7 estratégias que reduzem os pensamentos negativos


·  setembro 15, 2017

É fácil se tornar refém de uma dinâmica de pensamentos negativos, especialmente quando temos vários acumulados e provocamos uma inércia que afeta principalmente os filtros que utilizamos para processar a informação. Os pensamentos dos quais falamos se acumulam da mesma forma que uma pequena bola de neve aumenta de tamanho quando a jogamos de cima da montanha. Assim, um pequeno e inocente pensamento, liberado sem consciência nem intenção, pode acabar se transformando em uma coisa enorme que vai contaminar todas as nossas emoções, nossos comportamentos e os outros pensamentos.

Como a força da bola que desce sem controle, cada vez maior, cada vez mais rápida, os pensamentos negativos drenam a nossa energia e nos deixam sem forças. E quanto mais você se entrega a esses pensamentos, mais fortes eles se tornam. E mais, da mesma maneira que é mais difícil parar aquela pequena bola depois de ter rolado vários metros e ter aumentado de tamanho, também é mais difícil parar uma bola de pensamentos negativos que já começou a rolar.

Assim, intervir a tempo para parar a descida dessa bola pode ser uma boa estratégia para depois não ser necessário um grande esforço para atingir o mesmo objetivo.

O que fazer com os pensamentos negativos?

A vida nos impõe desafios, muitas vezes sem dar nenhuma trégua e sem levar em consideração os recursos que possuímos. Ter pensamentos negativos ou derrotistas nesse cenário é normal. No entanto, alimentá-los, guardá-los ou até mesmo persegui-los diminui a qualidade de vida e envenena a imagem que temos de nós mesmos. Que necessidade temos de atacar dessa maneira a nossa autoestima?

Os pensamentos negativos fazem parte da sua própria prisão, uma prisão que você cria para si mesmo. Livrar-se da sua prisão é tão simples quanto mudar sua maneira de pensar.

Homem com pensamentos negativos

O pensamento negativo às vezes dói e outras vezes condiciona os nossos comportamentos. Ele pode nos fazer agir de maneira desesperada quando não há necessidade ou até mesmo incentivar a possibilidade de jogar a toalha quando ainda teríamos muito o que fazer com os nossos recursos e as nossas habilidades. Definitivamente, os pensamentos negativos costumam condicionar nossas decisões,não exatamente para o bem.

Então, por que alimentamos o pensamento negativo quando sabemos que nos machuca? O problema começa quando aparecem os primeiros pensamentos negativos e nós não lidamos com eles da maneira adequada. Em suma, quando a bola ainda é pequena e não contaminou toda a nossa mente. Por exemplo, há pessoas que tratam os pensamentos negativos, ou melhor, a ansiedade que eles produzem, “atacando” a geladeira. Uma estratégia que costuma produzir ainda mais pensamentos negativos, nesse caso em relação à nossa capacidade de autocontrole e ao nosso corpo.

Com esse tipo de pensamento acontece outro fenômeno curioso: mesmo que você esteja consciente de que precisa esquecer esse pensamento, ainda é muito difícil não pensar. Quanto mais você pensa que precisa esquecer, mais presente ele fica. E então você fica ruminando uma ideia que te deixa num estado desconfortável e pode te levar a comprometer seriamente a sua saúde mental.

Como lidar com o pensamento negativo

Então, como eliminamos esses pensamentos negativos?  Na verdade, não é possível evitar por completo o pensamento negativo. Às vezes esses pensamentos são apenas uma faísca na nossa mente. Quando isso acontece, precisamos estar conscientes para reconhecê-los imediatamente e, dessa maneira, saber quando estamos pensando negativamente.

Apenas estando conscientes dos nossos pensamentos negativos poderemos tomar medidas para lidar com eles.

As seguintes estratégias vão possibilitar a desativação dos pensamentos negativos e facilitarão a tarefa de pensar positivo.

