Existe diferença entre organização pessoal e profissional?


 Publicado em: 18/03/2016  Por: Equipe SBie

desenho de mesa de trabalho organizada

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça este conteúdo0:0003:39AudimaAbrir menu de opções do player Audima.

Você acredita que as pessoas nascem organizadas ou esta é uma habilidade que se aprende ao longo da vida? Você acha que poderia mudar alguns hábitos para ser mais organizado — ou, se for o caso, um pouco menos organizado, metódico e preocupado? Seus pais eram organizados? Eles incentivavam você a arrumar seus brinquedos e ter responsabilidades?Havia regras e horários? Você vivia em um ambiente limpo e arrumado?

Organização é algo que se aprende, especialmente na infância. Repetimos comportamentos dos nossos pais quando crianças e, depois de adultos, praticamos aquilo que aprendemos. Mas isso não quer dizer que se você sempre foi bagunceiro e desorganizado, não poderá aprender a se organizar na vida adulta. A organização é um conjunto de hábitos e métodos que podem melhorar muito o desempenho pessoal e profissional.

Organização pessoal e profissional caminham juntas

Acúmulo de trabalho, imprevistos, atrasos, adiamento de tarefas, esquecimento, indecisão, perda de objetos. Esses são alguns preços que as pessoas desorganizadas costumam pagar no seu dia a dia, interferindo diretamente na produtividade pessoal e profissional.

Em meio a tantas tarefas diárias, é comum que o profissional moderno se descuide da organização pessoal. O resultado disso é a pouca produtividade: tudo passa a ser urgente, ocorre um desgaste de energia desnecessária e perda de tempo. Em contrapartida, um profissional organizado ganha mais tempo para seus afazeres e tem mais qualidade de vida, além de menos estresse.

Se você quer ser uma pessoa mais organizada, gerando mais produtividade no seu dia a dia pessoal e profissional, confira nossas dicas práticas que irão lhe ajudar nesse processo:

Arrume as gavetas, o armário e o carro

Jogue fora o que não serve mais, especialmente as coisas que você guarda apenas por medo de que possam fazer falta no futuro, mas que há tempos não têm utilidade nenhuma. Não tenha dó de jogar inutilidades fora: desapegue.

Faça anotações

Centralize suas anotações que estão dispersas em pequenos papéis. Mantenha uma agenda, um bloco com espiral ou caderno para anotações diárias.

Organize os ambientes

Organize livros, revistas, arquivos e objetos em estantes, armários ou caixas, evitando manter as coisas espalhadas.

Organize a correspondência

Determine um horário específico para verificar a correspondência e, para cada uma delas, pergunte-se: “qual a providencia a ser tomada? ”. Se não há nenhuma, jogue no lixo. Crie um arquivo em pastas para seus documentos pessoais, contas a pagar e a receber, xerox, entre outros arquivos importantes.

Gerencie suas tarefas

Faça uma lista das tarefas pessoais e profissionais, dividindo-as em urgentes e importantes. Estabeleça qual a prioridade de cada uma e determine uma data de conclusão. Deixe suas tarefas sempre à vista e, após iniciar uma tarefa, termine-a. Lembre-se de marcar as tarefas já concluídas.

Planeje seu dia

Dedique pelo menos 15 minutos diários para planejar e organizar o novo dia de trabalho. É mais simples adotar uma disciplina diária do que perder horas arrumando uma bagunça acumulada.

Para os compromissos mais importantes e urgentes, a dica é agendar em alguma mídia móvel, como o celular.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s