Isaac Newton – Biografia – Vida e Obra


Isaac Newton - RetratoIsaac Newton, famoso astrónomo, físico e matemático inglês, um dos nomes mais importantes da História da ciência. Segue-se uma pequena biografia, resumida, onde são apresentados alguns dos principais aspetos da vida e obra de Isaac Newton. As suas descobertas no campo da astronomia, da física, da matemática e da ótica foram verdadeiramente notáveis.

Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe-by-Colsterworth, Lincolnshire, no dia 4 de janeiro de 1643 pelo calendário gregoriano (aquele que utilizamos atualmente), que corresponde a 25 de dezembro de 1642 no calendário juliano, é considerado um dos cientistas mais importantes da História.

O pai de Isaac Newton (que também se chamava Isaac Newton) faleceu antes do filho ter nascido. Sua mãe, Hanna Ayscough Newton, mais tarde voltou a casar, e Isaac Newton ficou à guarda de seus avós. Possivelmente a infância de Newton foi triste e solitária, contribuindo para a sua personalidade fechada e conflituosa.

Isaac Newton estudou no Trinity College de Cambridge, onde em 1665 obteve a sua graduação. Aí teve contacto com obras de diversos autores que o haveriam de o influenciar, tais como EuclidesDescartesJohannes KeplerGalileu Galilei, entre outros.

Pouco tempo depois, o Trinity College fechou devido à peste negra que assolou a Inglaterra. Newton foi então para a sua terra natal onde passou pelo seu período mais produtivo em termos de descobertas: o teorema binominal, o cálculo, a lei da gravitação universal, a natureza das cores. É deste periodo que vem a história, provavelmente falsa, da queda de uma maçã sobre a cabeça de Newton, que o teria feito refletir sobre o ocorrido levando-o a formular a lei da gravitação.

Em 1667 regressa para o Trinity College de Cambridge, onde viria tornar-se professor de matemática em 1669.

Em 1668 Newton inventou o telescópio refletor. Até aquela data, todos os telescópios eram refratores (parte ótica constituída unicamente por lentes). Newton cria o seu próprio telescópio em que a objetiva é um espelho e não uma lente, resolvendo assim o problema da aberração cromática que é característica dos telescópios refratores (lunetas). Este tipo de telescópio ficou conhecido como telescópio newtoniano.

Em 1687 Newton escreveu uma das obras mais importantes da História da ciência. Trata-se do “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica” (Princípios Matemáticos de Filosofia Natural), em três volumes. Esta obra contém a fundamentação da mecânica clássica, a famosa lei da gravitação universal, as três leis de Newton, entre outros. A lei da gravitação universal é atualmente utilizada como base para se lançar satélites e sondas para o espaço. As três leis de Newton referem-se ao movimento dos corpos e a relação entre o movimento e as forças aplicadas aos corpos.

A contribuição de Isaac Newton para a ciência foi verdadeiramente notável. Deixou uma extensa obra tanto no campo da astronomia, da física, da matemática e da ótica. Deu assim continuidade ao trabalho de outros grandes cientistas, tais como Galileu Galilei. Reconhecendo isso, ele disse: “Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”.

Durante sua vida, Isaac Newton fez ainda parte do parlamento britânico, teve cargos na Casa da Moeda britânica e foi presidente da Royal Society.

Isaac Newton faleceu em 20 de março de 1727 (no calendário juliano)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s