Joyce Bianchi é Coach, formada pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), descobriu sua verdadeira paixão na área empresarial, empreendedorismo e protagonismo feminino.

Diretora de Missões de Negócios, proporciona aos empresários e empreendedores brasileiros uma experiência única no Vale do Silício-EUA, a região mais inovadora do mundo, em uma missão internacional  de negócios para compreender o mindset americano e provocar os empresários a incorporarem a inovação em suas empresas e projetos, além de realizar visitas técnicas desde o ambiente acadêmico, passando por startups, aceleradoras, até grandes empresas como Google e Facebook.

Ao longo de 11 anos empreendendo na área de Desenvolvimento Web, adquiriu expertise em  marketing digital, gestão de negócios e pessoas. Acredita no potencial do ser humano e está sempre empenhada em auxiliar na transformação do indivíduo e da sociedade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s