1. Observe o seu pensamento: os pensamentos negativos são, geralmente, produto de distorções cognitivas ou padrões de pensamento irracional. Observe-os como se você fosse um espectador. Se você não deixar que se apoderem da sua mente, simplesmente vão desaparecer. Visualize-os como se fossem troncos que descem rio abaixo. Cedo ou tarde você os perderá de vista. Aceite seus pensamentos negativos e deixe-os ir embora.

Pensamentos negativos

2. Reformule qualquer questão que você esteja ruminando: as ruminações são padrões de pensamento excessivo. Quando ruminamos uma ideia, estamos convencidos de que podemos solucionar uma situação apenas pensando mais sobre ela. Algo que, em geral, é inútil. Você deve iluminar o que houver de verdade nos seus pensamentos e descartar o que a sua mente criou antes de começar a buscar uma solução. Não se surpreenda se, depois de eliminar a fantasia, você não encontrar nenhum problema, além daqueles que você mesmo havia criado.

3. Mexa-se e trabalhe fisicamente o seu pensamento: quando você estiver preso em um pensamento negativo, coloque-o em movimento. Mudar o chip para despertar pensamentos positivos não é tão fácil quando sua mente está ocupada buscando uma maneira de sofrer. Esse é um ótimo momento para sair, dar uma volta, correr, dançar ou praticar ioga. Não pare para pensar – sua mente está muito ocupada –, simplesmente deixe seu corpo assumir o controle e levar sua mente para outro lugar.

4. Evite os desencadeantes de pensamentos negativos: uma música,uma imagem, uma leitura, programas de televisão, a companhia de certas pessoas… Quando você descobrir quais estímulos desencadeiam seus pensamentos negativos, evite-os. E, na medida do possível, substitua-os por outros que despertem sensações agradáveis em você. Não se martirize nem deixe as coisas mais difíceis.

5. Busque a companhia de pessoas positivas e experiências agradáveis: se o que você vê, o que escuta e o que lê for positivo, se as pessoas à sua volta forem positivas, será mais fácil manter o pensamento negativo afastado. Qualquer desencadeador de pensamento negativo será mais fácil de eliminar se o otimismo estiver à sua volta.

Substituir pensamentos negativos por positivos

6. Repita afirmações onde antes havia pensamentos negativos: o pensamento negativo costuma ser um hábito aprendido. Assim, em vez de se deixar invadir por qualquer pensamento negativo de costume, adquira o hábito de pensar positivo nessas circunstâncias. Para se lembrar ou reforçar essa atitude, você pode escrever em um papel, na sua roupa, no fundo de tela do seu computador ou do seu celular ou até mesmo na própria pele.

7. Lembre-se de que ninguém é perfeito e continue em frente: é fácil parar nos erros, mas a única coisa que você pode fazer é aprender com eles e seguir em frente. Nada vai mudar por mais que você rumine. E se o que desperta seus pensamentos negativos for uma vulnerabilidade ou uma limitação, concentre-se nas suas forças e nas suas virtudes. Se você não pode mudar o que existe, tire o máximo proveito do que você já tem.

Os pensamentos não vão durar para sempre

Os pensamentos negativos são fugazes e temporários, a menos que nós incentivemos o contrário. Eles não têm um poder próprio, mas podem causar muitos danos se dermos oportunidades para crescerem. Um pensamento não tem mais poder do que o poder que você lhe dá. Os pensamentos negativos ganham impulso quando são ativados. Desativá-los depois é uma tarefa mais difícil: já não é mais um pensamento, se torna uma dinâmica.

Cada um é responsável pela maneira de lidar com seus próprios pensamentos. Não importa por que esse pensamento surgiu: o importante é conseguir desligá-lo e construir um ambiente adequado para que esses pensamentos diminuam. O segredo inclui identificar esses pensamentos negativos antes que eles tenham tempo para se estabelecer na sua cabeça e conquistar aliados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s