3 Motivos Para Usar a Conta Margem


A conta margem é uma das ferramentas mais amadas e odiadas por investidores de todos os mercados do planeta inteiro.

Quem a utiliza sem bom senso pode gerar perdas absurdas com movimentos pequenos e na pior das hipóteses, pode até perder tudo e ficar devendo!

Porém, como qualquer ferramenta da bolsa, existem vantagens e desvantagens no seu uso.

No próximo post, falarei sobre os motivos pelos quais você talvez deva ficar longe dela, mas por enquanto, vamos ver porque talvez você possa usá-la um pouco…

Use a Conta Margem e Lucre Mais!

Alavancar, usar margem, todos esses são term… err, expressões que significam a mesma coisa: pegar dinheiro emprestado da corretora para investir, ao custo do pagamento de um “pouco” de juros.

Quem faz isso pode comprar mais ações (ou qualquer outro ativo financeiro) do que poderia originalmente.

Se der tudo certo, os lucros serão muito mais altos do que seriam caso o investidor tivesse usado apenas o seu capital original.

Como o risco também aumenta, é preciso ficar de olho nos ativos e ter uma estratégia para que esse risco não seja fique alto demais.

Isso é óbvio de se falar, mas sabe como é…

Agora, para usar a conta margem você precisa pagar uma taxa para a corretora. No Brasil as taxas variam, mas de modo geral, todas são super absurdas.

Portanto, utilize a margem apenas se a sua metodologia for extremamente bem testada e apresenta motivos lógicos para a sua utilização.

Acabou o Dinheiro? Compre Agora, Pague Depois…

Essa aqui é bem mais simples, segura e útil.

Muitas vezes quando estamos comprando ações, podemos ficar sem dinheiro mesmo com algumas ações gritando para serem compradas.

E aí? O que fazer quando o “bonde estiver saindo sem você”?

Quem tem apenas X para investir e não pretende enviar mais dinheiro para a conta da corretora, deve sim ficar sem comprar.

Mas e no caso daquele cara que daqui a uma semana irá receber mais dinheiro na forma de um salário ou qualquer coisa do tipo? Aí ele pode comprar o ativo agora, usar a conta margem por alguns dias e depois cobrir a diferença, pagando o juros.

Apesar do juros ser bastante alto, um período curto de utilização permite que você entre na ação pagando em juros uma “taxa” parecida com a de uma simples entrada com slippage alta (para quem opera ativos com liquidez menor, e.g. small caps).

Tradução: juros altos… mas apenas por alguns poucos dias, então tudo bem.

…E Mantenha Suas Posições Com Risco Semelhante!

Quem começa a operar com pouco dinheiro pode ter o problema de manter posições totalmente desproporcionais em sua carteira.

Imagine que você vai começar com 5 mil reais e compra sua primeira ação, arriscando 2% nela.

No mês que vem você recebe mais 5 mil reais em forma de salário/bônus/restituição do IR/sei lá, e o que acontece? Do nada o seu capital aumenta muito, proporcionalmente falando!

Ou seja, se agora for comprar outra ação, os 2% da segunda compra representarão um risco de 200 reais ao invés dos 100 reais da primeira compra.

O risco das duas operações fica desproporcional!

Porém, como a conta margem te ajuda a comprar ações que serão pagas depois, você pode considerar esse dinheiro no cálculo do seu risco (se for necessário).

É claro, tal estratégia, apesar de eficiente para pessoas cujo capital aumenta muito por mês (iniciantes), apresenta um risco maior já que o tal “dinheiro futuro” pode acabar não entrando. Portanto, tenha MUITO cuidado com isso!

É sério!

Contar com dinheiro que ainda não entrou é muito perigoso, portanto vá com calma! Você terá posições com riscos “zoados” de qualquer forma, use essa estratégia apenas para diminuir esse problema e nada mais!

Tá, e daí?

E daí que a conclusão é simples:

A conta margem pode sim ser muito útil, desde que o operador/investidor saiba utilizá-la com o mínimo de bom senso.

Quem mora em países com taxas de juros decentes pode ganhar muito mais dinheiro com ela. Mesmo morando aqui alguns podem tirar proveito.

Investidores que adicionam um pouco ao seu capital todo mês ganham uma maneira de não perder sinais e é claro, podem manter suas posições de maneira mais proporcional, equilibrando assim, o risco.

Porém, apesar da conta margem ser legal de alguns pontos de vista, ela é uma verdadeira faca de dois gumes.

E é por esse motivo que no próximo post irei explicar porque quando eu digo “tenha cuidado” eu estou realmente querendo dizer “essa p*rra pode ser perigosa para cac*ete, tome cuidado senão ela pode te f*der”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s