Planejamento estratégico pessoal: qual sua missão, visão e valores


 Publicado em: 03/03/2016  Por: Equipe SBie

homem de negócios em estrada

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça este conteúdo0:0004:15AudimaAbrir menu de opções do player Audima.

O planejamento estratégico, no mundo corporativo, é composto por missão, visão e valores que justificam a existência da empresa e estabelecem estratégias para ela alcançar seus objetivos.

Na vida pessoal, estabelecer objetivos também é fundamental para dar rumo à vida, uma vez que somos os grandes e únicos responsáveis pela realização dos nossos sonhos. Sem um planejamento adequado, ficamos dependentes dos estímulos e distrações da vida moderna, especialmente em uma sociedade que a falta de tempo justifica qualquer descuido.

Planejamento estratégico pessoal é o processo de imaginar, criar e construir o seu futuro. Para nortear esse processo, é importante ter em mente três pontos essenciais: missão, visão e valores — que funcionam como ponto de partida para que o seu planejamento seja baseado em quem você realmente é e no seu propósito de vida.

A tríade do planejamento estratégico pessoal

Missão

Qual sua missão? O que você veio fazer no mundo? Qual seu propósito? Esse ponto é bastante complexo, mas com as perguntas certas você é capaz de encontrar as respostas. Veja algumas sugestões:

– No que você é bom e faz de olhos fechados? (exemplo: cálculos, trabalhos manuais, comunicação, planejamento, negociações, cuidar de pessoas)

– Para que as pessoas lhe procuram? (exemplo: quando precisam desabafar, para resolver um problema, quando precisam se animar, para se acalmar, quando precisam de um conselho, quando precisam de um trabalho manual, para se arrumar)

– De todos os papéis que você desempenha, qual o que você faz com mais facilidade?

 Pelo que você quer ser lembrado? Quais atividades quer deixar como exemplo, quais sentimentos quer deixar nas pessoas?

Analise suas respostas e veja a relação entre elas. Os pontos em comum indicarão seu legado, sua missão de vida e a contribuição que você deixará para o mundo.

Visão

O que você espera de seu futuro? Onde você estará em um, cinco, dez e 25 anos? O que estará fazendo? Quais terão sido suas realizações? Quem terá conhecido? O que terá aprendido?

Explore todas as saúdes da sua vida: física, profissional, familiar, espiritual, social, financeira e intelectual.

Valores

Para descobrir seus valores, siga as três etapas abaixo:

1- Pergunte-se quais princípios guiam suas decisões e comportamentos, e descubra o que é importante para você. Talvez seja a liberdade, a integridade, a justiça, a humildade, a generosidade, a autonomia, a autoconfiança, o reconhecimento, o afeto ou qualquer outra coisa que faça sentido para você. Também pode ser um conjunto de todos esses fatores.

Esses aspectos representam o que você é de fato, e não o que gostaria que as pessoas pensassem a seu respeito. Escolha valores que tenham a ver ao seu caráter, e não com sua reputação.

2- Coloque os valores em ordem de prioridade, e perceba se eles são materiais ou emocionais, individuais ou coletivos.

3- Escreva um parágrafo para cada um dos valores escolhidos. Este é o momento de unir razão e emoção, cabeça e coração. Coloque no papel o motivo de suas escolhas, leia com atenção e reflita.

Essa sua carta de valores é pessoal e intransferível, e todas as suas decisões devem ser baseadas nela. Uma atitude em desacordo com seus valores pode causar desconforto, e se isso não acontecer é preciso fazer uma revisão dos seus valores para perceber se algo mudou internamente ou se você está passando por cima de seus valores.

Inteligência Emocional: descubra quem você é

Ao desenvolver a Inteligência Emocional, você se aproxima ainda mais de sua missão e valores, além de aprender como explorar seus recursos para conquistar as metas do seu planejamento pessoal. Não perca mais tempo e comece agora mesmo o seu processo de autoconhecimento com o Método LOTUS.

Imagem: © Depositphotos.com / alphaspirit

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s