O método japonês dos 5S para harmonizar a vida


·  novembro 18, 2018

O método dos 5S é um método japonês que se caracteriza por identificar cinco princípios básicos a fim de melhorar nossa qualidade de vida. Princípios que, por sua vez, são construídos sobre dois pilares: a ordem e a limpeza.

Esta técnica japonesa pode ser aplicada em diversas circunstâncias da vida, seja profissional ou pessoal. Inclusive, muitas empresas optam por implementá-la para aumentar a produção e a maneira de enfrentar a jornada de trabalho.

O método dos 5S foi aplicado na empresa Toyota durante o ano de 1960 a fim de garantir um local de trabalho muito mais organizado, higiênico e eficiente. A empresa buscava aumentar sua produtividade laboral, sendo uma das ferramentas mais empregadas junto com o método Kaizen.

Desde então, o método dos 5S é utilizado em diversas organizações de diferentes setores devido à sua ampla difusão. Além disso, também pode ser aplicado no âmbito educativo, pois permite fomentar hábitos de higiene desde cedo. Dessa forma, seu fundamento psicopedagógico se baseia em promover uma mudança cultural em relação aos hábitos de limpeza impostos nas instituições educativas.

O que é e para que serve o método dos 5S?

O método japonês dos 5S faz referência a cinco princípios fundamentais que começam com a letra S. Apesar de ser uma metodologia que pode ser aplicada sem nenhum tipo de inconveniente na vida diária, pois não exige um preparo prévio, é importante que seja rigorosamente respeitada a fim de otimizar os resultados.

O ideal é praticar esse método de maneira organizada e sistemática para que seja efetivo, pois a persistência é um dos elementos-chave da técnica e uma maneira de naturalizá-la como forma de vida. Tais princípios são:

Seiri

Seiri é um processo de seleção no qual se deixa de lado o que é desnecessário. A pessoa faz um esforço analítico para identificar o que realmente necessita para, então, separar tais elementos daquilo que só ocupa espaço. Dessa modo, o ideal é que depois dessa seleção seja realizado o respectivo descarte de tudo que não é mais utilizado e que, além disso, signifique um incômodo.

Mulher organizando o armário

Outra vantagem de efetuar essa seleção é que permite identificar os elementos que são necessários e que a pessoa ainda não possui. Um critério adequado para conferir o devido grau de importância aos objetos é se perguntar qual foi a última vez em que foram usados. Se você perceber que faz mais de um ano, o ideal é descartar.

Desse modo, essa seleção prepara o material de trabalho para a etapa seguinte, que é escolher o melhor lugar para cada elemento.

Seiton

Esta é a segunda etapa e é caracterizada pela organização. Mais precisamente, o objetivo é colocar os objetos no lugar correto e identificar aqueles que são mais importantes a fim de guardá-los em locais mais acessíveis.

Dessa forma, pode-se delimitar determinadas áreas de classificação. Em suma, trata-se de organizar todo o espaço de trabalho de maneira que a perda de energia e de tempo seja mínima na hora de encontrar algo.

Seiso

Esta é a etapa na qual se realiza a limpeza propriamente dita. A ideia é eliminar toda a sujeira para alcançar um ambiente de trabalho realmente limpo. Além disso, o ideal é identificar a principal fonte de sujeira e evitar que ela se acumule.

Seiketsu

Identificar e resolver as anomalias a fim de evitar que seja criado um efeito em cadeia. Dessa maneira, você vai se lembrar de que a limpeza deve ser mantida todos os dias para evitar novamente a desordem.

O método dos 5S

Shitsuke

Por fim, é estabelecida uma rotina a seguir, melhorando dia após dia através da disciplina. Desse modo, deve-se continuar trabalhando, sempre tendo presentes os 5S como método de ordem, higiene e eficiência. 

Aplicar o método dos 5S no trabalho é uma maneira de controlar os espaços e otimizar o tempo. No entanto, devemos nos lembrar de que se trata de uma metodologia que pode ser perfeitamente empregada na vida pessoal, na qual a classificação, a organização, a limpeza e a identificação das anomalias ou dos problemas facilitam o caminho rumo ao bem-estar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s