4 passos para adotar o MEG


06/09/2017

Saiba como implementar o Modelo de Excelência da Gestão® da FNQ na sua organização

Em 2016, a FNQ lançou a 21ª edição do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), um guia que se propõe a trazer um olhar sistêmico da organização, garantindo seu desenvolvimento e melhoria da gestão. Adaptável à qualquer tipo de organização e simples de implementar, o novo MEG é um instrumento de integração, que facilita o olhar para a gestão.
Uma das grandes novidades do novo MEG é a sua simplicidade. Veja, abaixo, quais são os primeiros passos que sua organização precisa dar para implementar o Modelo:
1 – Sensibilizar a alta liderança: o primeiro passo antes de adotar o MEG é propor um encontro com a liderança da organização para explicar o conceito do Modelo de Excelência da Gestão® e sua utilidade. O objetivo deste encontro é criar um consenso com a alta liderança de que sua adoção faz sentido para a organização e que pode ser um instrumento para a integração da gestão;
2 – Capacitar a equipe: o segundo passo é treinar um grupo de colaboradores para desenvolver um olhar mais aprofundado sobre o MEG e aprender a implementá-lo na organização. A FNq oferece algumas opções de capacitação no Modelo:
3 – Fazer o autodiagnóstico da gestão: este é o terceiro passo é fazer um autodiagnóstico para melhor compreensão do seu nível de maturidade da gestão da sua organização. Para isso, disponibilizamos dois produtos: Autoavaliação Assistida (http://www.fnq.org.br/avalie-se/diagnostico-da-gestao/autoavalicao-assistida) e Avaliação Assistida Expressa (http://www.fnq.org.br/avalie-se/diagnostico-da-gestao/avaliacao-assistida-expressa). O resultado do autodiagnóstico identifica, com clareza, os pontos fortes da sua empresa e daqueles que precisam ser trabalhados para alcançar a gestão de excelência.
4 – Plano de melhoria da gestão: com o diagnóstico, uma gama de oportunidades de melhorias serão apresentadas. Esses planos devem ser convertidos em projetos e planos de ação, formando o que chamamos de Plano de Melhoria da Gestão. As ações resultantes do plano devem ser priorizadas e implementadas na organização. Com isso, o MEG começa a ser implementado na sua organização. Esta etapa é um ciclo que deve se repetir com frequência. Trata-se do PDCL, do inglês Plan (planejar), Do (realizar), Check (verificar), Learn (aprender). Esta é a base conceitual do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).
Como pode ser visto acima, o mais interessante do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é que não é necessário criar um “processo de implementação do MEG”. O modelo da FNQ propõe a integração com o modelo de gestão já existente na organização. Desta forma, é muito mais simples, pois trata-se de implementar melhorias na gestão com o objetivo de se tornar uma organização de excelência.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s