3 histórias de fracasso que se transformaram em inspiração 


·  novembro 23, 2018

Tornou-se muito comum dizer que um problema é uma oportunidade e que um fracasso é o começo de um triunfo. De fato, ouvimos tanto isso que não nos atentamos ao seu significado. Nos esquecemos da grande verdade escondida nestas afirmações. Como prova disso, existem muitas histórias de fracasso reais que, mais tarde, se transformaram em fontes de inspiração.

O triunfo e o fracasso, na verdade, são instantes passageiros. Às vezes, quase acidentes do destino. O que realmente importa são os processos, tanto internos quanto externos. O que importa são as mudanças que essa busca constante de determinados objetivos traz para nós. Todos nós somos capazes de crescer no fracasso.

“Não me julgue pelos meus êxitos, julgue-me pelas vezes em que caí e me levantei”.
– Nelson Mandela –

Às vezes, a diferença entre uma derrota e uma vitória está na perseverança. O problema é que algumas derrotas, muitas vezes, nos deixam sem força; roubam a nossa esperança e nos fazem desanimar. Por isso, nada melhor do que conhecer histórias de fracassos reais para lembrar que sempre há uma segunda oportunidade. Estas são três delas.

1. Abraham Lincoln, um homem perseverante

Abraham Lincoln é, talvez, o personagem histórico mais importante dos Estados Unidos. Foi presidente desta nação por duas vezes. Também foi quem aboliu a escravidão e teve que assumir a Guerra da Secessão, cujo resultado final foi a unidade definitiva do território norte-americano.

Abraham Lincoln

Lincoln é um grande exemplo de histórias de fracasso que se transformaram em triunfos. Nasceu em uma família muito pobre e teve que trabalhar no campo desde os 7 anos de idade. Não pôde ir à escola, mas estudou de forma autodidata e se formou como advogado. Sua mãe morreu quando tinha 9 anos de idade.

Fracassou sucessivamente em sua carreira política. Foi derrotado em suas aspirações a cargos de eleição popular várias vezes. Também faliu em seus negócios quando tinha 24 anos e passou os próximos 17 anos pagando dívidas. Sua noiva faleceu repentinamente e ele teve um colapso nervoso. Sua grande vontade o fez seguir em frente e se tornar uma figura determinante na história de seu país e do mundo. 

2. Arianna Huffington, uma das mais inspiradoras histórias de fracasso

Arianna Huffington nasceu em Atenas, na Grécia, em 1950. Sua infância foi marcada pela separação de seus pais. Estudou economia no Girton College de Cambridge, onde se destacou por sua liderança. Então, foi viver nos Estados Unidos e lá se casou com um membro do Congresso. Seu casamento terminou e este acontecimento marcou um antes e um depois.

Ela havia colaborado com vários meios de comunicação e tinha uma certa audiência. Escreveu um livro que foi rejeitado por 26 editoras. Trabalhava sem descanso para projetar seu trabalho e ter uma melhor posição, até que teve um colapso. Em 2007, sofreu um desmaio por fadiga crônica. Isso a fez repensar no que estava fazendo.

Decidiu fazer o que mais gostava, e fazer isso sem as pressões do sucesso. Criou um blog que, anos depois, se transformou em um império da comunicação: o HuffPost. É considerada uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. Esta é uma das histórias de fracasso que acabaram se transformando em inspiração.

3. Frank McCourt, da indigência à fama

Frank McCourt é o autor do conhecido romance ‘As Cinzas de Ângela’, que também foi levado ao cinema. Essa obra é uma peça autobiográfica na qual McCourt narra as esmagadoras desventuras às quais foi exposto desde que nasceu. Basicamente, sua família estava cercada pela miséria. Seu pai foi um alcoólatra que abandonou a ele e seus irmãos.

Frank McCourt

Inclusive, vários dos irmãos deste autor morreram em decorrência das difíceis condições nas quais viviam. Moravam em um casebre, ao lado de uma latrina e praticamente sem ter o que comer. Frank teve que trabalhar desde muito jovem e, ao mesmo tempo, ir para a escola. Ele sequer tinha sapatos para calçar. Também sofreu de febre tifóide e quase morreu.

Aos 19 anos, depois de economizar pacientemente graças ao seu trabalho como carteiro, alcançou o sonho de sua vida: voltar para os Estados Unidos, de onde ele era originalmente. Lá, tornou-se um grande escritor. A obra, que narra suas desgraças, também foi a mesma que o fez ganhar o Prêmio Pulitzer em 1999.

Estas são apenas algumas das histórias de fracassos que, mais tarde, se transformaram em exemplos de superação. O comum entre todas elas é a forte perseverança que há por trás daqueles que alcançaram o triunfo, sem desistir diante dos obstáculos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s