15 frases de Clarice Lispector sobre a vida e os sentimentos


Ela nasceu na Ucrânia no ano de 1920, mas foi abraçada e abraçou o Brasil como sua terra. Clarice Lispector é um dos primeiros nomes que vem à cabeça de qualquer amante de literatura quando pensamos em romance, sentimentos, “ser” em profundidade.

Com um ar enigmático e um jeito único e marcante de falar sobre a vida e sentimentos, a jornalista e escritora publicou 17 livros em vida, muitos deles repletos de reflexões admiráveis sobre coisas que todo mundo sente.

Selecionamos 15 frases da autora que, poeticamente, tinha o nome ucraniano de batismo “Haia”, que significa “vida”.

1. Sobre entender a dádiva que é viver

Renda-se como eu me rendi

Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.

Clarice Lispector

Esta é uma das frases mais famosas da autora, e merece sempre ser lembrada. Não é sobre ser inconsequente, mas compreender que nem tudo na vida precisa fazer sentido.

Ter medo de arriscar coisas novas, se abrir para outros lugares, olhares e ideias é normal. O legal é entender que isso é a vida, e as experiências estão aí para serem vividas.

2.  Como descobrir o que é ser feliz

— Queria saber, depois que se é feliz o que acontece?
O que vem depois?
[…]
— Pegue um pedaço de papel, escreva essa pergunta que você me fez hoje e guarde-a durante muito tempo. Talvez um dia você mesma possa respondê-la de algum modo.

Clarice Lispector

Não é uma frase, mas um diálogo esclarecedor. Clarice instiga em suas obras uma busca pelo autoconsciência, de olhar para dentro no sentido de se autoconhecer e encontrar sua melhor forma de viver.

3. Viver até morrer ou morrer de viver

A vida é o desejo

Vida é o desejo de continuar vivendo e viva é aquela coisa que vai morrer. A vida serve é para se morrer dela.

Clarice Lispector

Aqui a autora exprime um lado um tanto existencialista de encarar a vida, mas ao mesmo tempo o pensamento pode ser encarado da seguinte forma: sabe aquela máxima romântica de “morrer de amor”, é mais ou menos isso: já que vamos todos morrer, que seja vivendo, ou seja, aproveitando essa dádiva da melhor maneira possível.

4. Viver é deixar marcas

Viver é deixar marcas

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade.

Clarice Lispector

Quer mais prova disso do que a própria Clarice? Adorada por milhares e milhares de leitores, a escritora conseguiu traduzir em palavras sentimentos complexos e deixar a sua marca no coração e mente das pessoas. Todos nós podemos fazer o mesmo.

5. É impossível deixar se ser

É impossível deixar de ser

Como é que se explica que meu maior medo seja exatamente em relação a: ser? E no entanto não há outro caminho?

Clarice Lispector

Vários dos escritos de Clarice demonstram um intenso debate interno sobre o que é ser e sentir. Seus personagens (e ela própria) pensam muito sobre si e, para eles, isto é algo muito importante na vida: refletir sobre quem somos nesse mundão e, assim, encontrar melhores formas de “ser” alguém.

6. Nem passado, nem futuro: você só tem o agora

É na sequencia dos agoras que voce existe

Se você se sente infeliz agora, tome alguma providência agora, pois só na sequência dos agoras é que você existe.

Clarice Lispector

Não parece uma coisa que podemos ficar repetindo milhões de vezes até acreditarmos? “É na sequência dos agoras que você existe”. Não há muito o que dizer sobre esse conselho da autora senão agradecer o puxão de orelha e fazer algo AGORA pela sua felicidade.

7. Não basta existir, é preciso também pertencer

Sobre pertencer

A vida me fez de vez em quando pertencer, como se fosse para me dar a medida do que eu perco não pertencendo. E então eu soube: pertencer é viver.

Clarice Lispector

Muito da literatura introspectiva e pensante de Clarice parece ter a ver com o fato de que ela sentia-se deslocada em alguns aspectos. Nesta frase, ela demonstra a importância em “achar o seu lugar no mundo”, em buscar lugares, pessoas, hábitos que possam te acolher como pessoa e dar um sentido maior à sua vida.

