Saiba o que são OKRs, ou “resultados-chaves”


27/11/2017

A metodologia torna os objetivos da organização mais claros e palpáveis para todos os colaboradores

O OKR (Objectives and Key Results) é um framework que “espalha” a estratégia da empresa para todas as suas áreas. Criado na década de 70 pela Intel, hoje a metodologia é adotada por diversas empresas como Twitter, Linkedin e Google.

A metodologia funciona da seguinte maneira: a organização define seus principais objetivos e, a partir disso, define seus “resultados-chaves”, suas ações concretas e mensuráveis que indicarão o progresso da organização.

Por exemplo: digamos que o objetivo de uma grande franquia seja aumentar em 20% seu número de lojas em um ano. Seus Key Results podem ser:

1) selecionar potenciais candidatos a franqueados no até o final do primeiro trimestre;
2) treinar pelo menos metade dos candidatos durante o segundo trimestre;
3) assinar contrato com os novos franqueados até o final do terceiro trimestre;
4) inaugurar as novas lojas no final do quarto trimestre.

Benefícios dos OKRs
Os OKRs devem servir como um Norte para a organização. Essa é a principal vantagem em se adotar a metodologia, pois cada área/funcionário consegue identificar quais são as suas prioridades. A partir do momento em que se estabeleceu um Key Result fica mais claro determinar o que é mais importante e urgente para a organização, assim, evitando que atividades diárias ou demandas repentinas ofusquem a meta da equipe.

É muito comum que esse framework seja utilizado em organizações que adotam a metodologia de gestão à vista. Isso porque OKR nada mais é do que deixar claro o que a empresa deseja alcançar e o que precisa acontecer para atingir essa meta.

E, para essa metodologia ser eficiente, é preciso que toda a organização tenha acesso aos objetivos estratégicos e resultados esperados. Dessa forma, cria-se um sentimento de engajamento e união, pois todos os colaboradores conseguem ver que a organização, como um todo, está trabalhando em prol de um objetivo em comum.

Capacitação da FNQ
Aprender a estruturar as atividades para atingir os objetivos da organização e mensurar os resultados são os pontos-chave da metodologia OKR.

A FNQ oferece cursos temáticos que podem ajudar você a implementar esse framework. As capacitações “Estruturação e melhoria de processos” e “Sistema de indicadores” estão com turmas abertas para os dias 4 e 5 e 6 e 7 de dezembro, respectivamente. Ambas as capacitações levam seus participantes para uma visita de benchmarking na sede da Natura, em Cajamar, no dia 8 de dezembro. Saiba mais sobre os cursos e inscreva-se!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s