No Brasil, guru indiano revela segredo para felicidade plena


O indiano Swami Paramtej contou com exclusividade à Marie Claire como descobriu uma forma de ser plenamente feliz após abandonar carreira de sucesso na Índia

O indiano Swami Parantej (Foto: Divulgação)O indiano Swami Parantej (Foto: Divulgação)

Swami Paramtej era um jovem empresário bem sucedido com dois empreendimentos em suas mãos para administrar quando decidiu, aos 28 anos, repensar sua vida e abrir mão de tudo. “Eu tinha uma agência de turismo e uma empresa de refrigerantes, e trabalhava nelas o tempo todo. Mas me preocupava, pois de alguma forma não era muito feliz”.

O indiano, com experiência em meditação desde os 10 anos de idade, buscava suprir o desejo por uma vida com significados mais profundos do que a busca por dinheiro e uma carreira de sucesso. “Eu sempre soube que eu não existo nesse mundo apenas para comer, beber, dormir e trabalhar”, disse. “Também costumava me perguntar como e o que eu gostaria de fazer antes de deixar esse corpo para que eu não tivesse nenhum arrependimento depois”.

Foi durante uma apresentação de Gurudev (Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar) e de Dalai Lama, em Bangalore há dez anos, que ele encontrou a realização pessoal e a tão falada felicidade plena.

Desde então, percorre o mundo transmitindo ensinamentos para que a sociedade tenha uma vida mais saudável, em paz e feliz. O guru já visitou mais de 40 países pela Ásia, América do Sul, Europa e África como embaixador e instrutor sênior da Arte de Viver, organização internacional que dá cursos de meditação e respiração.

Nesta semana, Swami, título concedido na Índia para aqueles que se dedicam totalmente a encontrar a realização espiritual, esteve no Brasil pela quarta vez onde deu uma aula de meditação no parque do Ibirapuera, em São Paulo. Aqui, o guru aproveitou para revelar, com exclusividade à Marie Claire, o caminho que levou à felicidade.

Swami Parantej abandonou negócios para se deidicar à meditação (Foto: Divulgação)Swami Parantej abandonou negócios para se deidicar à meditação (Foto: Divulgação)

Marie Claire – Como decidiu mudar de vida radicalmente para se dedicar à meditação?
Swami Paramtej – Não foi uma decisão repentina, aconteceu gradualmente. Depois que aprendi a meditar, comecei a me sentir muito feliz e isso era algo que procurava desde pequeno. Eu queria dar um sentido para a minha vida, eu sentia que ela não deveria ser voltada apenas para mim mesmo. Então comecei a ensinar as pessoas a meditarem e, gradualmente, percebi que era isso o que eu realmente queria fazer na minha vida.

MC – Quais são as principais queixas das pessoas que buscam sua ajuda? O que você recomenda?
SP – Normalmente as pessoas reclamam do estresse e de não conseguirem terem paz na mente. As principais queixas são referentes à saúde, paz mental, dinheiro e relacionamento.
A solução é aumentar os níveis de energia e conseguir eliminar os pensamentos indesejáveis da mente. Isso pode ser alcançado por meio dos cursos de respiração e meditação.

MC – Em relação aos países pelos quais já passou, o Brasil está entre os países mais estressados ou menos?
SP – Até hoje já visitei uns 40 países na América do Sul, Europa, Ásia e África e percebo que o estresse existe em todos os lugares. A vida moderna criou isso. A vida anda mais estressante. E nesses últimos tempos, particularmente, dá para sentir que o Brasil está enfrentando um período difícil.

Swami Parantej dá cursos de meditação em todo o mundo (Foto: Divulgação)Swami Parantej dá cursos de meditação em todo o mundo (Foto: Divulgação)

MC – É possível encontrar um estado de relaxamento e paz quando se vive em cidades violentas?
SP – É exatamente nessas situações que você mais precisa encontrar esse estado de relaxamento para conseguir manter sua calma e buscar a melhor solução possível para qualquer situação que apareça na sua frente.

MC – Existe um segredo para a felicidade?
SP – A felicidade está na respiração. Conheça a sua respiração, conheça a sua vida. A felicidade é um estado de espírito que existe quando os níveis de energia estão elevados.

MC – Mas a felicidade plena existe?
SP – Sim! Felicidade plena existe quando a sua mente está totalmente vazia, seu níveis de energia estão elevados e você está em contato consigo mesmo.

MC – Todos podem encontrá-la?
SP – Sim. Você só precisa conhecer o caminho certo e a técnica certa.

MC – Há exercícios diários que facilitam o relaxamento?
SP – Sim. Comece com alguns exercícios físicos, depois faça algumas técnicas de respiração e medite. Esse é o pacote completo.

MC – Qual lição valiosa você tem para nos ensinar?
SP – A vida é muito bela e precisamos aproveitá-la. Uma respiração sem agitação, uma mente sem estresse, um corpo sem doenças, uma mente sem inibições e uma memória sem trauma é um direito nato de qualquer pessoa. As técnicas de respiração simples e poderosas da Arte de Viver ajudam as pessoas a atingirem isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s