7 razões científicas porque “dormir cedo e acordar cedo” realmente funcionam


Você provavelmente está familiarizado com a frase de Ben Franklin “Durma cedo e acorde cedo, isso faz o homem saudável, bem sucedido e sábio”

É realmente verdade.

Eu sei. Eu não sou uma pessoa que gosta de acordar cedo também, mas eu descobri que ir dormir cedo, me permite acordar mais cedo. E isso me faz ser mais produtivo, e ouso dizer, mais bem sucedido. Mas isso não sou só eu.

Aqui estão algumas razões pelas quais a ciência concorda com o conselho de Ben Franklin:

  1. Dormir te ajudar a lidar melhor com a negatividade

Infelizmente, um estudo de 2014 mostrou que pessoas que vão para a cama mais tarde estão mais propensas a ter pensamentos negativos. Como um empreendedor, eu sou obrigado a concordar com isso. Eu não consigo contar quantas noites dormi mal por ter ficado preocupado com alguém da minha equipe ou tentando resolver um problema da empresa.

Mas enquanto a interrupção do sono nos leva a mais pensamentos negativos, uma boa noite de sono nos ajuda a lidar melhor com problemas e melhora nossa capacidade de resolução de problemas. Desenvolver uma rotina que te permite dormir entre 6 e 9 horas todas as noite vai te ajudar a lidar com a negatividade.

  1. Dormir aumenta suas chances de alcançar o sucesso

De acordo com Christopher Randler, professor de biologia da Universidade de Educação em Heidelberg, Alemanha, “quando se trata de sucesso profissional, pessoas que acordam cedo é que dão as cartas. Minha pesquisa mais recente mostrou que elas tendem a ter notas melhores na escola, o que as leva a entrar em faculdades melhores e por consequência, melhores oportunidades de emprego. Pessoas que acordam cedo também conseguem antecipar problemas e minimizá-los.”

Randler continua, “Eles são proativos. Muitos estudos relacionam isso a produtividade, com melhor performance profissional, carreiras de sucesso e maiores salários.”

“Apesar disso, pessoas que preferem trabalhar de tarde também tem vantagens, estudos revelam que elas tendem a ser mais inteligentes e criativas do que as pessoas que acordam tarde, também tem melhor senso de humor e se dão melhor com outras pessoas, o que geralmente não bate muito bem com a rotina de trabalho.”

Além disso, uma boa noite de sono te faz mais produtivo por tornar sua concentração melhor, sua memória e sua capacidade de resolver problemas complexos.

  1. Pessoas que acordam cedo são mais persistentes, cooperativas, concordam mais, são mais conscientes e proativas

O trabalho de Randler também determinou que quem dorme mais cedo tende a ser mais ativo que quem dorme tarde, mas a pesquisa também descobriu que quem acorda cedo tende a ser mais persistente, cooperativo, concordar mais com os outros e consciente. Todas essas são atitudes positivas de líderes e pessoas bem-sucedidas, principalmente porque isso torna as pessoas mais agradáveis, disciplinadas, apreciadas e anseiam por conhecimento.

  1. Dormir te mantém mais saudável

Se você é freelancer, dono de uma empresa pequena ou um pai, como muitos de nós, você não pode se dar ao luxo de ficar doente. Por sorte, isso é uma coisa que dormir mais cedo e acordar cedo pode nos ajudar.

Para começar, a pesquisa mostrou que dormir bastante melhora o nosso sistema imunológico, o que é excelente para prevenir contra gripes e resfriados que estão sempre perto de nós.

Segundo, dormir o suficiente restaura suas energias para que você possa se exercitar, além disso, acordar cedo te dá tempo de encaixar um exercício antes de ir trabalhar. E quando você vai dormir tarde, quer dormir até mais tarde, e aí tende a pular o café da manhã, o que vai dar mais fome, e aumentam as chances de comer besteira.

  1. Dormir reduz o estresse e te faz mais feliz

Aqui estão dois cenários.

Você tem que sair de casa as 8h, e você dorme até as 7h30. Nesse meio tempo você tem que correr tomar banho, escovar os dentes, pegar alguma coisa para comer e ter certeza de que pegou tudo que vai precisar para o resto do dia.

Se você acordar as 6h, isso te dará tempo não só para ficar pronto, mas também olhar os emails, notícias, ou até trabalhar em um projeto pessoal. Mais importante, isso torna as suas manhãs menos estressantes, em troca, isso fará seu dia menos estressante.

As primeiras horas da manhã ditam o tom do resto do seu dia. Um estudo conduzido por Dr. Joerg Huber da Universidade de Roehamptom, de Londres descobriu que “Pessoas que acordam cedo tendem a ser mais saudáveis e mais felizes assim como ter menos massa corporal.”

  1. Você enrola menos

Um estudo feito em 2008 descobriu que quem acorda mais cedo não fica enrolando tanto quanto pessoas que acordam mais tarde. Essa afirmação não vem como uma surpresa, até porque são mais proativos e tem mais tempo em silêncio pela manhã para completar as tarefas. Quando você não faz as coisas no último minuto, você reduz o estresse e pode dormir despreocupado.

  1. Dormir te faz mais bonito

Um estudo interessante da Universidade de Estocolmo descobriu que aquelas pessoas que parecem mais cansada também são mais propensas a parecerem menos atrativas e menos saudáveis. Isso não é necessariamente o fim do mundo, mas quando você está tentando causar uma boa primeira impressão no sexo oposto, cliente potencial ou um possível investidor, você quer estar com a melhor aparência possível.

Você pode ser uma pessoa que acorda cedo

Se você não é uma pessoa que acorda cedo ou tem dificuldade em dormir cedo, aqui estão algumas dicas para uma noite de sono melhor:

Vá devagar: Comece acordando alguns minutos mais cedo do que normalmente, 15 minutos por uma semana, 20 minutos da semana seguinte, e assim por diante até acordar na hora que deseja.

Crie uma rotina e siga ela: Se você sabe que não dorme rápido, tente pelo menos criar o hábito de ir pra cama mais cedo, por exemplo as 21h.

Fique longe de luzes muito claras: Eletrônicos, como sua TV e seu celular, produzem luz que estimula o nosso cérebro. Ao invés de ficar vendo Netflix, leia por uma hora.

Aprenda com o sol: Esse é o relógio natural do corpo dizendo quando dormir e quando acordar. Como é parte da natureza, experimente acampar por uns dias para testar isso.

Ajuste o ambiente: As condições ideias para dormir são com escuridão total e com a temperatura entre 15º e 19º C.

Evite bebida alcóolica e comidas logo antes de dormir: Os dois te impedem ter uma boa noite de sono.

Exercício: Isso o faz cansado o suficiente para ter uma boa noite de sono a noite toda.

Fonte: BusinessInsider.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s