8. No fim, estamos todos no mesmo barco

Sou uma mulher que sogre

Sou uma mulher que sofre, como todas as pessoas do mundo, as mesmas dores e os mesmos anseios.

Clarice Lispector

Não é incomum colocarmos pessoas célebres em um pedestal e, sem querer, tratá-las como especiais. Com esta frase, Clarice está praticamente pedindo que enxerguemos sua existência como de uma mulher comum. E, às vezes, é importante fazermos esses exercícios internamente. Pare e pense um pouco: você se permite sofrer como uma pessoa comum?

9. Respira fundo e pensa um pouco: você já amou alguém hoje?

Viver automaticamente

Sei que não posso viver automaticamente: preciso de amparo e é do amparo do amor.

Clarice Lispector

As relações humanas são tudo, menos óbvias ou automáticas. É necessário, muitas vezes, reiterar sentimentos que, no dia a dia, ficam negligenciados e esquecidos. O amor, por exemplo: fraternal, romântico, qualquer que seja, pode ser a chave para melhorar o seu dia. Pra quem você já disse “eu te amo” hoje?

10. Olhe ao redor e comece a reparar nas correntes invisíveis

E antes de aprender a ser livre

E, antes de aprender a ser livre, tudo eu aguentava, só para não ser livre.

Clarice Lispector

Essa frase é também sobre coragem. Quantas vezes nos anulamos para não sermos excluídos em padrões sociais que nem nos ajuda de verdade? Se autoconhecer também é isso: saber recusar o que não te faz bem e sentir-se livre para ser você mesmo.

11. “Porque se você parar pra pensar, na verdade não há”

O tempo corre

O tempo corre, o tempo é curto: preciso me apressar, mas ao mesmo tempo viver como se esta minha vida fosse eterna.

Clarice Lispector

Um quebra-cabeça, mas não tão difícil de decifrar: a brevidade da vida faz a escritora reconhecer a importância de viver intensamente, aproveitando cada instante. Mas, ao mesmo tempo, comer um pedaço de bolo pensando que ele vai acabar logo pode estragar a experiência, correto? O segredo, então, é aproveitar ao máximo a vida e desfrutar de cada momento.

12. Um dos sentimentos mais belos e necessários do mundo: empatia

Sobre empatia

Quando eu puder sentir plenamente o outro estarei salva e pensarei: eis o meu porto de chegada.

Clarice Lispector

Uma das características da autora era se solidarizar e tentar compreender o sofrimento do outro, os problemas sociais, etc. Nesta frase, Clarice nos encoraja como leitores a praticar a empatia e não encarar a vida como finita em nós mesmos, mas sim no momento em que formos capazes de, se não compreender, pelo menos tentar sentir o próximo.

13. O nosso viver é repleto de gatilhos que podem gerar mudanças

Raiva de viver

Há dias que vivo de raiva de viver. Porque a raiva me envivece toda: nunca me senti tão alerta.

Clarice Lispector

Apesar de sentir raiva diante das injustiças e dores do mundo, talvez esse sentimento seja útil como uma forma de enfrentar a realidade e tomar uma ação para mudança. Ou seja: nem todo sentimento ruim é totalmente ruim, podemos usá-los a nosso favor.

14.  Viver é estar num enorme campo de atrações

Campo de seducao

A vida, meu amor, é uma grande sedução onde tudo o que existe se seduz.

Clarice Lispector

E não é verdade? Diariamente somos seduzidos por coisas diversas: de ficar aqueles dez minutinhos a mais na cama, a comer aquele pedaço a mais de sobremesa. O segredo de viver está, então, em saber lidar com a sedução das coisas que nos cercam.

15. Encontrar o equilíbrio entre o fracasso e o sucesso também é viver

Sobre coragem

A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender.

Clarice Lispector

O que significa, basicamente, estar disposto a quebrar a cara e começar de novo. Saber que nem todas as tentativas vão dar certo mas, definitivamente, toda experiência que temos enquanto ser humanos nos serve como aprendizado. Isso é viver!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: