Quer se tornar CEO? Veja o que essas mulheres fizeram para chegar lá


Estudo analisou a trajetória profissional de 57 mulheres que chegaram ao topo da hierarquia nas empresas onde trabalhavam

28/11/2018 – 10H38 – ATUALIZADA ÀS 10H38 – POR MICAELA DOS SANTOS

Promover mulheres à liderança ainda é desafio para empresas (Foto: Pexels)PROMOVER MULHERES À LIDERANÇA AINDA É DESAFIO PARA EMPRESAS (FOTO: PEXELS)

A trajetória para se chegar à liderança de uma empresa é repleta de desafios que envolvem a capacidade de gerar resultados, construir relacionamentos e mobilizar pessoas. No caso das mulheres, esse caminho pode exigir uma série extra de esforços, uma vez que elas ainda são minora em posições de chefia, como CEO ou diretor.

Como elas chegam ao topo? Quais as características comuns entre as mulheres que se tornaram CEOs? Para responder essas questões, o estudo “Women CEOs Speak”, da consultoria Korn Ferry, analisou a trajetória profissional de 57 mulheres CEOs e ex-CEOs.

Inédita no Brasil, a pesquisa faz parte de uma iniciativa da Fundação Rockfeller, que visa promover a equidade de gênero nas empresas, e foi apresentada durante o 8° Fórum Mulheres em Destaque, nesta quarta-feira (28/11), em São Paulo.

O estudo constatou que as mulheres eram, em média, quatro anos mais velhas que seus colegas homens antes de se tornarem CEOs. Na prática, elas trabalharam mais para chegar lá, tendo passado por um número maior de funções e empresas antes de alcançarem a presidência.

A seguir, confira outras seis conclusões da pesquisa que ajudam a compreender o perfil e as características das mulheres que chegaram ao topo da hierarquia corporativa.

1. Poucas se preparam para ser CEO
Tornar-se CEO não era o objetivo da maioria das mulheres entrevistadas. De acordo com o estudo, apenas 12% delas sempre souberam que queriam ser CEOs, e dois terços nunca tinham pensado em assumir o cargo até que um chefe ou mentor as encorajou. Em vez disso, elas estavam mais concentradas em atingir metas e fechar novos negócios do que em avançar na carreira.

2. Elas têm experiência em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)
As áreas de STEM foram importantes plataformas de lançamento para as mulheres que mais tarde se tornaram CEOs. Cerca de 40% delas iniciaram a carreira com algum conhecimento técnico em STEM. A capacidade de gerar resultados em áreas que exigem metas claras e objetivas contribuiu para que as mulheres se tornassem especialistas e construíssem credibilidade antes de se tornarem líderes em seus negócios.

3. Não há um só caminho que leva ao topo
Foram descobertos diversos caminhos que levaram essas mulheres à posição de CEO. Embora algumas estivessem interessadas em aprender coisas novas ou se concentrar em inovação e crescimento, poucas traçaram planos estratégicos para se tornarem presidente.

4. Busca por causar impactos positivos é a grande motivação
O desejo por status, poder e recompensa não é o que atrai as mulheres para o cargo de CEO. A pesquisa mostra que, para 68% delas, as motivações que as levaram a assumir o papel de liderança estavam relacionadas à possibilidade de suas empresas gerarem impactos positivos para os funcionários e sua comunidade. Para 23% das entrevistadas, a criação de uma cultura positiva foi uma de suas principais realizações como CEO.

5. Resiliência e autoconsciência levam ao sucesso
O estudo também buscou avaliar quais competências específicas as entrevistadas procuraram desenvolver nos momentos cruciais durante sua ascensão ao cargo de CEO. As características mais citadas incluíram: visão estratégica, resiliência, coragem, autoconsciência e assumir riscos.

6. Elas valorizam muito a contribuição da equipe
As mulheres se mostraram mais propensas a compartilhar seus créditos com os outros e a valorizar as contribuições da equipe, pois entendem que ninguém pode alcançar os resultados sozinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s