Como manter o controle emocional quando me sinto cansado de tudo e de todos?


 Publicado em: 17/07/2017  Por: Equipe SBie
Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça este conteúdo0:0003:10AudimaAbrir menu de opções do player Audima.

Existem três formas de manter o controle emocional: ter cuidado com o excesso de responsabilidade, não se cobrar tanto e dominar suas emoções.

Todos enfrentam situações estressantes na vida cotidiana — seja nas demandas e prazos no trabalho, as dificuldades na criação dos filhos ou uma fase de desorganização na vida financeira. Manter o controle emocional pode ser um grande desafio, mas é fundamental para enfrentar essas adversidades, controlar a ansiedade e gerenciar o cansaço emocional que essas situações podem acarretar.

Sintomas do cansaço emocional

  • Falta de concentração;
  • Cansaço persistente;
  • Irritabilidade;
  • Reações agressivas e desproporcionais;
  • Falhas na memória;
  • Perda da produtividade;
  • Falta de apetite sexual;
  • Ansiedade;
  • Baixa imunidade.

Como lidar com o cansaço emocional e manter o autocontrole?

A maneira como lidamos com os problemas cotidianos e as frustrações que eles causam pode afetar a saúde e ocasionar um desgaste metabólico que leva ao esgotamento emocional. Para barrar esse cansaço e promover o controle emocional, é necessário tomar algumas atitudes, confira:

Tenha cuidado com o excesso de responsabilidades

Cuidado com a tendência de chamar todas as responsabilidades para si, de tentar agradar a todos e ser muito centralizador. Não tenha receio em pedir ajuda de outras pessoas para resolver problemas que você não está conseguindo lidar sozinho. Fora isso, estabeleça as prioridades e resolva uma coisa de cada vez. Outra dica importante: aprenda a dizernão!

Não se cobre tanto

Pessoas que se cobram demais geralmente são muito perfeccionistas, e pequenas atividades podem se tornar um grande projeto que demanda muito tempo e energia. Para não ficar sobrecarregado, aprenda a lidar com suas imperfeições e limitações. Entenda que você não precisa ser o melhor sempre, mas sim dar o seu melhor de acordo com o contexto da situação.

Domine suas emoções

Aprender a controlar suas emoções é fundamental para que elas não dominem sua vida e prejudiquem seus relacionamentos.  Desenvolver o autoconhecimento é a chave para se tornar uma pessoa mais equilibrada e aprender a lidar melhor com as frustrações. Quando não nos conhecemos o suficiente, fica mais difícil identificar os próprios gatilhos internos que desencadeiam as mudanças de humor, crises de raiva e as inseguranças paralisantes.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Quando um indivíduo está passando por um processo de esgotamento emocional, as pressões psicológicas podem interferir no organismo e desencadear doenças mais sérias como depressão, síndrome do pânico, hipertensão, gastrite e úlcera.

As doenças físicas funcionam como alertas para indicar que algo não vai bem com as nossas emoções. O desenvolvimento da Inteligência Emocional é fundamental para identificar as causas desses desajustes e, assim, adquirir ferramentas para entender a fundo as causas dos problemas emocionais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s