Organização pessoal: confira um planejamento e deixe a rotina em dia até o final do ano


Organização pessoal: confira um planejamento e deixe a rotina em dia até o final do ano

Fonte: Revista do ZAP

Com força de vontade e comprometimento, você pode mudar hábitos que atrapalham suas tarefas e atividades

Quem nunca ouviu – ou proferiu – afirmações como “não tenho tempo”ou “preciso me organizar”? Com tantas atividades em nossas rotinas envolvendo carreira, família, saúde e tantos outros aspectos, fica difícil dar conta de tudo. Saiba que há uma profunda e importante associação entreorganização física e mental. Por isso, com pequenas mudanças de hábito, podemos começar a colocar mais ordem e tranquilidade em nossas vidas para sermos mais felizes e realizados com o momento presente.

Você sabia que faltam apenas 11 semanas para o Ano Novo? Um momento que, tradicionalmente, gera expectativas para vermos novos e velhos projetos sendo realizados. Que tal, então, planejar desde já uma organização mais estável e concreta? Sugiro algumas ideias simples, porém incrivelmente efetivas. A proposta é que você substitua aquelas eternas promessas – naturais de final de ano e, em geral, engavetadas – por metas menores, que podem ser facilmente conquistadas e favorecerão sua motivação para continuar.

Sendo assim, eleja onze itens ou atividades a serem organizados até o final deste ano.  Não se atenha somente a ambientes físicos: pode ser ter mais tempo, começar atividades físicas, fazer check-ups, arrumar arquivos do computador, ficar menos tempo nas redes sociais, entre outros.

Para cada item de sua lista, você terá uma semana para tomar providências ou executar a tarefa. Determine data e hora para o término da ação. Além disso, interiorize que a finalização desse ponto lhe trará um magnífico bem-estar físico e mental; seu cumprimento é tão importante quanto o cronograma a ser entregue na empresa ou na reunião de condomínio. Você precisa se comprometer!  Inclusive, coloque na agenda para se lembrar. Leve a sério sua lista e tenha em mente que um dos inimigos mais perversos de nossas realizações é o hábito. Se você não está plenamente feliz com sua rotina, é hora de mudanças.

Para planejar sua organização, inspire-se neste exemplo:

1) Tarefa: organizar arquivos do computador
Quando: de 9 a 16/10, das 18h às 19h
O que preciso: de um HD externo para fotos e backup

Pequenas atitudes, como as que relaciono abaixo, podem fazer grande diferença na sua rotina e proporcionar mais tempo e mais encantamento diante de seu dia:

>> Grave suas músicas favoritas e as escute no trânsito, grande vilão da escassez de tempo, para começar e terminar o dia com calma e bem-estar. Você também pode, conforme for sua lista de metas, escutar áudios de cursos de idiomas ou utilizar o momento para beneficiar sua espiritualidade ouvindo mensagens positivas.

>> Antecipe a escolha da roupa do dia seguinte e deixe tudo pronto na noite anterior. Além de não perder tempo pela manhã, você começa o dia com mais serenidade e suavidade.

>> Deixe na geladeira uma bandeja com todos os itens do café da manhã já organizados. Isso evita que você vá à geladeira várias vezes durante a refeição, deixando-a mais prazerosa.

>> Coloque dois, três, quatro ou mais sacos de lixo uns dentro dos outros na lixeira. Assim, ao remover o lixo diariamente, você não perderá tempo.

>> Lave toda a salada a ser consumida durante a semana no domingo e deixe tudo pronto na geladeira. Você economiza um tempo precioso de seu dia e, de quebra, se alimenta de forma mais saudável.

>> Não consegue usar uma agenda física? Ok. Reconheça essa dificuldade e encontre a melhor maneira de se lembrar de seus compromissos. Vale a do celular, bilhetinhos no computador… E siga em frente, mesmo sem agenda!

>> As lindas fotos de viagem ficaram esquecidas no computador?  Há três opções:

1) Deixe-as lá esquecidas e não se recorde de momentos felizes;
2) Reveja-as o tempo todo, colocando-as em um porta-retrato digital;
3) Revele todas elas, a preços bem mais acessíveis, já que estarão em maior quantidade. Há várias lojas virtuais nas quais você pode fazer upload bem rapidinho nos sites, e eles entregam tudo pronto em sua casa.

>> Se você costuma ajudar as pessoas mesmo sem ser solicitado, saiba que tarefas extras consomem um tempo valioso de nosso dia. Portanto, espere que seja abordado para realizar a atividade. Você verá as horas se multiplicarem.

>> Defina um horário de seu dia para cumprir tarefas online. A comunicação tornou-se muito digital e dinâmica. Sabemos de tudo o tempo todo e, a cada dia, somos mais seduzidos por essa agilidade. Contudo, muitas vezes, investimos tempo exagerado e valiosíssimo respondendo e-mails, mensagens e dando uma “espiada” nas redes sociais. Determinando um tempo específico para esse fim, você terá muito mais tempo para leituras, pesquisas ou estudos. Acredite!

É importante que você seja honesto consigo mesmo e determine suas reais necessidades. Precisa de mais tempo livre e menos ansiedade diante de inúmeros compromissos? Organize-se e saiba que sempre haverá várias possibilidades para dar conta de tudo. Aconteça o que acontecer, continue firme em seu propósito de mais organização e entusiasmo diante da vida!

“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor”
Johann Goethe – Pensador e escritor alemão (1749-1832)

Recordando: organizar é tornar fácil tudo o que é difícil. Uma semana impecável a todos e até quinta que vem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s