Desvio do septo nasal: o que é, sintomas e como é feita a cirurgia


O desvio de septo corresponde à alteração do posicionamento da parede que separa as narinas, o septo, que pode ser devido a pancadas no nariz, inflamações locais ou presente desde o nascimento, e que causa principalmente dificuldade em respirar.

Dessa forma, as pessoas que possuem desvio de septo nasal devem consultar um otorrinolaringologista caso esteja atrapalhando o processo respiratório e a qualidade de vida da pessoa, sendo então avaliada a necessidade de correção cirúrgica do problema.

A cirurgia para desvio de septo é conhecida como septoplastia, é feita sob anestesia local ou geral e dura cerca de 2 horas.

Antes e depois da cirurgia

Antes e depois da cirurgia

Como é feita a cirurgia

A septoplastia, que é a cirurgia para corrigir o desvio de septo, é recomendada pelo otorrino quando o desvio é muito grande e compromete a respiração da pessoa. Normalmente esse procedimento é feito depois do final da adolescência, já que é o momento em que os ossos do rosto param de crescer.

A cirurgia é feita sob anestesia geral ou local e consiste em um corte no nariz para descolar a pele que o reveste, seguida de correção do septo a partir da retirada do excesso de cartilagem ou de parte da estrutura óssea e do reposicionamento da pele. Durante a cirurgia o médico faz uso de um pequeno aparelho com uma câmera para analisar melhor a estrutura óssea do nariz da pessoa para tornar o procedimento menos invasivo possível.

A cirurgia dura em média 2 horas e a pessoa pode ter alta no mesmo dia, dependendo da hora que foi feita a cirurgia, ou no dia seguinte.

Cuidados após a cirurgia

A recuperação da cirurgia para desvio do septo nasal é demora cerca de 1 semana e durante esse período é importante tomar alguns cuidados, como evitar a exposição solar, pois pode levar ao aparecimento de manchas, evitar usar óculos, trocar o curativo de acordo com a recomendação da equipe de enfermagem e fazer uso de antibióticos recomendados pelo médico para evitar a ocorrência de infecções durante o processo de cicatrização.

É recomendado também voltar ao médico após 7 dias para que seja feita a avaliação do nariz e do processo de cicatrização.

Sintomas de desvio do septo nasal

O principal sintoma do desvio de septo nasal é a dificuldade de respirar pelo nariz. Além disso, outros sintomas do desvio de septo são:

  • Dor de cabeça ou no rosto;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Apneia de sono;
  • Nariz entupido;
  • Ronco;
  • Cansaço excessivo.

Nos casos congênitos, o desvio do septo nasal pode não provocar qualquer sintoma e, geralmente, não necessita de tratamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s