O que é uma empresa scale-up?


13/12/2017

Elas são responsáveis pela geração de 50% dos novos empregos no Brasil

As empresas scale-ups são aquelas que crescem com base em um modelo de negócio escalável. Isso significa que elas conseguem aumentar sua produtividade e melhorar seus resultados financeiros sem que seus custos cresçam no mesmo ritmo. Elas estão dentro do grupo de empresas de alto crescimento, ou seja, que crescem 20% ao ano, por três anos consecutivos (seja o crescimento de receita ou número de funcionários).

Crescimento sustentável
Para ser uma empresa scale-up, não basta apresentar um ritmo de crescimento acelerado, é preciso ser um modelo de negócio sustentável. Por exemplo, uma empresa de bebidas pode se beneficiar de um grande evento, como Olimpíadas, para alavancar seu crescimento pelos próximos anos, mas isso não a caracteriza como uma empresa scale-up. Isso porque depois que o fator externo for retirado da equação, será insustentável manter o ritmo de crescimento e de resultados.

Em uma empresa scale-up, o crescimento se dá porque seu modelo de negócios é sustentável e apresenta essa oportunidade de escalabilidade em si como, por exemplo, o caso do Uber.

Há, também, uma diferenciação no perfil do empreendedor, que no caso das scale-ups é um profissional que se importa com o impacto que a organização tem na sociedade. Há um sentimento de retribuir a ajuda que recebeu durante a sua jornada empreendedora.

Principais mitos
É importante entender que scale-ups não são necessariamente empresas grandes, na verdade, em sua maioria, são pequenas e médias empresas (PMEs). Outra característica é que elas costumam ser mais jovens do que as outras empresas, o que não significa que elas são novas. No Brasil, essas organizações têm, em média, 13 anos de atividade.

Ser uma empresa scale-up é um estágio de seu ciclo de vida. Elas não, necessariamente, manterão o mesmo ritmo de crescimento por toda sua história. Uma organização scale-up pode atingir um nível de estabilidade, perdendo a característica fundamental desse tipo de empresa.

Outro mito em relação às scale-ups é sobre a natureza das suas atividades. Acredita-se que elas pertencem, majoritariamente, à indústria high-tech, mas a verdade é que não há regra. Existem empresas scale-ups nas áreas de varejo, construção civil, transporte. São os mais variados setores espalhadas por diversas cidades, não só no sudoeste do País.

Apesar de serem responsáveis pela geração de 50% dos novos empregos no País, o estudo sobre empresas scale-ups ainda é incipiente e não há muitos trabalhos acadêmicos que se dediquem a decifrar suas características.

Você conhece alguma empresa scale up? Conte-nos nos comentários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s