Autoconhecimento é a chave do sucesso do Líder


O líder conhece todo o processo da empresa, busca aprimorar os resultados, reduzir os custos com base no seu conhecimento e sempre esta atento as inovações do mercado para melhorar ainda mais os resultados e o que em muitas situações fica faltando é o líder conhecer a si mesmo.

O autoconhecimento é fundamental para que o líder saiba quais situações e/ou emoções são responsáveis por motivar ou limitar. E consecutivamente aprimorar os seus resultados e da equipe.

O autoconhecimento do líder acaba ampliando a sua capacidade de entendimento de quem ele é e em como ele pode atuar com a sua equipe. A partir do momento que ele se conhece e compreende a suas potencialidades ele passa a ter um novo olhar em relação a diversidade da equipe.

Sun Tzu em A arte da Guerra diz que “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisará temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”.

Podemos aplicar a citação do livro para a experiência que o líder vivência diariamente com a sua equipe apenas modificando a palavra inimigo e colocando no lugar a palavra equipe e vamos trabalhar cada trecho para que você saiba como é fundamental o autoconhecimento quando se é líder.

Se você conhece a sua equipe e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. O autoconhecimento do líder influencia para entender a importância de cada membro, avaliar as características individuais, entender como é possível aproveitar as potencialidade de cada pessoa aliadas com as potencialidades do líder e integrar todo o departamento para que seja possível atingir os melhores resultados ou como disse a citação ‘não temer o resultado de cem batalhas‘.

Se você se conhece mas não conhece sua equipe, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. O autoconhecimento do líder é fundamental, mas além disso é necessário conhecer a sua equipe e trabalhar a potencialidade de cada membro para que os resultados sejam satisfatórios para todos. As diferenças são fundamentais para que se tenha uma equipe que cada membro seja complementar ao outro e juntos possam melhorar os resultados. Por isso é necessário que o líder conheça a si mesmo e conheça cada pessoa da sua equipe para não viver uma rotina e vitórias e fracassos.

Se você não conhece nem a equipe e nem a si mesmo, perderá todas as batalhas. Querido(a) líder se você não buscou se conhecer e nem conhecer a sua equipe nada dará certo. Quando você busca se autoconhecer acaba por ter um novo olhar para com o outro e isso faz com que as relações interpessoais melhorem e os resultados apareçam.

A partir do momento que o líder conhecer a si mesmo ele será capaz de entender sua equipe e compreenderá que as diferenças de cada pessoa são necessárias para a integração dos seus colaboradores e por mais que essas pessoas façam parte da equipe elas possuem objetivos diferentes por isso é fundamental que o líder saiba atuar no processo de integração e seja capaz de alinhar as estratégias.

Uma forma de trabalho a questão do autoconhecimento é por meio do processo de coaching que irá atuar com testes e assessments e ainda assim é necessário principalmente treinar suas próprias habilidades e comportamentos.

Ao se conhecer é possível desenvolver os pontos de melhoria dentro de si. Um dos exemplos é o líder que não trata os liderados de forma assertiva e isso tem impacto direto nos resultados da empresa isso é um problema tanto para a empresa como para o líder. Os liderados se mantém desmotivados e a partir do momento que ele muda sua postura é possível melhorar os resultados e beneficiar toda a equipe.

O autoconhecimento do líder poderá determinar se ele continuará com aquela equipe se desenvolvendo e atuando no desenvolvimento de todos. Ou se o líder será o próximo a ser demitido por não apresentar bons resultados e em certas situações ser responsável pela equipe que se encontra desmotivada e com baixos resultados.

Por isso vale reforçar a frase que criamos para explicar como é fundamental o autoconhecimento quando se é líder. “Se você conhece a equipe e conhece a si mesmo, não precisará temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece a equipe, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem a equipe e nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”.

*Jéssica Piovan, psicóloga no Instituto Itankale.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s