Como fazer um planejamento de vida pessoal pode ser útil na carreira profissional


 Publicado em: 23/05/2016  Por: Equipe SBie
Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça este conteúdo0:0003:26AudimaAbrir menu de opções do player Audima.
pessoa desenhando planejamento pessoal em caderno

O planejamento de vida pessoal reúne seus sonhos, metas e objetivos para todas as áreas da vida.

planejamento de vida pessoal funciona como um guia que indica aonde você quer chegar. Ele reúne sonhos, metas, objetivos e etapas, servindo como direcionamento para seu crescimento e trazendo incentivo e motivação para todas as áreas da vida — especialmente no âmbito profissional.

Como fazer um planejamento de vida pessoal

Onde quero chegar?

Coloque no papel tudo aquilo que você quer realizar em cada área da sua vida: saúde física, saúde espiritual, saúde familiar, saúde intelectual, saúde social, saúde financeira e saúde ecológica. Dê atenção especial à sua carreira profissional, pois é no trabalho que você passa a maior parte do seu tempo e é essencial que ele esteja alinhado com as outras áreas da vida.

Deixe sua imaginação fluir e lembre-se que não existe certo e errado: se é seu sonho, então ele é certo para você.

Quais meus valores?

O que é importante para você? Respeito, liberdade, disciplina, flexibilidade, verdade, crescimento, motivação ou reconhecimento? Avalie se todos os seus sonhos são condizentes com seus valores.

Quais meus pontos fortes?

No que você é realmente bom? Quais atividades você realiza sem nem perceber o tempo passar? Para que as pessoas lhe procuram? Ter consciência dos seus talentos é essencial para ativar os recursos internos que são fundamentais para cumprir as metas do seu planejamento pessoal.

Revise seus sonhos

Se necessário, não hesite em alterar e restabelecer os sonhos que você definiu anteriormente. Se existe algum sonho que não faça mais sentido para você, que não seja realmente seu ou que não é compatível com seus valores, descarte-o e vá em busca do que realmente tem a ver com você.

Priorize

Defina prioridades para cada um de seus sonhos, separando-os a curto, médio e longo prazo e colocando tudo em ordem crescente.

Defina prazos

Estabeleça uma data limite para realizar cada sonho, definindo dia, mês e ano. Esta é uma etapa muito importante, pois é um compromisso firmado com você mesmo.

Contemple

Seu planejamento de vida pessoal está pronto! Ele deve ser baseado exclusivamente em suas verdades, valores e no que é importante para você.

Deixe-o em um local visível e contemple o planejamento diariamente. Ele deve ser um tesouro que mantém você disciplinado e motivado a sempre dar o melhor de si.

Planejamento de sonhos

Existe um pequeno segredo para que você consiga realizar cada um dos seus sonhos: transforme-os em metas. A partir daí, estabeleça cada passo que precisa ser dado até a realização: crie estratégias e organize-as, monte uma planilha com cada passo a ser dado, coloque datas para que as etapas estejam concluídas e acompanhe sua evolução diariamente.

Este é seu Planejamento de Sonhos, uma ferramenta importantíssima para dar suporte a seu Planejamento de Vida. Lembre-se de comemorar e agradecer cada passo dado, percebendo como você é capaz de realizar coisas importantes diariamente.

Use o Planejamento de Sonhos para medir o seu desempenho e perceba que tudo depende absolutamente de você!

Imagem: © Depositphotos.com / Rawpixel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s