É possível recomeçar a vida aos 50 anos mesmo após tantos erros cometidos?


 Publicado em: 23/05/2017  Por: Equipe SBie
Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça este conteúdo0:0003:13AudimaAbrir menu de opções do player Audima.

Recomeçar é sempre uma tarefa bastante difícil independente da idade, uma vez que esse processo exige uma enorme capacidade de aceitação.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro atualmente é de 75 anos, um dado que mostra como os “cinquentões” ainda podem ter muitos motivos para traçar novas metas e realizar sonhos. Nesta fase da vida, geralmente os filhos já estão crescidos, a vida profissional está consolidada e, justamente por conta de todos os erros e tropeços cometidos, as experiências permitem que os fracassos sejam transformados em novas atitudes.

Recomeçar é sempre uma tarefa que traz aprendizado e evolução pessoal, mas exige capacidade de aceitação. Isso porque é preciso realizar mudanças internas para ir em busca do que realmente traz realização e felicidade para sua vida. O ser humano está em constante movimento, e saber a hora de virar a chave é essencial para evitar que um estado de tristeza ou depressão se instale.

Lembre-se: ao fazer sempre as mesmas coisas, fica impossível obter resultados diferentes. Não tente evitar os riscos, e tenha em mente que até mesmo os fracassos são importantes para o amadurecimento que fez você se tornar a pessoa que é hoje.

Dicas de Inteligência Emocional para transformar erros em atitudes positivas

Avalie sua trajetória

Olhe para o seu passado e avalie suas experiências, analisando racionalmente fracassos e vitórias. Revise suas ações e reflita sobre o que poderia ter sido diferente, o que faltou planejar e quais foram os excessos e ausências.

Não ignore seus fracassos

Em vez de fugir de seus momentos de fracasso, olhe para eles com carinho: toda experiência, seja positiva ou negativa, traz aprendizado e pode funcionar como uma mola propulsora que faz o indivíduo mudar e evoluir.

Trace novas rotas

Planeje novos caminhos e visualize novas formas de percorrê- los. Construa uma estrada diferente em sua vida e tenha paciência para percorrê-la até o fim.

Confie

Evite deixar que os erros e as experiências negativas tragam sensação de derrota. Em vez disso, mantenha-se positivo e relembre os momentos em que você alcançou sucesso. Faça o possível para trazer consciência para sua competência e potencial.

Descubra o que traz motivação

Saber o que te mantém motivado é fundamental para explorar meios e conseguir ter fôlego para percorrer o caminho que te levará a alcançar o sucesso em qualquer área da vida. Os principais motivadores das pessoas são: segurança, aprendizado, amizades, disciplina, reconhecimento, recompensa financeira e liberdade.

Esteja preparado

Esteja sempre estudando, atualizando seus conhecimentos e adquirindo novas bagagens. Além disso, não deixe de cuidar de sua saúde: faça exercícios físicos, alimente-se adequadamente e invista em uma rotina saudável. Estar bem com você mesmo é fundamental para estar preparado para abraçar as oportunidades, em qualquer etapa da vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s