20 conselhos de Abilio Diniz para ter sucesso (na vida e nos negócios)


À frente do conselho administrativo da BRF (conglomerado que atua no ramo alimentício e se originou da fusão de capitais entre a Sadia e a Perdigão), ex-presidente do conselho do Grupo Pão de Açúcar e com uma fortuna estimada em cerca de 3,9 bilhões de dólares, Abilio Diniz é uma das figuras mais bem-sucedidas e inspiradoras do empreendedorismo brasileiro.
Reunimos alguns dos ensinamentos mais importantes que ele dissemina em seu canal no YouTube nesses 20 mandamentos que você tem de começar a seguir já para ter sucesso nos negócios e na vida. Confira:
#1 Dedicação é a chave
Não existe segredo para o sucesso, a não ser ter empenho, trabalhar e ser disciplinado. “Para seguir uma carreira de sucesso é preciso se dedicar a ela, saber o que quer e focar no que você quer. Escolha um objetivo e lute por ele.”
#2 Diagnostique, planeje e aja
“Antes de tudo, faça um diagnóstico daquilo que você vai fazer. Em seguida, planeje suas atitudes e, só depois disso, passe para a ação.” Em outras palavras, pense e pesquise antes de se lançar em qualquer projeto – seja ele abrir uma empresa, mudar de trabalho, ou qualquer outro projeto pessoal ou profissional.
#3 Cuidado com o improviso
“Talvez o pior inimigo de um empreendedor seja o improviso. É bom que os empreendedores tenham certa flexibilidade para se adaptar a determinadas situações, mas, às vezes, o próprio improviso causa dificuldades.” Por isso, defina uma meta e mantenha-se no plano original até que seja realmente necessário improvisar.
#4 Foque em uma qualidade
“Não adianta querer ser bom em tudo. Escolha um ponto para focar seus esforços e ser melhor nele do que os outros, independentemente do tamanho da sua empresa.” Isso significa conhecer bem os concorrentes e buscar, nas deficiências deles, uma oportunidade para aprimorar sua operação e descobrir um diferencial que fará o cliente escolher você, em vez da loja ao lado.
#5 Prepare-se para as crises
“O que é preciso em um momento de crise econômica é que a empresa esteja bem. Se você pressente que virão dificuldades na economia, é necessário preparar a empresa para ultrapassar a crise.” Abilio explica que mesmo que durante um período de baixa a empresa não cresça, o importante é que ela não feche as portas.
#6 Operações e pessoas
De acordo com o empreendedor, olhar para esses dois fatores vai revelar o que não está dando certo no seu negócio: ou a equipe está errando ou os processos estão mal planejados. “Para mim, as empresas são todas iguais porque são baseadas em gente e em processos. Deu certo? Elogie as pessoas e os processos. Deu errado? Olhe para as mesmas coisas.”
#7 Saiba quem contratar
“Às vezes, você precisa de um profissional realmente capacitado, em algo cujo nível de especialização deve ser muito alto; outras vezes, o que é necessário é alguém que seja capaz de fazer muitas coisas e migrar de um campo para o outro. Na hora de contratar, lembre-se que cada caso é um caso. Avalie a necessidade no momento e escolha se é melhor ter um especialista ou um generalista para o cargo.”
#8 Modere a intuição
Não se baseie apenas em suas impressões ou sentimentos, mas em números, estatísticas e relatórios que lhe ofereçam uma visão da realidade da empresa. “Não dá para seguir apenas a intuição, isso deve ser algo a mais que você usa nos momentos de decisão. Baseie-se sempre em fatos concretos.”
#9 Exercite a humildade
Independentemente da sua posição na empresa, não se esqueça dos seus valores e das suas experiências. Para Abilio, um dos mais importantes é a humildade. Ele explica: “Humildade é acreditar que não se sabe tudo. É importante aprender a ouvir e prestar atenção em outras ideias, e não tentar impor somente a sua”.
#10 Cometa novos erros
Abilio explica que, uma vez cometido um erro, é preciso aprender com ele e não cometê-lo outra vez: “O importante é meditar sobre seus erros e, se tiver de cometê-los, que sejam novos erros”.
#11 Equilibre trabalho e vida pessoal
Tenha momentos de lazer e descanso, assim como tem os de trabalho. Dosar o tempo dedicado à vida profissional e particular é essencial. “É preciso ter equilíbrio entre trabalho e outras atividades. Ou você vai se atrapalhar.”
#12 Saiba a quem delegar
“Primeiro, saiba a quem delegar. É necessário acreditar que essa pessoa esteja à altura da delegação que você vai dar para não ser obrigado a ficar vigiando o tempo inteiro.”
#13 Seja flexível
Nem sempre as coisas saem conforme o planejado, e nesses momentos é preciso demonstrar capacidade de adaptação e versatilidade para continuar seguindo. “Uma das coisas mais importantes da vida é a flexibilidade, e essa é uma característica que se adquire.”
#14 Controle o medo
“Para ser empreendedor, é preciso ter criatividade, ambição, vontade e saber dosar o medo. Um pouco de medo é sempre bom para manter a cautela, mas muito medo vai impedi-lo de empreender.”
#15 Atenção à maneira de se comunicar
Para evitar erros e mal-entendidos, busque ser claro e direto na hora de delegar e confirme se foi entendido. “O líder precisa ter muito cuidado com a forma pela qual se comunica. O ideal é dizer tudo de forma muito clara e não deixar dúvidas sobre o que está pedindo.”
#16 O que define um líder?
Abilio afirma que a resposta está ligada à pessoa que você é, e não ao conhecimento teórico que obteve. “Defina-se mais pelo comportamento e pelos valores do que pelo conhecimento técnico.” E completa dizendo que é importante ter ciência de que suas atitudes são percebidas pela equipe e têm reflexo nela: “Nunca se esqueça que as pessoas se inspiram em você”. Pense sobre que tipo de inspiração você quer ser.
#17 Não pare de sonhar
“O bom empreendedor é aquele que não para de sonhar, de criar. Ele coloca o que quer fazer na cabeça e depois o faz com sucesso.” Então, mesmo depois de abrir sua empresa, não pare de prospectar e desejar alçar novos voos.
#18 Use o fracasso para crescer
Não basta apenas não repetir o erro, é preciso evoluir como pessoa e como líder depois de um fracasso. “A queda é sempre dolorosa, mas é possível tirar algo bom de uma situação ruim. Use a queda para se tornar uma pessoa melhor.”
#19 Esteja aberto a aprender
“Aprender é algo que depende do aluno, não do professor. Se você estiver disposto a aprender algo novo, mesmo com os erros, já vai passar na frente de muita gente. Aprenda, pergunte, investigue, conheça e acumule conhecimentos. Esse é um trampolim para saltar mais alto.”
#20 Seja feliz
“A felicidade é tudo na vida, e para ser feliz comece amando as coisas que você tem, e não só desejando as coisas que não tem.” E finaliza: “Se eu pudesse escolher só uma coisa na vida, escolheria ser feliz. O resto você ajusta em torno disso”.
Não perca tempo e comece a seguir já os conselhos desse grande empreendedor brasileiro.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s