Chá de Folha de Louro – Para Que Serve, Como Fazer e Benefícios


Quem nunca comeu uma feijoada que trazia folhas de louro na receita? Essa especiaria comum de ser utilizada na culinária brasileira também pode ser encontrada na cozinha francesa e já foi símbolo de honra e vitória, aparecendo na cabeça de atletas, heróis e imperadores na forma de uma coroa.

Mas não é somente para isso que a folha de louro serve. Ela também é utilizada no preparo do chá de folha de louro, associado a uma série de utilidades e benefícios, conforme aprenderemos abaixo.

Para que serve – Benefícios do chá de folha de louro

A lista a seguir apresenta alguns dos benefícios associados ao chá de folha de louro. Dê uma conferida:

– Propriedades e nutrientes da folha de louro

A folha de louro é dotada de propriedades diuréticas, anti-inflamatórias, antirreumáticas, digestivas, hepáticas, expectorantes e estimulantes.

O ingrediente também possui minerais como o potássio e o magnésio e vitaminas como vitamina B6, vitamina B9 (ácido fólico/folato) e vitamina C.

– Relaxante

As folhas de louro oferecem um efeito relaxante, podendo ser úteis para contribuir com a amenização de problemas como o estresse e a ansiedade, por exemplo.

– Auxílio ao sistema digestivo 

O chá de folha de louro pode beneficiar o sistema gastrointestinal porque promove a liberação da urina, o que contribui com o processo de liberação de toxinas do organismo.

Existem determinados compostos orgânicos dentro das folhas de louro que carregam enzimas que podem colaborar com o combate à perturbação estomacal e aliviar a síndrome do intestino irritável, diminuindo o inchaço e os gases.

De maneira geral, o ingrediente melhora o processo de digestão e ajuda a aumentar a absorção de nutrientes.

– Combate a retenção de líquido 

Já vimos por aqui que as folhas de louro são diuréticas, ou seja, promovem o estímulo à liberação da urina. Isso é útil para quem sofre com a retenção de líquido no organismo, já que o líquido acumulado pode ser eliminado, e pode amenizar o inchaço que surge em decorrência da condição.

Só é necessário tomar cuidado para não usar muita folha de louro, eliminar muito líquido por meio da urina e acabar desenvolvendo uma desidratação.

Entretanto, apesar do ingrediente ser usado tradicionalmente para esse efeito, ele ainda não foi reforçado pela ciência moderna.

– Efeito antioxidante 

O chá de folha de louro também possui antioxidantes, substâncias que contribuem com o combate aos danosos radicais livres. Esses compostos estão associados ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de problemas de saúde como câncer e doença no coração.

Como fazer chá de folha de louro 

Ingredientes: 

  • 3 a 5 folhas de louro;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • Água fervente.

Modo de preparo:

  1. Adicionar as folhas de louro em um recipiente com água fervente;
  2. Tampar o recipiente e deixar descansar durante 10 minutos;
  3. Então, adoçar com o açúcar ou adoçante a gosto e servir-se. 

Chá de folha de louro e canela

Ingredientes: 

  • 1 l de água;
  • 1 pau de canela;
  • 5 folhas de louro.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água para ferver juntamente com a canela e as folhas de louro;
  2. Deixar em ebulição durante 15 minutos, apagar o fogo e esperar esfriar. Após, tomar o chá.

Cuidados com o chá de folha de louro

Não se deve exagerar no consumo da bebida, tendo em vista que doses elevadas podem provocar sonolência. Além disso, o chá de folha de louro deve ser utilizado com cuidado por mulheres grávidas e que encontram-se em período de amamentação.

A folha de louro também pode interferir com o controle dos níveis de açúcar no sangue, o que exige o monitoramento dessas taxas por quem usa o ingrediente de forma medicinal e tem diabetes.

O uso medicinal da folha de louro também deve ser interrompido pelo menos duas semanas antes da realização de uma cirurgia por conta do risco do ingrediente desacelerar demais o sistema nervoso central, quando combinado com a anestesia e remédios usados antes e depois do procedimento.

A ingestão da folha inteira de louro é provavelmente insegura porque ela não é digerida e pode e permanece intacta enquanto passa pelo sistema digestivo, podendo ficar alojada na garganta ou furar o revestimento dos intestinos. Assim, recomenda-se sempre retirar a folha de louro antes de comer um alimento que foi preparado com a folhinha inteira.

É importante o cuidado de verificar com o médico o seu uso também para crianças, idosos, pessoas que tenham alguma doença ou condição específica de saúde não citada aqui ou façam uso de medicamentos.

Antes de utilizar o chá de folha de louro para contribuir com o tratamento de qualquer problema, doença ou condição de saúde, cheque com o médico para certificar-se de que a bebida realmente pode ajudar e que não fará mal.

Além disso, nada de substituir o tratamento indicado pelo médico pelo uso do chá. Isso é arriscado e pode trazer consequências bem negativas para a sua saúde.

Outro cuidado importante é o de adquirir folhas de louro de boa procedência, verificando se trata-se da Laurus nobilis, que é o nome científico que designa a verdadeira folha de louro. Isso é necessário porque existem folhas que podem aparentar ser similares à folha do louro autêntica, porém, não carregam os mesmos benefícios e podem, inclusive, ser tóxicas.

Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/cha-de-folha-de-louro-para-que-serve-como-fazer-e-beneficios/#Eh3LSABL2MbdYyx3.99

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s